Nao entendi NADA do funcionamento!!
[2]Nao entendi NADA do funcionamento!!
Nao entendi NADA do funcionamento!!
Se entenderem inglês, esse vídeo mata a charada por trás da dupla embreagem.
Basicamente, são dois cambios, cada um com a sua embreagem, ligados em paralelo no motor e com a mesma saída em comum.
Cada caixa de cambio é responsável por certas marchas, exemplo, uma caixa tem as marchas pares a outra as impares.
Quando tu sai de 1ª, a embreagem do cambio que contém a primeira marcha está ativa e por consequencia a embreagem da outra caixa está desativada, porém com a segunda já engatada. É COMO SE VOCÊ TIVESSE DE SEGUNDA E COM O PÉ NA EMBREAGEM. Na hora da troca é que acontece a magica das trocas ultra rapidas desse tipo de cambio. APENAS AS EMBREAGENS SÃO ALTERNADAS, A PRIMEIRA É DESATIVADA E A SEGUNDA É ATIVADA. Ou seja, durante a troca, nenhuma operação de engate ocorre, apenas a liberação e engate das embragens. Após a troca, a proxima marcha é pré-engatada no cambio correspondente e fica só esperando a hora da nova alternancia de embragens.
O grande lance da engenharia é fazer isso tudo compacto como se fosse uma coisa só, um controle eletronico muito preciso, com sistema hidraulico confiável para realizar todas as operações ordenadas pela central.
Para resolver de vez, vou tentar fazer um GIF fazendo analogia a um cambio manual normal com dois pedais de embreagem e duas alavancas de cambio.