[Ajuda] Turbina babando

kardec

Novato
Bom galera
Ontem na volta da facul, resolvi dar uma esticadinha e já lá nos 145 Km/h ouço um barulho tipo uma válvula de alivio espirrando, daí o carro ficou sem força e quando parei, morreu.
Como já sabia q era uma mangueira de ar, desliguei a MAF e vim até em casa.

Hoje antes de ir trabalhar, levei na oficina pro mecânico colocar a manguei de volta, no meu caso soltou aquela união q tem antes do IC
Quando ele foi colocar ele me mostrou oleo excessivo no tubo e disse q a turbina tava babando
o meu carro sempre baixou óleo desde q comprei, uma novela q nunca consegui resolver, tirei todos os vazamentos q tinha, minha esperança era não ser a turbina mas infelizmente é . . .

O engraçado é q meu carro não fuma hora nenhuma, entao a turbina não está tao ferrada

Como não tenho mt grana, preciso de uma solução que não me custe caro.

A dúvida é a seguinte:

A turbina enche bem, quem já vu o meu carro disse que puxa bem, será que é necessário trocar o conjunto rotativo ?

Será q um kit rebuild resolveria ?


Quem puder ajudar
Aos moderadores, acredito que mesmo tendo vários tópicos falando do assunto, cada caso é um caso e como minhas questões não foram saldadas apenas lendo outros tópicos, precisei perguntar algo mais específico.

AAA Meu carro é um 150 cv automático 02/03 chipado e por ser automático não penso em uma K04
 

AS555N

Membro de Honra
Cara, acho que isso é normal por ser mancal e não rolamento......acho que 90% das pessoas aqui já constataram isso e eu sou um deles, não se esqueça que além da turbina tem a mangueira do respiro do óleo que também pode acumular no intercooler, o meu também não fuma, a turbina não tem folga e quando tirei o intercooler pra dar uma limpada tirei pelo menos 2 dedos de óleo, enquanto não fumar não tem motivo para preocupação, creio que se trocar o rotativo vai jogar dinheiro fora até porque um conjunto rotativo custa uma K04-001.
Abraço.
 

T__H

Novato
cara estou com o mesmo problema, na conversa com o mexanico o mesmo me orientou a trocar os mancais do eixo(kit rebuild) porem a avaliaçao foi feita com a turba na bancada.
 

kardec

Novato
AS555N disse:
Cara, acho que isso é normal por ser mancal e não rolamento......acho que 90% das pessoas aqui já constataram isso e eu sou um deles, não se esqueça que além da turbina tem a mangueira do respiro do óleo que também pode acumular no intercooler, o meu também não fuma, a turbina não tem folga e quando tirei o intercooler pra dar uma limpada tirei pelo menos 2 dedos de óleo, enquanto não fumar não tem motivo para preocupação, creio que se trocar o rotativo vai jogar dinheiro fora até porque um conjunto rotativo custa uma K04-001.
Abraço.
é mt complicado trocar o mancal (kit rebuild) ?
Precisa de especializada ?
Qual é a mangueira do respiro ?
conseguiu resolver no seu ? se sim, como ?



T__H disse:
cara estou com o mesmo problema, na conversa com o mexanico o mesmo me orientou a trocar os mancais do eixo(kit rebuild) porem a avaliaçao foi feita com a turba na bancada.

Já trocou o seu kit ?
resolveu ?

Haha várias perguntas
 

T__H

Novato
to aguardando meu chegar ainda mais sei q vai resolver pois no meu caso o eixo ta com folga em relaçao ao mancal. (desgaste natural do mancal)
 

