[AJUDA] Bateria não carrega depois de lavar motor

Jordaum

Aro 99
Bom pessoal,

Eu sempre tive o costume de lavar o motor dos meus carros, seja parcialmente (tipo de 6 em 6 meses), ou completo (geralmente quando compro o carro). Sempre tomo cuidado de isolar o que geralmente não é bom molhar, desmonto tudo que da pra retirar para facilitar o serviço ou não convém lavar, etc.. E nunca tive problema.

O S3 eu ainda não tinha nem passado um pano nas capas do motor, porém como tive que trocar um tubo do suspiro, resolvei dar uma geral no motor. Desmontei tudo que podia, revisei todas as mangueiras, etc.. e aproveitei que arranquei aquela mangueirada toda, a bateria (com a cx dela), etc... Resolvi lavar o motor.

Eu lavo jogando agua mesmo, primeiro retiro sujeiras mais pesadas com diesel e/ou gasolina (naquelas partes que pega graxa, barro, etc.. geralmente é pouca coisa), depois eu enxaguo e vou passando desingraxante com pincel em tudo, depois enxaguo novamente e passo, também com pincel, uma espécie de limpa alumínio que evita que o PH alto do desingraxante escureça os metais do motor ou comece alguma corrosão. Enxaguo novamente e depois seco o que der com pano e deixo o carro secando de um dia pro outro.

No outro dia eu uso spray de silicone em todas as borras e vou montando tudo. Bato também bastante limpa contato em todos os terminais e etc, e lubrifico com WD40 as partes mecânicas.

Tudo pronto, verifico se esta tudo ligado direitinho e finalmente ligo a bateria. Coloco a chave na partida e deixo o contato ligado um tempo antes de dar partida. Depois dou a partida e deixo o carro chegar nos 90 e depois acionar a ventuinha. Tudo OK, desligo e ligo novamente umas 3x e estando tudo OK eu dou como terminado o serviço (as vezes nem ando no carro no mesmo dia, mas sei que ta tudo ok).

Dessa vez eu desmontei o carro no domingo, lavei tudo e só acabei lavar e montar hoje a tarde (droga, perdi o primeiro tempo do jogo :) ), fiz tudo que descrevi acima e tudo OK.

Bom, lá pelas 20h sai com o carro e fui pra casa de um amigo, pois era aniversário dele. Rodei cerca de 30km, apenas com o som ligado e farol.

Chegando lá deixei o carro estacionado até as 23h00, qndo resolvi ir embora. Liguei o carro e vi que a bateria estava um pouco fraca. Rodei uns 10km e o indicador da bateria apareceu no painel. Desliguei o som e rodei mais um pouco, qndo começou a baixar a luz do painel e piscar a luz do controle de tração, depois ABS etc.. (EFP nao).

Vi que a bateria já tinha ido quase toda embora, como eu nao estava voltando direto pra casa, resolvi passar na casa de outro amigo que morava perto e ver o que podia ser feito.

Parando o carro na porta da casa dele, desliguei o carro e liguei novamente. Todos as luzes do painel estavam normal, mas o iluminação muito fraca (até no LCD), tive certeza que não tinha mais carga na bateira, pois o carro demorou virar.

Pegamos o carro dele e fizemos a famosa chupeta na bateria, deixei o carro dele ligado um pouco e depois dei a partida. O carro pegou mais fácil, dei umas aceleradas mais nada de carregar a bateria. Notei que o pouco de carga que ela pegou já estava indo embora, resolvi colocar o carro pra dentro da garagem dele e deixar o carro lá por essa noite.

Bom, amanhã vou pegar outra bateria nova que tenho aqui em outro carro e colocar lá no S3. Mas antes queria saber o que mais seria bom eu fazer para evitar problemas. Ou até mesmo me certificar que o alternador esta carregando a bateria.

A bateria que está no carro, segundo ex dono, e nova (parece mesmo, pois está impecável) É de 60 e daquelas que não requer manutenção (agua), só esqueci a marca, não é Moura, Heliar ou outra famosa, snme é Jupter.

Com certeza colocando a outra bateria eu consigo chegar até em casa ou na oficina, mas seria aconselhável verificar alguma coisa antes? Ou tentar resolver no local mesmo?

O que o Srs. sugerem?

Desculpem o texto longo, mas eu gosto das coisas muito bem explicadinhas.. eheh

[]s,
Jordão
 

Kitsune

Membro
Opa!

Também prefiro um texto mais longo bem explicado!

Bem, dentro do meu conhecimento, eu apontaria aí duas - e uma 3ª mais remota - causa:

1) Alternador. Você não molhou ele lavando o motor não? Ou se desmontou algum conector, não inverteu os fios?
2) Azar. A bateria já ia pro saco mesmo e, como você lavou o motor, ficou neurado. Mesmo sabendo que a bateria é nova: Ela foi trocada quando? Não tem data da trroca lá não?
3) Aterramento. (Não sei se estou falando bobagem. O sistema elétrico do A3/S3 é aterrado na bateria?) Nunca reparei! Mas se for, vê se está aterrado direitinho!

