Jordaum
Aro 99
Bom pessoal,
Eu sempre tive o costume de lavar o motor dos meus carros, seja parcialmente (tipo de 6 em 6 meses), ou completo (geralmente quando compro o carro). Sempre tomo cuidado de isolar o que geralmente não é bom molhar, desmonto tudo que da pra retirar para facilitar o serviço ou não convém lavar, etc.. E nunca tive problema.
O S3 eu ainda não tinha nem passado um pano nas capas do motor, porém como tive que trocar um tubo do suspiro, resolvei dar uma geral no motor. Desmontei tudo que podia, revisei todas as mangueiras, etc.. e aproveitei que arranquei aquela mangueirada toda, a bateria (com a cx dela), etc... Resolvi lavar o motor.
Eu lavo jogando agua mesmo, primeiro retiro sujeiras mais pesadas com diesel e/ou gasolina (naquelas partes que pega graxa, barro, etc.. geralmente é pouca coisa), depois eu enxaguo e vou passando desingraxante com pincel em tudo, depois enxaguo novamente e passo, também com pincel, uma espécie de limpa alumínio que evita que o PH alto do desingraxante escureça os metais do motor ou comece alguma corrosão. Enxaguo novamente e depois seco o que der com pano e deixo o carro secando de um dia pro outro.
No outro dia eu uso spray de silicone em todas as borras e vou montando tudo. Bato também bastante limpa contato em todos os terminais e etc, e lubrifico com WD40 as partes mecânicas.
Tudo pronto, verifico se esta tudo ligado direitinho e finalmente ligo a bateria. Coloco a chave na partida e deixo o contato ligado um tempo antes de dar partida. Depois dou a partida e deixo o carro chegar nos 90 e depois acionar a ventuinha. Tudo OK, desligo e ligo novamente umas 3x e estando tudo OK eu dou como terminado o serviço (as vezes nem ando no carro no mesmo dia, mas sei que ta tudo ok).
Dessa vez eu desmontei o carro no domingo, lavei tudo e só acabei lavar e montar hoje a tarde (droga, perdi o primeiro tempo do jogo ), fiz tudo que descrevi acima e tudo OK.
Bom, lá pelas 20h sai com o carro e fui pra casa de um amigo, pois era aniversário dele. Rodei cerca de 30km, apenas com o som ligado e farol.
Chegando lá deixei o carro estacionado até as 23h00, qndo resolvi ir embora. Liguei o carro e vi que a bateria estava um pouco fraca. Rodei uns 10km e o indicador da bateria apareceu no painel. Desliguei o som e rodei mais um pouco, qndo começou a baixar a luz do painel e piscar a luz do controle de tração, depois ABS etc.. (EFP nao).
Vi que a bateria já tinha ido quase toda embora, como eu nao estava voltando direto pra casa, resolvi passar na casa de outro amigo que morava perto e ver o que podia ser feito.
Parando o carro na porta da casa dele, desliguei o carro e liguei novamente. Todos as luzes do painel estavam normal, mas o iluminação muito fraca (até no LCD), tive certeza que não tinha mais carga na bateira, pois o carro demorou virar.
Pegamos o carro dele e fizemos a famosa chupeta na bateria, deixei o carro dele ligado um pouco e depois dei a partida. O carro pegou mais fácil, dei umas aceleradas mais nada de carregar a bateria. Notei que o pouco de carga que ela pegou já estava indo embora, resolvi colocar o carro pra dentro da garagem dele e deixar o carro lá por essa noite.
Bom, amanhã vou pegar outra bateria nova que tenho aqui em outro carro e colocar lá no S3. Mas antes queria saber o que mais seria bom eu fazer para evitar problemas. Ou até mesmo me certificar que o alternador esta carregando a bateria.
A bateria que está no carro, segundo ex dono, e nova (parece mesmo, pois está impecável) É de 60 e daquelas que não requer manutenção (agua), só esqueci a marca, não é Moura, Heliar ou outra famosa, snme é Jupter.
Com certeza colocando a outra bateria eu consigo chegar até em casa ou na oficina, mas seria aconselhável verificar alguma coisa antes? Ou tentar resolver no local mesmo?
O que o Srs. sugerem?
