Ajuda com Temperatura

marcosmr

Novato
Fala galera tudo bem?

Meu carro sempre funcionou com o marcador de temperatura cravado no 90ºC de 3 dias pra ca, reparei que o marcador utrapassa este limite, e chega ate o mostrado na figura abaixo.
dsc00005if.jpg


So apos este patamar que a ventoinha liga, ela arma e fica ligado constante, nao sei por quanto tempo ficaria pois nao cheguei a deixar o carro ligado para constatar...

Lendo alguns posts no forum efetuei o processo para ver a temperatura no Climatronic, e nele, mostra a temperatura de 120/121ºC e neste momento que liga a ventoinha. como mostrado na figura abaixo.
dsc00004rwh.jpg


Ja coloquei o VAG no carro e nao acusa nennhum sensor com problema, o unico porblema que esta acusando e ja providenciei uma nova peca e na MAF, que esta intermitente.

Alguem sabe me disse quais os proximos passos que posso tomar para verificar o que ocorre?

Estou com receio de pegar um transito e a coisa ficar preta, visto que isto que citei acima e em dias normais que nao estou pegando transito pois em SP no momento o caminho que pego esta de boa...

PS: ja verifiquei a agua e o nivel esta tudo dentro do conforme.

PS2: se ligar o AC a ventoinha ja liga, vi em alguns posts tambem que este era o metodo para teste se as ventoinhas estao OK.

PS3: no meu carro quanto a ventoninha dispara seja pelo teste acima, ou pelo reportado ja liga as duas ventoinhas onde escuto ela funcionando, nao existe um meio termo? tipo um estagio abaixo deste? no astra antigo que tinha ele tinha uma ventoinha onde nao escutada funcionando e no ligava na velocidade maxima se o carro estivesse com o AC ligado ou fosse necessario.

Desculpe pelo livro rsrs, e que minha area e IT, carro tenho que perguntar para os universitarios rs.

abracos
 

House

Fundador do A3Clube
Pode ser a J293.... ela é a centra que comanda as ventoinhas...qdo vc liga o A/C ela ja liga na maxima?
 

della

Membro
Quanto ao aquecimento pode ser a termostática ou bomba d'água...
Uma pergunta: Com qual temperatura as ventoinhas entram?
 

marcosmr

Novato
House disse:
Pode ser a J293.... ela é a centra que comanda as ventoinhas...qdo vc liga o A/C ela ja liga na maxima?

Quando ligo o AC liga no maximo mesmo, não existe um intermedio não.

Onde fica a J293?

obrigado
 

marcosmr

Novato
della disse:
Quanto ao aquecimento pode ser a termostática ou bomba d'água...
Uma pergunta: Com qual temperatura as ventoinhas entram?

as ventoinhas entram quando chega à 120/121ºC no climatronic. antes disto nem sinal delas, ou ja entra direto independente da temperatura se lgiar o AC.

abraco
 

della

Membro
marcosmr disse:
della disse:
Quanto ao aquecimento pode ser a termostática ou bomba d'água...
Uma pergunta: Com qual temperatura as ventoinhas entram?

as ventoinhas entram quando chega à 120/121ºC no climatronic. antes disto nem sinal delas, ou ja entra direto independente da temperatura se lgiar o AC.

abraco

Marcão, quanto ao acioanamento das ventoinhas ao ligar o A/C creio que esteja correto, vou verificar no meu e daqui a pouco posto o resultado.

Agora quanto ao acionamento somente aos 120/121ºC não está certo. No meu carro, as ventoinhas entram entre 94/97ºC no climatronic.

Além das possibilidades que citei antes pode ser até o sensor com defeito... Aconselho vc procurar uma oficina especializada.
 

House

Fundador do A3Clube
marcosmr disse:
House disse:
Pode ser a J293.... ela é a centra que comanda as ventoinhas...qdo vc liga o A/C ela ja liga na maxima?

Quando ligo o AC liga no maximo mesmo, não existe um intermedio não.

Onde fica a J293?

obrigado


ai ta errado.. quando liga o A/C....o meu sempre entra numa velocidade intermediaria....a nao ser que esteja muito quente dentro do carro..
A J293 fica parafusada na longarina abaixo da bateria... acesso por baixo do carro e precisa tirar a bateria tmb..

