Aditivo radiador Vs Proporcao

DrekTo

Novato
Pessoal... eis que surge uma duvida...

Hoje fomos fazer a troca da turbina e lembrei que comprei tudo menos o santo aditivo. Fui buscar na audi mesmo pois nao dava mais tempo de importa-lo e o vendedor ao pedir 7 litros arregalou o olho e perguntou onde ia por tudo isso. Enfim... ignorei e trouxe os 7 litros e agora olhando no site diz que a mistura é 50/50, ou seja, 1,5 litros do aditivo faz 3 litros pois tem que ser misturado com agua.

Pergunta... posso coloca-lo puro mesmo, sem diluir em nada ou me acarretara algum outro problema?
 

Andr3T

Membro
Tem que diluir. Os que não precisam diluir é porquê já vem com água desde a fabricação do mesmo.
 

DrekTo

Novato
Sim... mais o X da questao é, ira prejudicar em algo coloca-lo puro?!
Digo isso pois quando tinha o stilo turbo coloquei paraflu puro, sendo que era para diluir e só me trouxe beneficio, pois mantinha a temperatura mais estabilizada.

Na Audi, por ter upgrade, ira ferrar em algo ou apenas $$ jogado fora?
 

Andrefis

Membro
Acredito que colocar aditivo puro sem diluir poderá danificar alguns componentes. Como o próprio nome diz: aditivo. É para adicionar. Diminuir a temperatura de funcionamento fará seu carro consumir mais, pois o motor só irá trabalhar na sua eficiência plena na temperatura determinada pelo fabricante. Como seu carro tem ups, acredito que só irá trabalhar "quente" em condições extremas. Uma puxadinha ou outra acredito que não irá esquentar tanto.
Se eu fosse vc colocava a proporção correta, que se eu não me engano é 40% aditivo e 60% água. Proporção maior que essa só em lugares muito frio onde o líquido de arrefecimento pode até congelar, porém com a proporção máxima de 60% de aditivo e 40% de água.
 
Ja ouvi dizer, não confirmo pois nunca vi acontecer..

Falta de aditivo todos ja sabem no que da.. ferrugem em todo lado.. trava válvula.. enfim..

Só aditivo, os caras da retifica me disseram que colocar só aditivo concentrado (sem agua alguma) sai arregaçando as paredes do bloco e ainda mais do cabeçote que é de aluminio... até onde é verdade eu não sei.. Apenas repassei o que me disseram..

abraçoos
 

diego4100

Membro
Na verdade é o contrário, quanto mais aditivo, mais quente vai trabalhar. A água é um dos melhores transmissores de calor, a função do aditivo é evitar a corrosão do sistema, além de aumentar o ponto de ebulição da água e em alguns modelos, retardar o congelamento. Além disso, usar o aditivo puro pode furar partes do sistema que não estejam 100%, é muito comum em carros que o dono anterior usava água pura, o novo dono ter muitos problemas com vazamento quando passa a usar aditivo.

Atenção para os carros que tem cabeçote e bloco de alumínio, o aditivo é diferente dos carros com bloco de ferro fundido. Sim, o alumínio também corrói!

Eu indico o uso do aditivo orgânico (geralmente é rosa), ele dura até 5 anos no sistema, ao contrário do inorgânico, que dura em torno de 1 ano.

Outra dica, deem preferência ao aditivo diluído, pois ele é diluído com água desmineralizada. Se forem completar, usem água desmineralizada (pode pegar da chuva ou do cano do ar condicionado), ou na pior das hipóteses, água mineral engarrafada, pois a água da rua contém cloro, que afeta o sistema do carro.
 

ftorikai

Membro
Aproveitando o topic, quantos litros de água vai no radiador, pois irei comprar o aditivo, mas n achei no manual quantos litros e o reservatório...
 