Quando solucionar posta a solução!!
Abraço!
 

chedid

Administrador
cara, se vc tiver um multímetro, fraz o seguinte teste: coloca na escala que mede corrente contínua acima 18V (alguns tem a escala até DC 20V). ai mede tensão dela antes de ligar o carro, deve ficar perto de 12V, ai liga o carro e mede tesão da bateria deve ficar em 13.8 a 14.4. mas mesmo se ficar com um pouco a baixo disso vc já sabe que bateria está recebendo caraga embora não a ideal.... senão acontecer isso (ficar com mesma tensão ou quase mesma que o carro desligado, aconteceu algo.... pode ser o alternador que foi pro pau (pode ser só regulador de tesão dele ou mesmo ele todo) ou algum fio que vc desligou.... o gol se desligar um fio do alternador que vai para o painel ele para de carregar, no seu carro pode ser um fio que vai para central. verifica tudo isso e qualquer coisa pode me ligar... manda uma mp que te passo o número e te ensino a testar estas coisas, só tenha um multímetro na mão, nem se que seja os vagabundos xilings
 

Serious

Novato
Cara , é bem com o que o chedid fez,

testa com um multimetro com o carro ligado
tem que ficar numa tensao de 13 , 14 ate 16v é considerado normal
procura no multimetro corrente continua 20 , 30 , simbolo de ...

Deve ter molhado o alternador ou algum conector.
 

Kitsune

Membro
Mas chedid,

Pelo A/C você consegue ler a tensão da bateria. Se não conseguir, já é sinal que a central não está recebendo o valor de tensão. Se for o caso, já é provavelmente a causa do problema!

E esse troço tá cheirando alternador mesmo!
 

chedid

Administrador
Kitsune disse:
Mas chedid,

Pelo A/C você consegue ler a tensão da bateria. Se não conseguir, já é sinal que a central não está recebendo o valor de tensão. Se for o caso, já é provavelmente a causa do problema!

E esse troço tá cheirando alternador mesmo!

eu esqueci disso.... mas mesmo assim eu ia lá na bateria mesmo, ainda sou do jeito antigo hehehe
 

Kitsune

Membro
Mas é uma boa mesmo. Bobear a leitura está com pau e justamente por isso a bateria não é carregada...
 

Jordaum

Aro 99
Valew pessoal, obrigado pela ajuda!

Eu até que lembrei que poderia olhar a tensão da bateria pelo A/C, mas nunca ia lembrar o codigo dela.. ehe Agora já sei que é 20. E também imprimi aquela relação e vou deixar pra sempre no meu porta luvas.. ehhe

Bom, hoje no horário de almoço eu peguei a bateria de outro carro aqui de casa e fui colocar no S3. O carro pegou normalmente, mas a bateria já acusou 11,8... E como eu já imaginava, não carregava nem a pau. Assim tive que levar pra uma auto elétrica. Como já estava na parte da tarde, e o camarada tava cheio de serviço, disse que só poderá mexer no meu carro amanhã cedo, e que até 12h me passa o orçamento.

Ele falou que o lavar o carro deve ser coincidência, pois não da pra queimar nada no alternador. E que se fosse realmente ao lavar, eu não conseguiria andar tanto com o carro até esgotar a bateria, pois o carro consome muita bateria. Mas de qualquer forma eu ainda acredito que foi cagada minha... ehhe Mas realmente é foda dirigir esse carro com bateria fraca, pois até o acelerar começa a não responder, o contagiros e velocimento param de funcionar, apaga LCD, painel fica fraquissimo, etc...

Amanhã posto notícias.

[]s,
Jordão
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
caraca Jordan!!!
tu sempre lavou seus motores dessa forma tenho certeza, e nunca deu problema.... se aconteceu alguma coisa foi azar mesmo :sorte:
Tomara q seja so o regulador do alternador mesmo!
 

Jordaum

Aro 99
Valew Nunes!

Tomara que seja mesmo, pois o regulador custa uns 100 mirreis.. ehhe Pena que eu não moro lá fora, pois já trocava o alternador, ele completo custa U$69 nos EUA.. :(


[]s,
Jordão
 

Jordaum

Aro 99
Fala pessoal!

Foi só o regulador mesmo! Ufa!

Mas me senti assaltado, o cara cobrou R$180 da peça + R$150 de M.O. Putz!

Valew pela ajudas e dicas!

[]s,
Jordão
 

chedid

Administrador
bem assaltadooooooooooo.... credo.... 150 em tudo já seria caro.... quanto custa um regulador destes?
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
puuuuuuuutz
180 de peça + 150 de MO....BANDIDO do caralho!!!!

ate eu me senti assaltado.
que merdão Jordan!!

pq tu num pediu so pra ele dar o diagnostico, e depois vc mesmo fazia?
 

Jordaum

Aro 99
Nunes, eu estava bem longe de casa... Assim já deixei o carro lá pra fazer o serviço.. Só com a carga da bateria eu não chegaria em casa. E não gosto de colocar carro no reboque.

Gabriel, o alternador do S3 é de 120A, sei que GTi tem de 120A e 90A, do A3 eu não tenho certeza. Mas pelo que vi, os reguladores são mesma faixa de preço.

Liguei numa auto elétrica que fica aqui perto de casa e o camarada deu orçamento de R$50 de M.O. + R$110 do regulador de tensão..
 
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