[AJUDA] A3 180 "pipocando"

Scatman

Membro
Senhores,

Hoje estava voltando do trabalho quando, em uma subidinha, o carro começou a pipocar, parecendo uma batedeira.
Mesmo pisando fundo o carro não desenvolve. Voltei para casa na boa e abrí o capô. O líquido de arrefecimento estava quase estourando o reservatório e também havia um barulho de água fervendo. Estava sem tempo e precisava sair, então dei uma olhada rápida e notei esta mangueirinha solta, o que fez molhar a tampa do motor.

9pg3.jpg


Recoloquei no lugar, passei o VAG e não acusou nada, além do que já ocorre de vez em quando (voltage too low). Resetei os erros e o problema persiste. Nenhuma luz acende no painel, por isso eu suspeito que não seja bobina e nem válvula termostática, pois a temperatura se mantém nos 90º. Alguém tem alguma idéia??? Imaginei ser o catalisador ou a própria bomba de combustível abrindo o bico. Porém, fico na dúvida pois não está aparecendo no VAG.

Até então, o carro estava 100%. Há 3 semanas atrás foram limpados os bicos, TBI, revisado bobinas e velas e estava tudo ok.

Uso o carro todos os dias e preciso dele o quanto antes.

Agradeço a ajuda!

Abs.
 

AS555N

Membro de Honra
Senhores,

Hoje estava voltando do trabalho quando, em uma subidinha, o carro começou a pipocar, parecendo uma batedeira.
Mesmo pisando fundo o carro não desenvolve. Voltei para casa na boa e abrí o capô. O líquido de arrefecimento estava quase estourando o reservatório e também havia um barulho de água fervendo. Estava sem tempo e precisava sair, então dei uma olhada rápida e notei esta mangueirinha solta, o que fez molhar a tampa do motor.

9pg3.jpg


Recoloquei no lugar, passei o VAG e não acusou nada, além do que já ocorre de vez em quando (voltage too low). Resetei os erros e o problema persiste. Nenhuma luz acende no painel, por isso eu suspeito que não seja bobina e nem válvula termostática, pois a temperatura se mantém nos 90º. Alguém tem alguma idéia??? Imaginei ser o catalisador ou a própria bomba de combustível abrindo o bico. Porém, fico na dúvida pois não está aparecendo no VAG.

Até então, o carro estava 100%. Há 3 semanas atrás foram limpados os bicos, TBI, revisado bobinas e velas e estava tudo ok.

Uso o carro todos os dias e preciso dele o quanto antes.

Agradeço a ajuda!

Abs.
Esse "Molhou" a tampa do motor vc se refere a quê?......água ou gasolina? e que tampa do motor? a de válvulas?
 

Scatman

Membro
Esse "Molhou" a tampa do motor vc se refere a quê?......água ou gasolina? e que tampa do motor? a de válvulas?
Aquela tampa de plástico mesmo. O que vazou saiu deste caninho solto da foto, que engata neste esquema redondo. Veja que ele até está um pouco molhado. Acredito que seja óleo.
 

merotti

Membro
não acho que seja a bomba de combustível pois se não você notaria o carro fraco algum tempo atrás, não é uma coisa que zica do dia pra noite. Talvez possa ser o filtro de combustível que pode estar acumulado de muita sujeira e fazendo com que o combustível não siga sua trajetória natural. Eu acho que seja bobina pois é um sintoma o carro ficar pipocando.
 

prisco

Novato
Minha bomba simplesmente parou, na sexta tava normal e na segunda não ligou!
Verifica que pode ser isso...
 

Scatman

Membro
Contrariando o que pensava, era uma bobina mesmo!
Mecânico acabou de me ligar.
Troquei uma idéia com ele e disse que não estava aparecendo no scanner e nem acendia luz no painel e ele falou que isso acontece mesmo. Achei estranho porque no 8P de um amigo meu, estava aparecendo a cretina luz do motor e também no scanner (cylinder misfire) e era o mesmo problema.