Andrefis

Membro
@diego4100, fisicamente, não se trata da transmissão de calor da água e sim de sua alta capacidade térmica, ou seja, ela precisa ganhar ou perder muita energia para alterar a sua temperatura, por isso ela é usada no sistema de arrefecimento, pois sua temperatura não varia rapidamente a medida que recebe energia.
 

DrekTo

Novato
@diego4100, fisicamente, não se trata da transmissão de calor da água e sim de sua alta capacidade térmica, ou seja, ela precisa ganhar ou perder muita energia para alterar a sua temperatura, por isso ela é usada no sistema de arrefecimento, pois sua temperatura não varia rapidamente a medida que recebe energia.
eeehhhh... nao entendi nada... kkkk... desenha...

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DrekTo

Novato
Colocamos 100% de aditivo... carro comportou-se normal....a temperatura ideal chega rapidamente igual antes... sem novidades...

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2
 

Andrefis

Membro
eeehhhh... nao entendi nada... kkkk... desenha...

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2

Bom vamos lá:

"Capacidade térmica ou capacidade calorífica (usualmente denotada pela letra
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) é a grandeza física que determina a relação entre a quantidade de calor fornecida a um corpo e a variação de temperatura observada neste."

De forma mais simples capacidade térmica é a capacidade que um objeto tem de receber energia sem variar a temperatura. Um metal, diferentemente da água, tem capacidade térmica baixa, ou seja, com pouca quantidade de energia, ele varia sua temperatura.

Para exemplificar:
Ao se colocar água em uma panela no fogo, perceba que a panela irá esquentar bem mais rápido que a água, isto é, sua temperatura irá aumentar mais rapidamente do que a água porque a capacidade térmica do metal é bem menor do que o da água. Ao passar um minuto depois de se ligar o fogo, talvez vc já possa queimar a mão ao encostar o dedo na panela ou a panela já pode estar bem quente. Se neste momento vc encostar o dedo na água perceberá que a temperatura da água estará menor que da panela.

Por isso que a água é utilizada no sistema de arrefecimento de motores a combustão, pois ela consegue manter uma temperatura mais constante. Imagine que no sistema de arrefecimento fosse colocado um líquido ou material de baixa capacidade térmica. A temperatura do sistema iria variar constantemente de forma rápida, podendo fazer o motor superaquecer ou esfriar demais, não ficando numa faixa de temperatura ideal de funcionamento.

O aditivo refrigerante serve para aumentar o ponto de ebulição da água, ou seja, para a água não vaporizar ao chegar a 100 ºC, diminuir o ponto de congelamento, em locais muito frio o sistema de arrefecimento pode congelar se não tiver o aditivo, e por fim proteger as partes de metal por onde a água passa, evitando a oxidação do metal.
 

ThiagoD

Membro
Reavivando o tópico...
To pra comprar essa semana o aditivo pra trocar o meu, seria 5 litros no total?
2,5 de aditivo e 2,5 de agua destilada?

Meu carro esta só com agua pelo que vi, porém nao tem ferrugem, a agua esta clara...
Sera que posso ter problema de vazamento?
 
Oi pessoal, este topico precisa de uma atencao, nao existe resposta precisa.
No meu caso, retirei o radiador e a valvula termostatica para substituicao, deixei uma mangueira ligada em uma das flanges expostas ali da frente e eu vi o liquido jorrar pelo buraco da termostatica, saiu aquele liquido esverdeado do paraflu organico, mas continua muita agua no motor.

Dizem que é complicado retirar completamente a água do motor mas falam que nao pode misturar dois tipos de arrefecedor.

Dizem que sao 5 litros TOTAL no motor, mas nao existe resposta precisa aqui no topico se sao 7litros ou 5 litros ETC...


Estou com 3 litros de organico concentrado, pois existe agua no motor, mas como saber quanto de agua tem para diluir corretamente?

Devo colocar agua e levar a uma oficina para drenarem completamente e fazerem os testes colocando o arrefecedor que comprei na proposrcao exata?


