[AJUDA] temperatura da agua, ventoinha e oleo!

Jicuz

Novato
Galera seguinte, quando ligo meu a3, depois de um tempo a temperatura da agua comeca a aumentar e fica nos 90. Nao passa nem abaixa dos 90, eu ja fui viajar e tudo e nao passou dos 90, quando desligo o carro a ventoinha fica desligada. Ja fiz os testes e ela nem se mexeu durante os trajetos, a agua fica fervendo e com os dias ela abaixa, fica muito baixo o nivel, nao sei se tem algo a ver mas o oleo tambem abaixa seguido mas o motor nao fuma e nem tem vazamento, o que sera que pode ser? a ventoinha nao liga mas a temepratura nao muda, mesmo em viagem... quem souber me ajuda por favor tenho medo que de alguma coisa

nao entendo nada amigo mas é o certo ficar a temperatura nos 90°
agora baixar agua deve ser alguma mangueira rasgada
desculpa nao ser de grande utilidade...kkk
aguarde alguem do forum que entenda e lhe ajude melhor
abraço

gabrielm

Novato
tu ja verificou o carro ligado com o capo aberto pra ver se quando tu ligar o ar condicionado as 2 ventoinhas funcionam?? se nao tiver armando as ventoinhas pode ser problema nelas, ou nos fusiveis...verifica isso primeiro. a agua pode estar baixando por estar fervendo e escapando um pouco pela tampa....baixar um pouco até é normal, mas muito nao. tambem pode ser mangueira começando a rasgar..nao sei exatamente quanto vaza.

conta ai pra gente.

Jicuz

Novato
blz cara, vou testar agora de meio dia e depois eu posto, a ventoinha do ar é obrigada a ligar na hora que eu ligo o ar? abraço

MarceloA3T

Membro
O Normal mesmo é a ventoinha maior acionar com frequencia.

Com Ar ligado sempre vai ligar as 2 ventoinhas. Se nao tiver armando está queimada, faça o teste olhando com o capo aberto.
Com ele fechado é quase imperceptivel pois elas quase nao fazem barulho... só percebe mesmo em ambientes muito silenciosos ou com o capô aberto.

A temperatura se não me engano... sempre vai subindo e quando a temperatura da agua chega a 95º a ventoinha arma automaticamente e logo a temperatura da agua abaixa... em questão de segundos ela cai pra 87º , 88º e a ventoinha desarma.
Esses testes com a temperatura da agua só da pra ver com o climatronic mostrando a temperatura... pois no painel ele é configurado pra mostrar 90º. No ponteiro só mostra acima dos 90 quando a agua já está fervendo muito... coisa de 100 a 110º

É comum após alguns anos de uso ela queimar.... o meu é 2006 e queimou, eu nem tinha percebido e no meu carro não tinha notado se baixava agua. Porem fui lá e troquei e fiz os testes e agora ela arma direto 100% novamente.

Jicuz

Novato
as 2 ventoinhas ligam quando eu ligo o ar, deve ta certo, deve ser bobagem minha mesmo, só ele deve trabalha nos 90º mesmo e só quando passa liga a ventoinha

roxo

Moderador
Meu Caro,

Uma coisa é certo se o liquido de arrefecimento esta fervendo e baixando é pq ele não esta sendo resfriado adequadamente no momento que ele atinge temperatura superior a 110 graus. Ai eu tenho certeza que é o eletroventilador (ventuinha) que não esta funcionando certo. Faz assim: Ande com seu carro até a temperatura chegar nos 90 graus, ai vc para, abre o capo e fica observando se o eletroventilador funciona, depois vc posta os resultados.

Uma coisa que fiquei curioso é sobre o oleo que vc mencionou .. ele ta baixando muito ???

Alguém pode me indicar algum lugar para resolver problema de aquecimento, depois que fiz a limpeza do sistema não funciona mais corretamente.