R$ 290,00 cada, paralela, com garantia de 6 meses.

Não vou trocar todas agora pois achei muito caro.
Vou comprar de fora e trocar quando chegar.

PS: não podia ser filtro de combustível pois foi trocado também há 3 semanas. Bomba de combustível é original Siemens VDO e mal faz um ano que troquei.

Valeu!
 

Andr3T

Membro
A temperatura da água no painel é um pouco suspeita, pois o líquido de arrefecimento varia o tempo todo durante o funcionamento do carro, dependendo da velocidade do carro (ar frontal), estágios de acionamento da ventoinha, em dias frios chega a ponto de fechar a termostática... e a central faz uma correção para que caso a temperatura esteja sempre dentro do "normal", o ponteiro fique cravado em 90 graus, mas na verdade não está. Para ver a temperatura real do líquido de arrefecimento, entre no modo de diagnóstico do climatronic e coloque no canal 49.

O meu carro há 2 semanas queimou o fusível em cima da bateria que liga a ventoinha, ele ferveu sendo o que ponteiro ficou em 90 graus o tempo todo, mas quando fui olhar climatronic estava em 105. Veja isso, pois teu carro ter fervido não tem nada a ver com bobina.
 

gabrielm

Novato
vem gasolina por essa mangueira...

acho que tu tem (tinha) 2 problemas....essa mangueira na flauta que vai pros bicos, e a bobina...agora bobina da sim mysfire no vag. muito estranho.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Quando o meu carro estava com a termostática lascada também usei esse método que o @[member='André Dal Molin'] citou no climatronic, ponteiro la cravado nos 90º e a temperatura oscilando entre 70-105+-ºC, só fui desconfiar que era a termostatica pq em descidas muito longas a temperatura caia muito e o ponteiro então saia dos 90ºC e baixava, e pelo que constatei com outros donos de A3 o ponteiro nunca sai dos 90ºC pra menos com o carro ligado.

No meu caso a termostática estava abrindo, mas no meio do percurso ela emperrava nela mesma e não fechava e nem abria mais, só voltava a fechar quando o carro esfriava mesmo, verifiquei isso pelas marcas na peça e testei depois em um copo com água quente para tirar a limpo.


Vou olhar no meu carro mas acredito que ao fazer a limpeza de bicos no seu carro quem montou denovo a flauta ai não apertou bem essa mangueira ai que é do retorno de combustível, isso além de tudo é um PERIGO pois seu motor pode pegar fogo com combustivel vazando, sorte que o cabeçote é fluxo cruzado ai fica mais dificil disso acontecer..

estou na duvida mas talvez essa mangueira seja a de AR e nao combustivel...se vc n sentiu cheiro de gasolina entao é a tomada de vacuo do dosador
 

Scatman

Membro
A temperatura da água no painel é um pouco suspeita, pois o líquido de arrefecimento varia o tempo todo durante o funcionamento do carro, dependendo da velocidade do carro (ar frontal), estágios de acionamento da ventoinha, em dias frios chega a ponto de fechar a termostática... e a central faz uma correção para que caso a temperatura esteja sempre dentro do "normal", o ponteiro fique cravado em 90 graus, mas na verdade não está. Para ver a temperatura real do líquido de arrefecimento, entre no modo de diagnóstico do climatronic e coloque no canal 49.

O meu carro há 2 semanas queimou o fusível em cima da bateria que liga a ventoinha, ele ferveu sendo o que ponteiro ficou em 90 graus o tempo todo, mas quando fui olhar climatronic estava em 105. Veja isso, pois teu carro ter fervido não tem nada a ver com bobina.
Tô achando tudo muito estranho. Em relação a temperatura ambiente, nesta semana aqui na serra tem ficado entre -1ºC e 10ºC quando uso o carro, que é entre as 08:00 e as 18:00. A primeira coisa que achei que fosse quando abrí o capô foi a válvula termostática. Tenho o kit de distribuição completo aqui pronto pra ser colocado.
O mecânico falou que pode ter subido a temperatura pelo fato de eu vir andando e forçando apenas 3 cilindros. Não sei não...

vem gasolina por essa mangueira...

acho que tu tem (tinha) 2 problemas....essa mangueira na flauta que vai pros bicos, e a bobina...agora bobina da sim mysfire no vag. muito estranho.
Pois é, também achei estranho.

