[AJUDA] A3 180cv - engasgando 1ª, epc liga e acel ñ func.

Heineken

Membro
Senhores entendidos do assunto, meu carro está com as seguintes características:

Ao arrancar de um sinal ele dá uns solavancos na primeira marcha, como se estivesse sem combustível por exemplo, passa a segunda e já anda normal, sobe o giro linear.
Testei por vários KMs na cidade e na BR e percebi que ao fazer uma curva muito curvada para esquerda, ou um retorno mesmo (180º) ele ascende a luz do EPC e do controle de tração, as vezes deixando o acelerador inoperante, sem resposta.
Ao desligar e ligar o carro, volta-se ao normal.

Essa situação acontece as vezes, não é sempre que ele engasga a primeira e não é sempre que ele aciona o EPC, mas preciso deixar ele 100%.

Ao passar o VAG, encontramos os seguintes erros:

Control Module Part Number: 06A 906 032 S
Component and/or Version: 1.8L R4/5VT 0004
Software Coding: 05500
Work Shop Code: WSC 00000
8 Faults Found:
16621 - Manifold Pressure / Boost Sensor (G31): Signal too Low
P0237 - 35-10 - - - Intermittent
16725 - Camshaft Position Sensor (G40): Implausible Signal
P0341 - 35-10 - - - Intermittent
18041 - Accelerator Position Sensor 2 (G185): Signal too Low
P1633 - 35-10 - - - Intermittent
18047 - Accelerator Position Sensor 1/2 (G79/G185): Implausible Signal
P1639 - 35-10 - - - Intermittent
17522 - Oxygen (Lambda) Sensor: B1 S2: Internal Resistance too High
P1114 - 35-10 - - - Intermittent
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70): Signal too Low
P0102 - 35-10 - - - Intermittent
16490 - Manifold / Barometric Pressure Sensor (G71) / (F96): Implausible Signal
P0106 - 35-10 - - - Intermittent
17796 - Internal Control Module Malfunction
P1388 - 35-10 - - - Intermittent

Alguem pode me dar uma Luz?

Obrigado!!
 

Heineken

Membro
jaltinier disse:
heineken, vc já zerou os erros? o legal seria zerar e ver se voltam os mesmo erros...

Jaltinier,

Zerei sim os erros, rodei uns 10km e tudo beleza, quando fiz uma curva mais agressiva para a esquerda, ascendeu o EPC.
Conversei rapidamente com o mecânico que aposta ser o sensor do comando, quando o carro faz uma curva possivelmente não exite contato o que ocasiona as falhas.

Se andar com ele no reto, funciona bem, fez a curva ele da essa "apocada"
Vou esperar chegar meu cabo pelos correios, mas todo caso, segunda próxima (24) vou trocar o óleo e o mecanico ja vai ficar com ele para analisar esse sensor.

Abraço
 

gabrielm

Novato
cara, tenta tirar o sensor do acelerador e limpar com um pincelzinho com alcool, tira tambem o sensor do corpo da borboleta e limpa tambem., depois liga o carro e deixa parado uns 5 minutos pra ele calibrar de novo a borboleta se tu nao tem o cabo vag.

meu deu essas de acender o epc e engasgar e foi só limpar o sensor do corpo da borboleta e recalibrar.
 

Heineken

Membro
gabrielm disse:
cara, tenta tirar o sensor do acelerador e limpar com um pincelzinho com alcool, tira tambem o sensor do corpo da borboleta e limpa tambem., depois liga o carro e deixa parado uns 5 minutos pra ele calibrar de novo a borboleta se tu nao tem o cabo vag.

meu deu essas de acender o epc e engasgar e foi só limpar o sensor do corpo da borboleta e recalibrar.

Gabrielm,

Obrigado pela dica, vou tentar fazer isso SIM, possivelmente amanhã ou quarta-feira.
Quanto ao sensor do corpo da borboleta, OK, sei onde fica.
O do acelerador que não sei aonde é, no pedal ou no próprio motor mesmo.

Você diz para limpar com álcool normal, de cozinha ou algum específico? Limpa contatos da 3M talvez?

Abs
 

Heineken

Membro
Como suspeitávamos, o problema: 16725 - Camshaft Position Sensor (G40): Implausible Signal
derivava de um mal contato no sensor, pois ele falhava ao fazer curvas mais acentuadas para a esquerda.

Eis que eu abro o capo, retiro a capa da correia dentada e percebo que o plug está "bobo", avulso...
a entrada que fica presa na latinha quebrou deixando o plug um tanto quanto solto.

Peguei as ferramentas e fui atrás de uma possível solução:

Aqui logo que eu abri a capa que protege a correia dentada:
senscomando3.jpg


Agora com uma visão mais de perto, o plug não está encaixado perfeitamente:
senscomando.jpg


Após a retirada dos dois parafusos allen, posicionados um em cada extremidade da "latinha", eu trouxe a peça para a uma análise:
senscomando4.jpg


Claramente podemos perceber o plug quebrado:
senscomando2.jpg


Preparando colar o encaixe do plug:
senscomando5.jpg


Os possíveis fatores dessa quebra, acredito que devido a alta temperatura que por ali passa o sensor sofre muito, ja são 130mkm rodados, e fica extremamente frágil...ao tirar e colocar a capa para substituir a correia ele acabou quebrando.

Resumindo: Ao retirar a capa, todo cuidado é pouco, um simples movimento mais rígido pode prejudicar partes importantes para o funcionamento do carro.

Agora é Zerar os erros e andar de volta, mas o melhor é que andei e o EPC até agora nem sinal!

No mais, acredito que está OK agora, obrigado a todos pela ajuda!!! :legal:
 

MarceloA3T

Membro
Boa dica !!

Um mecanico cuidadoso vale muito a pena mesmo !!

Qualquer descuido na hora de montar ou desmontar o nosso carro para Manutenção pode dar uma merda grande !!

Até em uma simples troca de oleo o cara deve ter muito cuidado ao desmontar o protetor de carter e o bujão de oleo, pois eles podem espanar...
 

Alan74

Membro
O plastico ressecou, nem tomando cuidado, rs, quando resseca, você toca na peça e zaz...... vai pelos ares... Boa sorte.
 

Guihx3

Membro
Ae galera, to ressuscitando o post rs. Comigo, ta acontecendo a mesma coisa. E engraçado q isso começou a acontecer logo q o meu mecanico trocou meu kit correia.

Toda vez q entro em curva, reduzo para segunda, o carro entra dando uns socos e o acelerador parecendo q nao responde. e ai a luz EPC acende. Ai temos, talvez um problema com o sensor do pedal, ou este plug que vcs acharam a solução... qual o mais provavel..?

(nao consegui visualizar as fotos, estao bloqueadas?)
 

Guihx3

Membro
Abri a tampa da correia e advinhem...?o plug tambem esta bobo, e parece q tem óleo nele. Vou ver se arrumo isso... consigo sozinho sem ter q mandar no mecanico? Parece ser meio apertado ali para mexer
 

Guihx3

Membro
Resolvido galera. Em casa mesmo, consegui plugar novamente o plug q estava meio solto. O que acontecia?? Conforme eu entrava para a esquerda, o plug solto deitava para o lado e fazia os contatos encostarem no metal do motor, dando algum tipo de curto, e é ai que o carro dava uma engasgada.
 
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