[AJUDA] Temperatura do motor subindo, ar condicionado parou...

Borjão

Membro
boa noite caros amigos!

bom, venho mais uma vez solicitar a ajuda de vocês kkkk

é o seguinte, acabei de voltar de uma viagem longa de réveillon, andei 1750km total... antes de faze-la, revisei o carro, troquei velas, limpei compressor do a/c, coloquei gás, troquei óleo e etc... estou com o carro há pouquíssimo tempo e maior parte dele rodei só em cidades...o carro ta agora com 64500km rodados.

primeiro o ar condicionado começou a pifar em altas velocidades (acima de 120km/h +/-), ele parava de gelar e eu tinha que desligar por um tempo e depois ligar de novo (foi assim nos primeiros 500km de viagem). até aí tudo bem com a temp do motor (não tava prestando muita atenção nela tb pra ser sincero)... depois disso aí o ar pifou de vez, não gela mais... será que é a tal da válvula torre?

após o ar pifar, comecei a prestar mais atenção no painel de instrumentos pra tentar achar alguma outra "coincidência" e notei que o motor tava passando dos 90º toda vez que eu mantinha o carro a mais de 100km/h...podia ir até 160km/h rapidamente que a temp ia só subindo, não deixei ferver, e era só tirar o pé que abaixava bem rápido... o que pode ser??? lembrando que nessa revisão para fazer a viagem, também troquei a corrente de comando e o tensor... antes disso havia feito viagens mais curtas e nunca tinha acontecido nada (o ar ja tinha desarmado algumas vezes na rodovia), na cidade tanto o ar quanto a temp nunca oscilou nem parou de funcionar...

tô querendo saber alguma coisa antes de mandar o mexânico olhar e condenar N coisas

agradeço desde já a ajuda e atenção de vocês

abraços!!

Diego FM

Novato
amigo da uma olhada naquela caixinha que fica em cima da bateria, olha o primeiro fusivel da esquerda pra direita, ele é do ar condicionado, o meu carro, ele sempre derretia e fazia esse mesmo defeito que o seu carro, dai adaptei um porta fusivel e um fusivel de 50A, maior, daqueles de som sabe, problema resolvido, olha la ve se o fusivel ta queimado ou derretido e troca ele

Borjão

Membro
Diego FM disse:
amigo da uma olhada naquela caixinha que fica em cima da bateria, olha o primeiro fusivel da esquerda pra direita, ele é do ar condicionado, o meu carro, ele sempre derretia e fazia esse mesmo defeito que o seu carro, dai adaptei um porta fusivel e um fusivel de 50A, maior, daqueles de som sabe, problema resolvido, olha la ve se o fusivel ta queimado ou derretido e troca ele
amigo obrigado, porém acho que no meu carro o fusivel do ar fica a esquerda do painel, dentro do carro, até pq no meu não tem caixinha em cima da bateria, apenas à direta dela... mas vou dar a conferida de qualquer forma!! valeu!!

ps:
meu carro é 2009/2010

Borjão

Membro
então, esse fusível que o amigo citou eu conferi e não estava queimado porém estava oxidado.. troquei mas mesmo assim não mudou nada...

um mecânico amigo disse que pode ser a correia dentada da bomba dagua, junto com as engrenagens desgastadas... será? não achei as engrenagens para vender, apenas a correia... é assim mesmo???

o ar vou deixar pra olharem o compressor amanhã mas tô começando a achar que ele foi pro saco!

Pessoal só para auxiliar, servem dois modelos de compressores nos 8P TSI, o da Sanden Pxe 16 e o Denso.
Em média um usado em bom estado fica por R$1.000,00, o meu era Denso e deu problema após 5 anos e peguei um Sanden Pxe 16 de um Jetta TSI 2014 que deu PT por R$750,00.
Ficou 100% e coloquei 10ml do Condicionador de Metais da Bardahl ao trocar o óleo do compressor! E foi trocado o filtro secador tb, novo por R$140,00.
Fica a Dica.

Flavinho

Novato
Amigos boa noite acabei de entrar no clube comprei uma Audi há 2 meses e só agora começou a dar um problema está baixando o nível da água aí dei uma olhada pra ver se tinha alguma Mangueira solta o rasgada só aí percebi que o problema estava entre o cabeçote e o motor tem um pequeno vazamento o carro não esquenta e nem está misturando água com óleo Alguém pode me dar alguma solução que devo fazer Será que é só apertar o cabeçote Ou terei que trocar a junta

Flavinho

Novato
Amigos boa noite acabei de entrar no clube comprei uma Audi há 2 meses e só agora começou a dar um problema está baixando o nível da água aí dei uma olhada pra ver se tinha alguma Mangueira solta o rasgada só aí percebi que o problema estava entre o cabeçote e o motor tem um pequeno vazamento o carro não esquenta e nem está misturando água com óleo Alguém pode me dar alguma solução que devo fazer Será que é só apertar o cabeçote Ou terei que trocar a junta

1) Se não aqueceu, provavelmente houve uma oxidação que acabou ocorrendo na junta do cabeçote durante a vida útil do carro, isso acontece quando não se troca o aditivo corretamente de acordo com sua especificação e período.
Logo vai ter que remover o cabeçote analisar o estrago e trocar a junta de início. Pois se isso ocorreu outras peças podem ter oxidado, como bomba de águas, válvula termostatica, etc.

2) Se aqueceu, deve ter queimado a junta e empenado o cabeçote, aí vai precisar retificar o cabeçote para plainar o mesmo, descobrir a causa do aquecimento (possível válvula termostatica travada fechada) e trocar a junta.

Obs: São apenas dicas acima, claro que o mecânico precisa dar seu laudo. Onde só vendo com detalhes pra ter certeza do real problema.

[DESESPERADO]

Amigos, muito bom esse forun.

Seguinte, tenho um Audi A3 2001, Ele tem aquecido constantemente, troquei todos cavaletes d'agua, Bomba d'agua trocada recentemente, retirei a valvula termostática, ventuinha armando normalmente, (hoje está até ligada direto), oleo não recebeu agua, portanto o mecânico descartou a junta do cabeçote.

Me pediram para varetar o radiador (?????)

Mas ainda assim aquece, existe algo que esqueci ou que devo verificar?

Obrigado.

DIEDE

Moderador
@[member="Ezequias Augusto Nogueira"],

Joguei no google pra saber o que é "varetar o radiador". Quer dizer limpar.

Veja se não tem ar no seu sistema de arrefecimento.
Poderia ser também junta queimada. O ideal é ir num mecânico de confiança.