... Vou olhar no meu carro mas acredito que ao fazer a limpeza de bicos no seu carro quem montou denovo a flauta ai não apertou bem essa mangueira ai que é do retorno de combustível, isso além de tudo é um PERIGO pois seu motor pode pegar fogo com combustivel vazando, sorte que o cabeçote é fluxo cruzado ai fica mais dificil disso acontecer..

estou na duvida mas talvez essa mangueira seja a de AR e nao combustivel...se vc n sentiu cheiro de gasolina entao é a tomada de vacuo do dosador
Bem provável mesmo. Mas não sentí nenhum cheiro de combustível. Até pensei que esta mangueira fosse de óleo. Realmente não sei qual a função. O amigo acima disse que é do regulador de pressão do combustível, mas não entendí se passa ar ou combustível por ali...
 

Scatman

Membro
Aproveitando, vou comprar o kit de bobinas pra quando precisar trocar.
Podem me confirmar se as originais são da marca Hitachi ou Meyle?
O part number pro 180cv seria este mesmo 06B905115E?

Encontrei preços desde R$120,00 até R$280,00 cada...
 

Andr3T

Membro
136 dolares o jogo de 4 bobinas OEM.
http://www.ecstuning.com/Volkswagen-Golf_IV--1.8T/Engine/Ignition/Coil/ES2539028/
 

gabrielm

Novato
alguem se anima pra fechar uma pacote ou rachar 2 pra cada?! nas bobinas?! ja troquei 2 entao quero ter outras 2 guardadas...
 

Andr3T

Membro
Só lembrando que tem o frete, sai por 200 dolares com o frete. Se taxar, mais uns trocados. Na pior das hipoteses, se taxar o valor cheio com o frete, sai 715 reais no total, praticamente 180 reais por bobina. Se não taxar, como ocorre muito comigo com encomendas da ECS, pode chegar a 110 reais cada :).
 

Scatman

Membro
Bobina original dos A3 8L turbo são da marca Beru.
Na Crestana, dizem ser Hitachi: http://www.crestana.com.br/injecao/bobinas-de-ignicao/original/bobina-golf-audi-1-8-turbo-180cv.html

Vou procurar por fora.
Os caras da ECS não mudam o valor da nota, então vamos pagar imposto cheio.

alguem se anima pra fechar uma pacote ou rachar 2 pra cada?! nas bobinas?! ja troquei 2 entao quero ter outras 2 guardadas...
Tô dentro. Quero 4.
 

Andr3T

Membro
É uma Hitachi original, mas não quer dizer OEM, eles dizem isso só para ficar claro que não é uma Hitachi falsificada.
OEM é Beru, pode perguntar a todos no fórum.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Bem provável mesmo. Mas não sentí nenhum cheiro de combustível. Até pensei que esta mangueira fosse de óleo. Realmente não sei qual a função. O amigo acima disse que é do regulador de pressão do combustível, mas não entendí se passa ar ou combustível por ali...

É tomada de vácuo do regulador de pressão mesmo

se a mangueira soltar o carro pode falhar pq da entrada de ar falso e muda a pressão do combustível também

quanto esta sem pressao postiva o vacuo puxa a membrana pra cima fazendo o combustivel voltar parte para o tanque (diminuindo pressao) quanto da pressão positiva esse regulador fecha com a pressão nao deixando voltar combustivel e consequentemente aumentando a pressão na linha de combustivel.
 
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