Abrir motor ou não??

Amigos tenho um A3150
e meu motor não tem barulho algum (batidas)
as vezes ele solta um pouco de fumaça de manhã...

e agora a alguns dias, meu cunhado bateu ele
estragando a suspensão, como ele já está no elevador pedi que tirassem a turbina pra verificar
e verificamos uma folga no eixo...
a pergunta é a seguinte...
vc acham que essa fumada pode ser por causa da turbina com essa folga de eixo?
compensa abrir esse motor pra verificar, mesmo sem nenhum barulho ?


o que acham ??
 

kkroto

Membro
Boa noite,

Acho que se abrir vai acabar fazendo mais que o esperado ou planejado. A turbina esta com muita folga? Por acaso está babando muito óleo? Pelo que relatou parece ser retentores de válvulas desgastados, um bom mecânico consegue realizar o procedimento de troca sem remover o cabeçote, porém recomendo remover as bobinas e velas e dar uma olhada na cabeça dos pistões, se tiver óleo ali na superfície já sabe que é o cabeçote o problema. No caso de anéis de segmento a fumada é constante e você notaria que o nível do óleo iria baixar rápido.
Sugiro testes preliminares, pois se abrir vai morrer um bom $$ só com juntas e coisinhas que você no vai querer fechar sabendo que tem que ser feito rs...

Abraços,

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Comece medindo compressão dos cilindros e pressão do oleo (com motor quente).
Se estiverem abaixo da spec, daí vc pode considerar abrir o motor, como manutenção preventiva.
Mesmo muito carbonizado, o motor pode estar dentro das tolerâncias.
Outra dica, tire o intercooler e veja se está melado de óleo. Oleo no intercooler é razoavelmente comum, até em turbinas novas, mas se estiver bem impregnado já não é bom sinal. A turbina sempre vaza pelos dois lados (quente e frio). Caso sim, cabe trocá-la ou recondicioná-la.
E manda a conta da oficina pro teu cunhado !
 

Almeida

Membro
douglas pereira disse:
Usa o Militec 1 e faça o teste. Com certeza é a turbina ta queimando óleo.

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Prossiga amigo, usa o Militec 1 e faz o teste, que teste? O que vai mudar de quando ele não tava usando o Militec pra quando usar?

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Agradeço a todos pela respostas...

Quanto ao uso do militec1, sempre usei em todos os carros que tenho
é toop...
estou conversando com o mecânico e todas as respostas que deram
estou usando para dialogar com o mecânico...
postarei novamente depois o que vamos fazer...
obrigado amigos
 

ThiSere

Membro
kkroto disse:
Boa noite,

Acho que se abrir vai acabar fazendo mais que o esperado ou planejado. A turbina esta com muita folga? Por acaso está babando muito óleo? Pelo que relatou parece ser retentores de válvulas desgastados, um bom mecânico consegue realizar o procedimento de troca sem remover o cabeçote, porém recomendo remover as bobinas e velas e dar uma olhada na cabeça dos pistões, se tiver óleo ali na superfície já sabe que é o cabeçote o problema. No caso de anéis de segmento a fumada é constante e você notaria que o nível do óleo iria baixar rápido.
Sugiro testes preliminares, pois se abrir vai morrer um bom $$ só com juntas e coisinhas que você no vai querer fechar sabendo que tem que ser feito rs...

Abraços,

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Pessoal, boa tarde! Estou ficando maluco procurando respostas sobre o mesmo assunto.

Quando acelero um pouco mais forte meu A3 150cv (hoje c/ 174.000 km) sinto um cheiro diferente dentro do carro, mas não tem o mesmo cheiro de óleo queimando como em carros que estão fumando pelo escape.

Faz uns 20 dias que recuperei minha turbina com o pessoal da HZL (Homero) e notei um pequeno traço de óleo descendo na entrada de ar da turbina (bem em cima da placa de identificação da turbina). Falei com o Homero e ele me disse para ver os respiros do motor. Não sei se era o procedimento correto, mas o mecânico soprou as duas pontas (uma que vai para o filtro do óleo e a outra que vai para a válvula no inlet) e disse que estavam livres.