J293.jpg


a posicao é a mesma do golf/jetta/bora/A3

Acho que o Renato (AS555N) tem uma pra vender....abs!
 

marcosmr

Novato
della,

agradeço pela resposta.

É então, a ventoinha quando liga o AC eu nunca tinha reparado se é assim mesmo, mais acredito que seja, pois vi num post aqui no forum que para testar se as ventoinhas funcionam basta ligar o AC que ela vai iniciar, de qualquer forma se poder testar agradeço.

estranho mesmo este acionamento em meu carro, o que me deixa mais cabreiro ainda e no VAG não acusar nada nos sensores... mais to vendo que terei que desta vez buscar alguma oficina mesmo... tudo até agora que ocorreu no carango resolvi eu mesmo com o pouco conhecimento que tenho e ajuda da galera aqui... e com temperatura não da pra brincar... este motor e fods...

Agradeço mesmo.


della disse:
marcosmr disse:
della disse:
Quanto ao aquecimento pode ser a termostática ou bomba d'água...
Uma pergunta: Com qual temperatura as ventoinhas entram?

as ventoinhas entram quando chega à 120/121ºC no climatronic. antes disto nem sinal delas, ou ja entra direto independente da temperatura se lgiar o AC.

abraco

Marcão, quanto ao acioanamento das ventoinhas ao ligar o A/C creio que esteja correto, vou verificar no meu e daqui a pouco posto o resultado.

Agora quanto ao acionamento somente aos 120/121ºC não está certo. No meu carro, as ventoinhas entram entre 94/97ºC no climatronic.

Além das possibilidades que citei antes pode ser até o sensor com defeito... Aconselho vc procurar uma oficina especializada.
 

marcosmr

Novato
Obrigado pela info, vou levar numa oficina para verificar se este está com problemas, falando nisto nao deveria acusar algo no VAG que esta peça esta defeituosa? to atraindo coisas estranhas esta semana kkk.

abs

House disse:
marcosmr disse:
House disse:
Pode ser a J293.... ela é a centra que comanda as ventoinhas...qdo vc liga o A/C ela ja liga na maxima?

Quando ligo o AC liga no maximo mesmo, não existe um intermedio não.

Onde fica a J293?

obrigado


ai ta errado.. quando liga o A/C....o meu sempre entra numa velocidade intermediaria....a nao ser que esteja muito quente dentro do carro..
A J293 fica parafusada na longarina abaixo da bateria... acesso por baixo do carro e precisa tirar a bateria tmb..

J293.jpg


a posicao é a mesma do golf/jetta/bora/A3

Acho que o Renato (AS555N) tem uma pra vender....abs!
 

della

Membro
Marcão,

Sei não... mas tem cara de defeito mecânico, por isso eu disse termostática ou bomba.
Qual a Km da viatura? Já trocou correia e periféricos como bomba d'água?

Flw,
 

marcosmr

Novato
é pode ser...

ele tem 84k + ou - . correia dentada e tal troco certinho, agora bomba d´agua nunca troquei.

Uma vez troquei o sensor de temperatura da agua aquele green, no VAG estava acusando defeito ae pedi dos USA e troquei, MAF também ja troquei uma vez, comprei uma barata nos USA "paralela" e agora esta acusando erro novamente, já solicitei outra, desta vez original do site da ECS, e outras coisinhas mais com ajuda aqui da galera.

Bom estou vendo que não tenho muito como escapar desta vez de um mecanico, espero que o que mexe com os caros aqui do serviço conheça bem das nossas argolas.

abraço
 

xerminada

Membro
Amigo, também estou exatamente com o mesmo problema no meu carro... Basta pegar um transitozinho que ele já esquenta... No meu caso a ventoinha maior não estava nem acionando, mas acho que não era só isso não....

Deixei o carro hoje na oficina para trocar a valvula termostatica e a ventoinha. Minha bomba dagua é nova, nesse caso to descartando ela... Vamos ver, se resolver eu te falo.

