Ajuda com catalisador...

lucasmenudo

Novato
Bom,tive conversando com uns amigos meus (mecanicos) e há tempos que sinto meu carro meio "fraco pra subidas".Eles mandaram eu olhar o catalisador pois ele pode entupir e eles disseram que seria um dos motivos pra isso acontecer.Falaram pra eu tirá-lo e olhar contra a luz que eu tenho que ver do outro lado,mas entrei embaixo do carro pra ver hoje e o danado é inteiro (solda) e pega quase la no coletor com uma curva.Como eu vejo do outro lado desse jeito?Com visao de raio X? rsrsrsrsrs...

Nesse link tem uma foto: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -turbo-_JM

Brincadeiras à parte eu gostaria de saber se realmente se isso entupir o carro fica fraco e se tem algum jeito de ver se o tal esta entupido ou nao?Se tiver eles falaram pra eu quebrar tudo o que tem la dentro,tirar o que quebrar o coloca-lo no lugar novamente...
Alguem pode me ajudar?

abraço

della

Membro
Lucas,

Sim, quando o catalisador entope, o sintoma é perda de potência.
Não, não dá pra ver o entupimento com o catalisador montado, tem que retirar ele do carro. O miolo dele é composto por espécie de colméia composta de cerâmica, metais preciosos e outros elementos químicos responsáveis por catalisar os gases de escape e reduzir as emissões de enxofre e CO. Acho pouco provável que você consiga identificar o entupimento "a olho".
Um teste que pode ser feito é serrar o cano da descarga antes do catalisador e dar uma volta, lógico que o carro vai ficar mais solto, mas é preciso ter bom senso para saber se era por causa do entupimento...
Quebrar o miolo do catalisador é um artifício para enganar a fiscalização, pois por fora vão pensar que o catalisador funciona, uma vez que está ali, mas se vc precisar fazer uma inspeção de emissões, como está sendo exigido em sampa, seu carro será reprovado.

lucasmenudo

Novato
Della,
muito obrigado pela informação, vou cortar assim que tiver um tempinho,mas a aki onde moro não tá rolando essa inspeção (nao com despachante né?rsrsrsrs),tava pensando em arrumar um pedaço do escape e retirar o catalisador e colocar direto...meu primo fez isso num golf e ficou com um barulho lindo...o carro dele no gas dava ate tiro quando tirava o pe do acelerador...
Deixo o catalisador guardado,caso precise um dia eu coloco novamente né?

Mais uma vez obrigado pela ajuda!

Maios

Novato
cara o meu ta assim tbm sem potencia
pra andar
acelera bastante mas potencia pra levantar nada
fui em varios mecanicos troquei vela cabos de velas
e nada ate q um dia fui em um mecanico diferente e ele analisou
e deduziu que o catalizador foi pro espaço entao semana que vem
chega um catalizador novo e uma sonda lambda ai vamo ve
depois que trocar conto pra vcs o resultado

Maios

Novato
Hai galera troquei a sonda lambda e o catalisador meu audi mudo da agua pro vinho
Cara a potencia aumento muito
E a economia tbm
Muito satisfeito com o resultado
Gastei tipo 750 R$
O antigo dono ao inves de trocar o catalisador colocou um abafador no lugar para nao gastar ai gerou todo esse transtorno
Gastei muito ate chegar na rais do problema
Então fica a dica perda de potencia gasto elevado analise
Bem pode ser catalisador e sonda lambda
Wlw ai

to pensando em eliminar o catalizador do meu, andar sem.

penso em quebrar o miolo.

para deixar o motor mais ''solto''

isso pode provocar erros na central ?

wellington f.cruz disse:
to pensando em eliminar o catalizador do meu, andar sem.

penso em quebrar o miolo.

para deixar o motor mais ''solto''

isso pode provocar erros na central ?
Qual a motorização do seu ?

Enviado de meu GT-I9300I usando Tapatalk

ALBERTOLIMA

Membro
Se for o motor da assinatura, pode tirar sem problemas, o meu 2001 aspirado eu tirei, pq tinha entupido.
Seria bom soldar um cano reto e tirar o abafador central pra dar um ronco legal se voce preferir logico.

@[member="adriano_online"] @[member="Alberto Lima"]

meu motor e o mesmo da assinatura.

1.8 20V aspirado 2006 (AGN)

quero so tirar o catalizador mesmo, para o carro continuar silencioso. devo ganhar quantos cv +- sem ele? e o consumo melhora bem ?

quebro o miolo ou corto ele e coloco um cano reto ?

nao sei se meu catalizador esta bom, tem como testar?

DIEDE

Moderador
Pra testar o catalisador você pode fazer o teste de emissão de gases.
Eu tinha tirado o catalisador do meu, mas voltei e coloquei um esportivo. Não curti o "cheiro de carro velho".