Desculpem o texto longo, mas eu gosto das coisas muito bem explicadinhas.. eheh
[]s,
Jordão
Eu sempre tive o costume de lavar o motor dos meus carros, seja parcialmente (tipo de 6 em 6 meses), ou completo (geralmente quando compro o carro). Sempre tomo cuidado de isolar o que geralmente não é bom molhar, desmonto tudo que da pra retirar para facilitar o serviço ou não convém lavar, etc.. E nunca tive problema.
O S3 eu ainda não tinha nem passado um pano nas capas do motor, porém como tive que trocar um tubo do suspiro, resolvei dar uma geral no motor. Desmontei tudo que podia, revisei todas as mangueiras, etc.. e aproveitei que arranquei aquela mangueirada toda, a bateria (com a cx dela), etc... Resolvi lavar o motor.
Eu lavo jogando agua mesmo, primeiro retiro sujeiras mais pesadas com diesel e/ou gasolina (naquelas partes que pega graxa, barro, etc.. geralmente é pouca coisa), depois eu enxaguo e vou passando desingraxante com pincel em tudo, depois enxaguo novamente e passo, também com pincel, uma espécie de limpa alumínio que evita que o PH alto do desingraxante escureça os metais do motor ou comece alguma corrosão. Enxaguo novamente e depois seco o que der com pano e deixo o carro secando de um dia pro outro.
No outro dia eu uso spray de silicone em todas as borras e vou montando tudo. Bato também bastante limpa contato em todos os terminais e etc, e lubrifico com WD40 as partes mecânicas.
Tudo pronto, verifico se esta tudo ligado direitinho e finalmente ligo a bateria. Coloco a chave na partida e deixo o contato ligado um tempo antes de dar partida. Depois dou a partida e deixo o carro chegar nos 90 e depois acionar a ventuinha. Tudo OK, desligo e ligo novamente umas 3x e estando tudo OK eu dou como terminado o serviço (as vezes nem ando no carro no mesmo dia, mas sei que ta tudo ok).
Dessa vez eu desmontei o carro no domingo, lavei tudo e só acabei lavar e montar hoje a tarde (droga, perdi o primeiro tempo do jogo ), fiz tudo que descrevi acima e tudo OK.
Bom, lá pelas 20h sai com o carro e fui pra casa de um amigo, pois era aniversário dele. Rodei cerca de 30km, apenas com o som ligado e farol.
Chegando lá deixei o carro estacionado até as 23h00, qndo resolvi ir embora. Liguei o carro e vi que a bateria estava um pouco fraca. Rodei uns 10km e o indicador da bateria apareceu no painel. Desliguei o som e rodei mais um pouco, qndo começou a baixar a luz do painel e piscar a luz do controle de tração, depois ABS etc.. (EFP nao).
Vi que a bateria já tinha ido quase toda embora, como eu nao estava voltando direto pra casa, resolvi passar na casa de outro amigo que morava perto e ver o que podia ser feito.
Parando o carro na porta da casa dele, desliguei o carro e liguei novamente. Todos as luzes do painel estavam normal, mas o iluminação muito fraca (até no LCD), tive certeza que não tinha mais carga na bateira, pois o carro demorou virar.
Pegamos o carro dele e fizemos a famosa chupeta na bateria, deixei o carro dele ligado um pouco e depois dei a partida. O carro pegou mais fácil, dei umas aceleradas mais nada de carregar a bateria. Notei que o pouco de carga que ela pegou já estava indo embora, resolvi colocar o carro pra dentro da garagem dele e deixar o carro lá por essa noite.
Bom, amanhã vou pegar outra bateria nova que tenho aqui em outro carro e colocar lá no S3. Mas antes queria saber o que mais seria bom eu fazer para evitar problemas. Ou até mesmo me certificar que o alternador esta carregando a bateria.
A bateria que está no carro, segundo ex dono, e nova (parece mesmo, pois está impecável) É de 60 e daquelas que não requer manutenção (agua), só esqueci a marca, não é Moura, Heliar ou outra famosa, snme é Jupter.
Com certeza colocando a outra bateria eu consigo chegar até em casa ou na oficina, mas seria aconselhável verificar alguma coisa antes? Ou tentar resolver no local mesmo?
O que o Srs. sugerem?
Desculpem o texto longo, mas eu gosto das coisas muito bem explicadinhas.. eheh
[]s,
Jordão