Acendeu a luz do óleo no painel

RobertoA3

Novato
Pessoal, fiz uma grande besteira. Tenho um A3 1.8T 150CV ano 1998 mecânico e estava na estrada com minha família quando acendeu a luz de óleo no painel. Como ali era muito perigoso para parar por estar muito escuro resolvi, pela segurança de minha família, andar mais um pouco. O carro começou a fazer um barulho "feio" na parte de cima do motor, perdeu potência e morreu. Verifiquei o nível do óleo e estava normal.Ele não pega mais, o motor gira normalmente sem fazer barulho mas não da partida.
Com essa besteira que eu fiz, alguém pode me explicar o que pode ter estragado no motor. Obrigado.
 

RobertoA3

Novato
Bom dia,Gian
Eu usei a ferramenta de BUSCA e não encontrei as informações que preciso. Obrigado pela dica, vou criar um tópico na garagem.

Pessoal, fiz uma grande besteira. Tenho um A3 1.8T 150CV ano 1998 mecânico e estava na estrada com minha família quando acendeu a luz de óleo no painel. Como ali era muito perigoso para parar por estar muito escuro resolvi, pela segurança de minha família, andar mais um pouco. O carro começou a fazer um barulho "feio" na parte de cima do motor, perdeu potência e morreu. Verifiquei o nível do óleo e estava normal.Ele não pega mais, o motor gira normalmente sem fazer barulho mas não da partida.
Com essa besteira que eu fiz, alguém pode me explicar o que pode ter estragado no motor. Obrigado
 

della

Membro
Roberto,

Só um mecânico de confiança poderá dizer, não quero te assustar, mas deve ter faltado lubrificação e aparentemente seu motor quebrou! Só abrindo pra ver o que houve.
Você pode também passar o VAGCOM e verificar quais são as anomalias registradas, isso pode dar uma dica do que houve com o motor antes da quebra.

Boa sorte.
 

AS555N

Membro de Honra
Checou correia dentada? com certeza sua bomba de óleo faleceu......sem lubrificação no cabeçote ele pode ter travado e quebrado a correia ou pela falta de óleo pode ser que seu comando foi torneado hehehehehehe de qualquer jeito isso tá com cara de cabeçote....a parte de baixo do motor por natureza é mais resistente o problema dos nossos motores é o cabeçote que não é sensível mas demanda alguns cuidados, vamos torcer pra que não seja nada disso e eu tenha falado besteira..
[]'s
Renato
 

della

Membro
Bomba de óleo falecida foi ótimo...
Checar a correia é uma boa idéia, basta abrir aquela tampa superior dela que já dá pra ver.
 

chedid

Administrador
cara, boa sorte, mas ai vale o conselho, leve num mecanico de confiança.... ai veja o que houve e posta aqui no forum que gente ajuda catar peças....
 

RobertoA3

Novato
Pessoal, será que pode ter entupido o pescador de óleo consequentemente perdeu pressão de óleo na parte de cima do motor. Com isto perdeu pressão nos tuchos hidráulicos e começou a bater válvula sem ter ocasionado grandes danos no meu motor. Será que pode ter acontecido isto? Obrigado.
 

della

Membro
Cara se perdeu pressão não lubrifica aí tudo pode acontecer... É bem difícil não ter estragado o cabeçote nessa situação, ainda mais porque vc não consegue nem ligar o carro...
Se fosse só tucho descarregado ia ligar na boa, só ia ficar batendo válvula.
Insisto: mecânico de confiança, porque um picareta vai querer te tirar o couro...
 

roxo

Moderador
Meus Caros,

Ai é o seguinte:

POde ser XY coisas ... tenha em mente que seu carro faltou lubrificação no cabeçote, bomba de oleo foi pro saco como o Renato disse, porque se não quando vc verificasse o Oleo ele não estaria no nivél ... como a bomba (entupimento do pescador ou quebra) largou de jogar oleo para a parte de cima, nesta situação seu cabeçote pode ter tido várias anomalias.

Bem, o certo mesmo e como a galera disse .. i em um mecanico de confiança e que entenda da mecanica do argolas e se prepare, se for cabeçote e melhor colocar um novo logo, pelo ano de seu carro ele ja deve ter alguns desgastes nas passagens de agua e oleo, certo mesmo agora e desmontar e verificar tudo até mesmo a parte de força, cilindros, pistões, bielas e por ai vai ... não querendo assustar vc. POsta o diagnostico e eu te dou uma luz de como vc pode gastar o justo nesta situação. Boa sorte amigo.
 

RobertoA3

Novato
Pessoal, levei meu carro à um mecânico hoje. Amanhã acho que já tenho um diagnóstico. Assim que tiver uma posição eu informo aqui. Obrigado à todos.
 

RobertoA3

Novato
Pessoal, me desculpem pela demora na atualização das informações. Levei meu carro à um mecânico e o mesmo constatou que o problema se deu devido ao entupimento do pescador de óleo do cárter. Ele desmontou a parte de cima do motor e após análise constatou que não houve danos ao cabeçote nem ao comando e outras peças que poderiam estragar devido a falta de lubrificação não estragaram. Ele foi mostrando as peças para mim e me explicando a situação. O que estragou foi o tensor da corrente de comando. Neste caso, comprei o Kit de reparo do tensor ( R$245,00 ) e o mesmo foi trocado. Troquei também o jogo de velas ( R$60,00 ), a correia dentada ( R$95,00 ) e o tensor da correia dentada ( R$196,00 ). Esta semana o mecânico irá montar o motor, colocá-lo para funcionar para poder medir a pressão do óleo. Ele informou que a bomba de óleo esta funcionando mas ele quer verificar se a pressão de óleo esta correta. Assim que tiver mais informações eu atualizo. Obrigado à todos.
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Beleza, que bom que foi só isso .... no mais posta ai onde vc comprou esse kit de reparo do tensor, se tiver uma foto posta ai pra galera.

No mais seu mecanico tá certo no teste da bomba de oleo, pelo fato do entupimento ela pode ter sido avariada mesmo, mas vamos torcer que não, ao contrario do que muitos pensam, esse componente é bem robusto .. eu chuto aqui que a sua deve tá boa ... no mais, use um oleo sintetico de boa qualidade e o filtro especificado (recomendo o da marca Mann), se vc quiser passa ai quantos km se carro tá que eu te recomendo essa parte de lubrificação. Outra coisa é quanto ao sistema de arrefecimento, fiz um diy aqui onde explico os procedimentos pra vc fazer um serviço 5*** .. aproveita o momento e faz logo.

Não esqueça de trocar a junta do cabeçote e da tampa de valvulas tb, pra vc não ter problemas de vazamento (toda desmontagem de cabeçote é obrigatório essa troca de juntas) .. uma boa limpeza de tdo sistema de lubrificação e vc tem um argolas novinho novinho .... me mantenha informado ...
 
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