Abraço
 

House

Fundador do A3Clube
veja se esta circulando agua...nossas bombas de agua com impeler de plastico constumam a soltar do nada!!
 

marcosmr

Novato
Deixei o carro no mecanico, ele acabou de me ligar, problema na flange do fluxo de agua peça 06a121133AH, valor de R$226,00 na caraiga... deu uma raiva quando olhei o preço na ECS.. mais enfim nao da pra esperar isto...

Comentei com ele sobre o ocorrido com a ventoinha do 1 estagio ele vai dar uma olhada tmb...

vou informando rs.

abraço galera e obrigado pela ajuda desde já.
 

della

Membro
Caramba, o que há de errado com o flange?
Não faz muito sentido ele causar superaquecimento... A menos que estivesse vazando, o que é normal num carro com esta Km... mas neste caso seu sensor do reservatório de expansão devia ter acusado nível baixo...
 

marcosmr

Novato
então Della foi isto que falei para o mecanico ele disse que o vazamento era bem pouco, coisa que deveria cair no protetor de carter e eu nem perceber... não notei tmb nenhuma mudança do nivel de agua... enfim vou trocar e acompanhar, não me resta outra escolha a nao ser configar no cara.

Ja até dei uma pressão, pois como ele ve os carros de onde trabalho e eu tenho alguma decisão nisto falei que se não for isto mesmo ia ficar feio pra ele rs.

mais enfim, aviso sobre a novela aki.

abraço
 

della

Membro
Marcão,

Já tive problema com este flange e quando no início é isto mesmo... A água vaza em pequena quantidade e evapora antes de você poder observar vazamento no chão...
Mas no meu caso, mesmo vazando em pequena quantidade dava pra perceber que o nível do reservatório baixava... começou bem sutil, quase não se percebia... completava um tiquinho de nada uma vez por mês, procurei o vazamento e nada!
Então esperei até a coisa se manifestar, sempre acompanhando o nível... um belo dia lá vem o apito do CB e indicação de nível baixo! Completei a água e no mesmo dia apitou novamente! Bingo! era o flange que se entregou de vez. Porém nunca a temperatura ultrapassou o regime de trabalho.

Mas muito estranho o seu caso, superaquecendo com o nível normal, não acredito no diagnóstico do mecânico... Tem certeza que seu reservatório não estava baixo? Ele não está sujo a ponto de atrapalhar a visualização do nível?
Outra coisa, teste o sensor do reservatório. Snme, basta soltar o conector do vaso de expansão que o alarme irá soar.

Quanto aos testes da ventoinha, segue o resultado:

A/C ligado: As duas ventoinhas giram e mais rápido que o normal, até o barulho é mais forte.
Acionamento para arrefecimento: As duas ventoinhas giram, porém mais devagar (A/C desligado). Com o capô fechado quase não se houve elas funcionarem.
Testes realizados com o motor bem quente e temperatura ambiente alta, em torno de 28~30 graus.

Vou repetir o teste com o motor mais frio e menor temperatura ambiente, pois snme as ventoinhas são moduladas e sua rotação / acionamento variam conforme a necessidade.
 

marcosmr

Novato
Della,

É então no meu caso não percebi nada mesmo, ele disse que quando eu chegar na oficina ele me mostra.

ele acabou de me ligar informando que a termostática tmb está travada... tmb me mostraria quando for pegar o carro hoje as 16:30, começei o ano bem rsrs.

O que me deixa puto no caso da flange e que como uma peça de 15 obamas, custa 290 dilmas aqui no BR, pelo amor, fods q não da pra aguardar isto chegar senão não ia pensar duas vezes, nem vi a termostática pra não passar raiva.

Obrigado pelo teste da ventoinha, depois de tudo OK vou fazer o mesmo no meu e verificar o sensor do reservatorio, o mesmo esta bem limpo da pra ver perfeitamente o nivel.

Agradeço mesmo a ajuda sua e do House, são pessoas assim que trazem qualidade para o forum...

abraço
 

della

Membro
Marcão, agora sim temos um diagnóstico!

A culpa do aquecimento era da termostática, o flange era outro pau, mas que cedo ou tarde ia se manifestar como no meu caso, pelo menos agora vc fica sossegado!

Comprar estas merd@s aqui é assim mesmo, relax!

Off topic, desistiu da venda?
 
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