AS555N

Membro de Honra
Eu não fiz nada, é previsto no manual baixar quase 1 litro de óleo a cada 5000Km, eu calculo que a quantidade de óleo que tirei do intercooler do meu carro e ele tem 163.000 não é nada, se eu fosse vc não me preocuparia com isso, garanto que é normal, tive 4 A3 e em todos aconteceu isso, consumo de óleo é normal, pra vc ter uma ideia sou mecânico de aeronaves e nas aeronaves da TAM geralmente eu abastecia de 2 a 4 litros de óleo em cada motor a cada 5 ou 6 horas de voo.....isso em um motor de 5 Milhões de dólares....vai por mim, não gaste dinheiro achando que vai resolver um problema que não tem solução.
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
AS555N disse:
Cara, acho que isso é normal por ser mancal e não rolamento......acho que 90% das pessoas aqui já constataram isso e eu sou um deles, não se esqueça que além da turbina tem a mangueira do respiro do óleo que também pode acumular no intercooler, o meu também não fuma, a turbina não tem folga e quando tirei o intercooler pra dar uma limpada tirei pelo menos 2 dedos de óleo, enquanto não fumar não tem motivo para preocupação, creio que se trocar o rotativo vai jogar dinheiro fora até porque um conjunto rotativo custa uma K04-001.
Abraço.
Eu ia comentar exatamente isso, mas o amigo AS55555555555N ja respondeu.
 
Kardec o meu estava com este problema estes dias atrás, e a pressão da turbina caiu tbem, e a pressurização cheia de óleo, meu mecânico me disse que era uma mangueira rasgada, e foi dito e feito tinha uma mangueira com um rasgo de uns 2 cms e a pressurização tudo cheia de oleo desmontamos tudo lavamos ate o inter cooler e montamos e substituímos a mangueira e ficou 100% novamente.

Dê uma verificada pode ter ate sido a mesma mangueira que soltou que ja estava bamba e fez isto!

Ou a turbina que ja esta ruim!!!!!
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
óleo na pressurização é normal, como falaram turbina de mancal não veda 100%

meu carro ta perfeito, também ao lavar o intercooler tirei um bocado de óleo, até fiz um tópico sobre a limpeza.


porém, se a quantidade de óleo jogada para a admissão é muito grande, isso pode representar problema com, e quando o turbo ta com problema vc nota bastante óleo após o intercooler e não só antes, o óleo sobe e vai pro motor.

quando a turbina tem muita folga o LAG dela aumenta mas a pressão final chega na mesma, geralmente ela grita, zunido mais alto, se vc malemal escuta sua turbina dificilmente ela estará com problema.
folga = vibração = zunido alto!

@kardec http://www.a3clube.com/topic/6285-manutencao-do-fim-de-semana/?hl=%2Blimpeza+%2Bintercooler#entry125938
 

thomas1186

Membro
Boa noite pessoal,

Desculpe reviver o tópico.

Mas estou com o mesmo problema do @[member="kardec"]...chega até a pigar óleo do intercooler...mas não fuma e ta puxando bem

Alguém pode me dizer onde fica localizada essa mangueira?

@[member="AS555N"] pode me ajudar?

Obrigado.
 

AS555N

Membro de Honra
Essa mangueira é a que fica no cabeçote, que puxa os gases do óleo, todo carro tem e infelizmente ela suja por onde passa, no nosso, acumula no IC, pode ser que essa válvula esteja com problema, difícil mas acontece. (fica do lado da válvula de alivio, é a maior)

Pingar do intercooler não é normal, é um sistema selado, se pinga deve estar quebrado e pode perder pressão.

Se tem perda de pressão elevada e marcha lenta irregular checa uma mangueira de gases do óleo que fica embaixo do coletor, essa rasga com uma certa frequencia e ela segura pressão, rasgada desgraça todo o carro.

Abraço
 

thomas1186

Membro
@[member="AS555N"] , obrigado pela ajuda.

Ixi, será que meu intercooler ta bixado então? Pq esse olé era pra ir pra admissão, ou ficar ali no intercooler mesmo né?

O certo é não vazar nada ali do intercooler?

Abs
 

AS555N

Membro de Honra
Sim, o óleo fica no IC por ser a parte mais baixa do sistema e não pode vazar, se vaza ta furado e escapando pressão tambem.

No fim das contas o motor acaba consumindo alguma parte desse óleo, quanto tira o IC não sai tipo 1 litro de óleo, sai coisa de 2 dedos no copo, nunca peguei mais que isso.
 

Guihx3

Membro
Revivendoo.. olha a situacao do meu aqui.. nao é normal ne? rsrs (parte de baixo do motor junto ao carter)
15826235_1266691263397937_7968080013598481798_n.jpg
 
Topo