JulioRJ

Membro
já passei 2 vezes na vistoria, tanto do detran quanto do inmetro (gnv) e passa direto rsrs quase no limite, mas passa.

uma simples vela bobina ou cabo com defeito intermitente é muito pior q rodar sem. não sei explicar direito mas o mecanico q leva meu carro pra vistoriar disse q o q o catalisador só segura gases pouco nocivos, o pior mesmo é da combustão mal feita, segundo ele.

o cheiro de carro velho e´ enxofre

o meu ganhou em alta mas tem q acertar o chip... se colocar cano reto com o mapa original fica fraco em baixa e alta tb...

o legal é q o motor fica com folego ate os 7000 rpm o corte ta em 7500 e ele bate no corte com "fome" rsrs

ALBERTOLIMA

Membro
Bom pelo menos no meu caso, eu mandei o cara arrancar o miolo do catalisador e soldar um cano por dentro
O carro ficou bem mais solto, bem mais solto mesmo, gostei bastante, consumo não mudou quase em nada na minha opinião.

Realmente se chipar , soldar um cano reto e por um kn inbox, deve ficar muito bom!

JulioRJ

Membro
o meu eu já tirei logo e pus um cano flangeado...

pra mim ficou meio fraco de baixa só melhorou depois do chip... eu sei disso pq eu nao precisava acelerar muito pra sair, depois eu instintivamente ficava subindo o giro toda hora q ia andar

mas o bichinho ta gostoso... estica atééé parece honda rsrs

Glad

Novato
Amigos, por fim ..
O famoso "CAT DELETE" é valido para o motor 1.8 20v aspirado?

Vou ter problemas a longo prazo?
Danifica algo do motor ou a unica e exclusiva função é previnir a emissão de gases inaptos?

Aguardo respostas.

kkroto

Membro
Glad,

Não vai trazer benefícios para você remover o catalisador ... Na minha opinião você vai é se frustrar pois os gases do escape vão ficar com odor muito forte (cheiro de carro velho).
Não acho que estrague ou coisa do tipo, mas da uma desbalanceada no torque em baixa quando tira o catalisador. Sugestão se quer ter algum benefício coloque um catalisador menos restritivo (esportivo), mas mesmo assim só é válido se o seu catalisador já estiver no fim e precisar de um novo.

Se quiser dar uma olhada, segue um link explicando sobre:

https://www.torquecars.com/tuning/sport-catalysts.php

Abraços,

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

Glad

Novato
kkroto disse:
Glad,

Não vai trazer benefícios para você remover o catalisador ... Na minha opinião você vai é se frustrar pois os gases do escape vão ficar com odor muito forte (cheiro de carro velho).
Não acho que estrague ou coisa do tipo, mas da uma desbalanceada no torque em baixa quando tira o catalisador. Sugestão se quer ter algum benefício coloque um catalisador menos restritivo (esportivo), mas mesmo assim só é válido se o seu catalisador já estiver no fim e precisar de um novo.

Se quiser dar uma olhada, segue um link explicando sobre:

https://www.torquecars.com/tuning/sport-catalysts.php

Abraços,

Show de bola amigo!!!
Por exemplo, um escapamento intermediário esportivo (NO LUGAR DO CATALISADOR)?

Segue idéia:
http://mlb-s1-p.mlstatic.com/escapamento-intermediario-esportivo-inox-25polegadas-luzian-459001-MLB20261945292_032015-F.jpg

kkroto

Membro
Boa tarde,

Essa modificação pode resultar em algum ganho em alta, mas a filtragem dos gases que o catalisador promove não será realizada. Eu não removeria o catalisador do conjunto, a não ser que a utilização do carro fosse pista.

Att,

JulioRJ

Membro
entao como ja foi dito varias vezes perde em baixa e ganha um pouco em alta

é apenas por diversao mesmo... se vai tirar o catalisador esteja preparado a esticar ate 7.000 rpm ou mais fora isso deixe ele la ou ponha um abafador porque perde torque em baixa o carro acaba andando menos se vc dirigir como uma pessoa civilizada

agora se vc nao tem medo de "derreter" o motor, fica sim divertido. ja dei pau em motor 2.0 bem mais novo com esse setup mesmo cheio de problemas (alcool demais na gasolina maf ruim etc) mas vc vai ter q dirigir no limite esticar ate o fim da vida e um pouco mais pq fica igual 1.0 ate 4000rpm

miesso

Membro
Já rodei com catalisador Magnaflow de substrato metálico (alto fluxo/performance) e sem catalisador.

Sinceramente, em nenhum dos dois setups eu me incomodei com o cheiro dos gases e/ou percebi alguma perda/ganho significativos em qualquer rotação (comparando um com o outro). Eram carros diferentes, mas o desempenho foi bastante similar considerando que todo o resto (escapamentos feitos no Giba, válvula, acerto, filtro, etc.) era o mesmo.

Quando eu fiz o meu escapamento sem catalisador, o que eu pedi foi para o cara colocar um cano reto com duas flanges no espaço onde ele iria, para caso eu decidisse instalar para fazer a inspeção veicular (Controlar), fosse fácil e rápido.