O IC tinha bastante óleo antes da retífica da turbina.

Com a retifica da turbina, fiz a troca do óleo (Castrol 5w40 100% sintético), mas eu mal rodei 500 km e já baixou uns 1/2 litro nesses 20 dias.

Alguém pode me ajudar com onde começar a investigar esse sumiço do óleo???

As vezes o carro solta um pouco de fumaça branca de manhã, ou qdo paro em declive por um minuto e saio de ré (parar o carro, descer para abrir o portão e estacionar na garagem de casa, por exemplo). Antes da retífica da turbina saia fumaça azul clara. Mas acelerando normal na reta, ou saindo de um semáforo, etc, não sai fumaça alguma.

Usei a busca do fórum, o Google, mas o pessoal acaba entrando em discussão sobre quantidade (4,5l ou 5l...filtro pequeno, filtro errado, etc....) e não achei uma resposta sobre essa dúvida.

Agradeço muito desde já pela ajuda.
 

sosomrio

Membro
ThiSere disse:

Pessoal, boa tarde! Estou ficando maluco procurando respostas sobre o mesmo assunto.


Quando acelero um pouco mais forte meu A3 150cv (hoje c/ 174.000 km) sinto um cheiro diferente dentro do carro, mas não tem o mesmo cheiro de óleo queimando como em carros que estão fumando pelo escape.


Faz uns 20 dias que recuperei minha turbina com o pessoal da HZL (Homero) e notei um pequeno traço de óleo descendo na entrada de ar da turbina (bem em cima da placa de identificação da turbina). Falei com o Homero e ele me disse para ver os respiros do motor. Não sei se era o procedimento correto, mas o mecânico soprou as duas pontas (uma que vai para o filtro do óleo e a outra que vai para a válvula no inlet) e disse que estavam livres.


O IC tinha bastante óleo antes da retífica da turbina.


Com a retifica da turbina, fiz a troca do óleo (Castrol 5w40 100% sintético), mas eu mal rodei 500 km e já baixou uns 1/2 litro nesses 20 dias.


Alguém pode me ajudar com onde começar a investigar esse sumiço do óleo???


As vezes o carro solta um pouco de fumaça branca de manhã, ou qdo paro em declive por um minuto e saio de ré (parar o carro, descer para abrir o portão e estacionar na garagem de casa, por exemplo). Antes da retífica da turbina saia fumaça azul clara. Mas acelerando normal na reta, ou saindo de um semáforo, etc, não sai fumaça alguma.


Usei a busca do fórum, o Google, mas o pessoal acaba entrando em discussão sobre quantidade (4,5l ou 5l...filtro pequeno, filtro errado, etc....) e não achei uma resposta sobre essa dúvida.


Agradeço muito desde já pela ajuda.
O meu tem mesma kilometros e faz isso. Ele baixa até o mínimo da vareta e para . Nao baixa mais. Não adianta completar pq sai no suspiro. Se completa fica sujando o sistema de admissão sempre. Nunca deu problema.

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ThiSere

Membro
sosomrio disse:
O meu tem mesma kilometros e faz isso. Ele baixa até o mínimo da vareta e para . Nao baixa mais. Não adianta completar pq sai no suspiro. Se completa fica sujando o sistema de admissão sempre. Nunca deu problema.

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Obrigado pelo retorno @[member="sosomrio"]

No meu caso ele não pára de baixar, inclusive ontem tive que colocar 1 litro após 800 km rodado e ainda assim ficou pouca coisa abaixo do máximo na vareta (lembrando que acabei de fazer turbina e água não baixa nada nem vejo fumaça no escape ou vazamentos no motor)

Vi em alguns posts aqui do clube parar verificar se as velas estão com óleo. Se estiverem, pode ser a junta da tampa de válvulas + vedadores das velas?


http://www.allpartsnet.com.br/junta-tampa-valvula-victor-reinz-audi-a3-1-8-20v-aspirado-turbo-1997-2006-jtau0033/p


Abraços
 
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