Voces sabem nao confiamos muito em oficinas..
 

monte

Membro
@[member="MarceloBH"] faz o seguinte, misture com agua antes de colocar no radiador do carro, ai você já vai estar colocando na proporção certa. Se ficou um pouco de agua, não ira ter tanto impacto, visto que a quantidade que esta colocando é bem maior. Pega uma jarra, ou até um balde, sei lá, e faz a mistura de agua e aditivo. Faz em 50% de cada que ai você tem uma mistura boa sem excessos.
E faz uma quantidade menor antes pra não desperdiçar o aditivo caso sobre. Faz com 2 litros de aditivo primeiro, totalizando em 4 litros, e coloca isso no carro. Após isso verifica o nível, se precisar, faz a mistura com o terceiro litro que você tem.

E no meu antigo A3 8L, quando fiz a troca, foi por volta de 5 litros mesmo. Acho que não é 7 não.
E se quer tirar com mais certeza o fluido que ainda aparenta estar no carro, encha de agua apenas todo o sistema, funcione o carro por um tempo e esgote novamente, que ai deve limpar quase todo fluido que possa ter ficado no sistema.

Espero ter ajudado.

Abraço
 
Obrigado @[member="monte"] !!! acabou q fui a uma bosh car service, me cobraram 50,00 para efetuar a limpeza com agua corrente e uma máquina com meu carro ligado armando a ventuinha. muita agua verde saiu e como ja tinha o aditivo rosa organico marca VISCONDE, o serviço ficou por isso mesmo. obg!
 
MarceloBH disse:
Oi pessoal, este topico precisa de uma atencao, nao existe resposta precisa.
No meu caso, retirei o radiador e a valvula termostatica para substituicao, deixei uma mangueira ligada em uma das flanges expostas ali da frente e eu vi o liquido jorrar pelo buraco da termostatica, saiu aquele liquido esverdeado do paraflu organico, mas continua muita agua no motor.

Dizem que é complicado retirar completamente a água do motor mas falam que nao pode misturar dois tipos de arrefecedor.

Dizem que sao 5 litros TOTAL no motor, mas nao existe resposta precisa aqui no topico se sao 7litros ou 5 litros ETC...


Estou com 3 litros de organico concentrado, pois existe agua no motor, mas como saber quanto de agua tem para diluir corretamente?

Devo colocar agua e levar a uma oficina para drenarem completamente e fazerem os testes colocando o arrefecedor que comprei na proposrcao exata?


Voces sabem nao confiamos muito em oficinas..
Pessoal, comprei um radiador expandido erroneamente, rodei 2 dias com ele, e devolvi, encontrei com muita dificuldade aqui em BH um radiador novo brasado, apropriado para os carros turbo!! No coloquem expandido. Comprei da marca DENSO, e ao montar os coxins nao ficaram firmes, ficou tudo bambo fazendo barulho. DIgnostico, os pinos onde encaixamos os coxins eram 1mm mais finos e os coxins do radiador ficaram soltos. Logo desmontei novamente, fiz tudo eu mesmo, e trocaram na garantia, foi uma tentativa, chegou o radiador brasado da marca VISCONDE, mesma marca dos aditivos organicos concentrados que comprei (3L) sobrou 1 L. Conclusao aqui para todos, sao cerca de 4 litros metade aditivo metade agua, alguns procuram colocar agua desmineralizada, ms nao e facil conseguir em quantidade. Instalei o radiador novo, e ficou 100%. Obs: troquem seus radiadores!!! O carro e o cambio agradecem.
 

monte

Membro
Alguém saberia me informar quantos litros é a capacidade do sistema de arrefecimento dos motores 2.0 TFSI 200cv do A3 Sport/Sportback? Estou querendo trocar no meu, mas queria ter certeza de quantos litros de aditivo eu preciso comprar.

Abraço
 
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