Abrindo a embreagem de um DSG!!!

Claudião

Novato
Tá ai galera, essa é a bagaça... fotos feitas pelo Fabio Nascar

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marioaoliva

Moderador
Se entenderem inglês, esse vídeo mata a charada por trás da dupla embreagem.

Basicamente, são dois cambios, cada um com a sua embreagem, ligados em paralelo no motor e com a mesma saída em comum.
Cada caixa de cambio é responsável por certas marchas, exemplo, uma caixa tem as marchas pares a outra as impares.
Quando tu sai de 1ª, a embreagem do cambio que contém a primeira marcha está ativa e por consequencia a embreagem da outra caixa está desativada, porém com a segunda já engatada. É COMO SE VOCÊ TIVESSE DE SEGUNDA E COM O PÉ NA EMBREAGEM. Na hora da troca é que acontece a magica das trocas ultra rapidas desse tipo de cambio. APENAS AS EMBREAGENS SÃO ALTERNADAS, A PRIMEIRA É DESATIVADA E A SEGUNDA É ATIVADA. Ou seja, durante a troca, nenhuma operação de engate ocorre, apenas a liberação e engate das embragens. Após a troca, a proxima marcha é pré-engatada no cambio correspondente e fica só esperando a hora da nova alternancia de embragens.

O grande lance da engenharia é fazer isso tudo compacto como se fosse uma coisa só, um controle eletronico muito preciso, com sistema hidraulico confiável para realizar todas as operações ordenadas pela central.

Para resolver de vez, vou tentar fazer um GIF fazendo analogia a um cambio manual normal com dois pedais de embreagem e duas alavancas de cambio.

Show de bola...
 

Claudião

Novato
O intuito era mostrar os 2 conjuntos de discos da embreagem...

o cambio em si, é a embreagem, as engrenagens e a mecatronica. Nessa foto da pra ver todo o sistema.

A embreagem pela parte esquerda justamente a parte seca, as engrenagens, e todo o sistema hidraulico controlado

pela mecatronica que se vê na parte inferior da direita do esquema ! Aparecem os solenoides que ficam dentro dela.
 

Anexos

  • dsg.jpg
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essa é uma das transmissões mais complexas .
tambem caixa desenvolvida ela ZF tem nem como discutir ...
quiseram misturar, mecanica com eletronica,com seguimento hidraulico.
Tinha mais coisa pra desmontar ali em kkkkkkkkkkkkk
chapeu chines pistão...
não a nescessidade de fazer a troca do conjunto inteiro,
so os disco de aço composite,pistão se estiver resecada a sua vedação

e o que vem a dar defeito nessa transmissão é a mecatronica , infelizmente a peça mais cara
brasil R$ 16,000,00 a R$ 18,000,00 kkkkkk

Mais ainda gosto da transmissão CVT . :D

parabens pelo topico Claudião
 

Claudião

Novato
Mecatronica é realmente 16 conto, lá fora acho que 2000 euros. Mas pelos canais... precisa ser original p/ a css fazerem o serviço.

A Meca tem 15 sensores, 13 internos e 2 externos, muitos com redundância de leitura, p/ manter o

conjunto funcionando! mas quem já viu as peças originais,não tem como recuperar, é enchida com uma

resina com 2 propositos ao meu ver, uma para não haver reparo e outra p/ proteção térmica, pois

a bagaça trabalha perto da "churrasqueira", apesar da turba estar do outro lado, ela continua

acoplada diretamente na transmissão/motor!

Trocar só os discos é uma questão em aberto, pois entra a questão de recalibrar a mecatronica com

o novo conjunto instalado.

Outro dia fiz uma comparação bem fuleira... é a mesma coisa instalar um elevador num prédio,

depois os manos precisam ajustar a "parada" precisamente nos andares, dependendo de altura estrutural,

carga, etc.... a meca/ecu levam em consideração bem mais detalhes, marcha, rotação, pedal, etc....
 

Claudião

Novato
Continuando o topico, a grande pergunta, e o desgaste?

Ele é absolutamente igual à qualquer embreagem normal, só que como são duas,

teoricamente desgasta 50% em cada conjunto!

Isso é informação das autorizadas, que eu acho que está correta!

Ah pq a minha foi pro saco... razões infinitas... motor forte, pé pesado, etc! desgaste do dono anterior(o maior fator no meu caso)!

É isso ai, bem vindos ao 8P... eletronica forte, carro forte, manutenção sou suspeito pois tenho um que só troquei a BOV e uma

bobina, mas continua uma máquina!

No outro tenho embreagem zero, comando zero com o novo material menos desgastante ao cam follower, cabeçote zerado testado à vacuo, 4 valvulas novas, bov nova, N75 zero, corrente nova,esticador novo, carcaça nova, correia nova....

Isso ai !
 
positivo e se a mecatronica for trocada nescessita do number VIN ser igual a da estragada
para configurar ela no carro. e depois fazer a calibragem ..
comprar e colocar não ira funcionar sem essa configuração ..
la a fora esta custando 3,5 mil euros ..
ainda tem as taxa da receita
to vendendo uma nova dessa cliente me pedio pra trazer no final não quis . acabei me fudendo.
por 12 mil
4 mil a menos que a consessionaria ..
mecatronica nova zerada ..

ele prefirio ir na consessionaria ..
foda né

agora pra achar um passat ou jetta ou audi que tenha mesmo numero VIN da minha . fodeu
 

Claudião

Novato
Marinho, cada peça tem um PN e umn VIN, isso ai tem que ser configurado na CAN do carro, ou seja no chassi, senão já era....

Até o que eu saiba, só as autorizadas conseguem isso.

A embreagem até é possivel trocar, mas tb existe a adaptação feita pelo sistema deles, ou ver se funciona na raça!

Agora a meca, não tem jeito! é VIN/CAN e chassi !!! a dupla é VIN/Chassi, por isso não haverá idêntica.

Tudo que descrevi foi baseado em estudos e conversas que que tive com o pessoal da audi!
 

Claudião

Novato
freple, isso é a bucha, com um carro que já tinha alguma variação no dsg e eu sentei a cavalaria no danado...

nunca irei desmerecer a tecnologia , é que a pancada de apr, sprint, num sistema já meio capenga, ai
virou essa manutenção.

Se vc me perguntar se faria outro, vou falar que farei sim... o stage 2+ entortando a carroceria e
fazendo uns amg ficar olhando pro lado

Vou vender consultoria pra compra de audi sportback! depois que tudo que vi e estudei... acho que vale.

A Audi troca por garantia um monte de mecatronica!!! eles já sabem o que pega!

Tirando tudo isso o custo x beneficio desse carro não tem igual!!! o que se compra com 56k ?

Algum carro com dsg, abs. estavel, 260km/h de final ? esquece. Não é a manutenção que

irá denegrir isso, claro, obvio, é cara, mas o resultado final é o que vale. Afinal, eu tenho um

que não deu pau nenhum ! Uma Bov e uma bobina trocada!,,
 

alexandresk

Novato
show de bola as fotos, bem legal mesmo.

Ja não tem esses cambios no Black market?? vulgo desmanche? ou tem essas paradas de numeração especifica?

tenho certeza tb que original nunca iria dar problema. mas achei que com preparação tb não dava, vai saber..
 
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