A3 Sport Project (8v)

Meu nome é Lucas Lacerda, moro em São Paulo capital e há algumas semanas comprei meu A3 Sport 1.8 (8v). Já participo há algum tempo do grupo do whatsapp e frequento os encontros, mas queria registrar aqui tudo que fiz e estou fazendo no meu carro pra poder compartilhar um pouco do que aprendi e do projeto com vocês. Quando comecei a pesquisar sobre o carro, achei muito pouco conteúdo no fórum e o melhor jeito de contribuir com isso é colocando minha própria experiência.

Até então tinha um i30 2010, preto e automático. Fiquei uns 6 anos com o carro e sempre gostei muito, principalmente do fato de ser hatch, ter um visual mais esportivo e ter um motor bacaninha. Quando resolvi dar o upgrade de carro, queria um hatch que tivesse mais motor, que fosse 2 portas de preferência e que tivesse uma comunidade de proprietários e de preparadoras pra apoiar (APR, Revo, etc).

Tudo começou quando comecei a buscar um A3 Sport usado (só veio pro Brasil em 2013 e 2014 e não vende novo mais) na Webmotors. Achei alguns que me interessaram na época, isso final de junho 2016. O que eu queria inicialmente era: tinha que ser o Sport (2 portas), 1.8, banco de couro, não muito rodado, preto ou branco e claro, muito bem conservado. Achei um preto não na configuração que queria na Caraigá em SP e como é um carro um pouco raro de se ver na rua, fui lá pra dirigir e sentir um pouco o carro além das fotos. Acontece que chegando lá, por muita coincidência, ao lado do preto tinha um branco, na mesma kilometragem só que mais conservado, com banco de couro, novinho, que não estava na webmotors porque tinha acabado de chegar lá 2 dias antes e nem tinham colocado ainda. Foi amor a primeira vista hahah. Dirigi o carro, muito novo, todas revisões feitas na Audi, e resolvi que era aquele. Desse dia em diante, foram quase 6 semanas de espera e angústia entre burocracias, liberação e documentação do consórcio, DUT, cartórios, entregar meu i30, inspeções, seguro etc etc etc, não chegava nunca mais. Finalmente no início de agosto peguei meu tão sonhado A3 e aí tudo começou.

Antes mesmo de pegar o carro já tinha construído o projeto todo na cabeça, comprado todas as peças e só faltava instalar. No dia que peguei o carro, o projeto começou:

Na parte estética:
- Tinha comprado as rodas do RS6 19" com pneus Falken 245/35 R19 semi-novas que achei na OLX por um excelente deal. Paguei R$4.000 no jogo completo de rodas e pneus.
- Comprei molas H&R (modelo normal, não a low version) no site de Leandrini em promoção por R$599. Preferi H&R do que Eibach porque depois de pesquisar muito em fóruns, ver fotos e vídeos, vi que baixava um pouco mais e ficaria na altura que queria.
- Comprei algumas badges do s-line para colocar na lateral do carro no ML
- Comprei uma anteninha shark da Audi branca no ML
- Comprei as pedaleiras de metal originais no ML
- Comprei uma badge da bandeira da Alemanha pra colocar na grade frontal no ML
- Comprei uma badge do S3 no ML pra substituir o A3 e o TFSI da traseira
- Comprei uma câmera de ré no AliExpress
- Comprei lâmpadas de led pro milha porque a luz amarela que vem é horrível, principalmente quando destrava o carro e ela acende
- Comprei um tratamento completo de pintura que consistia em: lavagem completa, descontaminação de pintura com claybar, polimento e cristalização.

Na parte de performance:
- Tinha fechado uma compra do Downpipe catless semi-novo feito pela Pitstop do Rodrigo Cruz (@dealornodeal) membro aqui do grupo.

No dia que busquei o carro na concessionária fui direto na Colonial Rodas da JK montar as molas, rodas e colocar insulfilme (G20).

Aqui vão algumas fotos do carro na 1ª fase do projeto (estética):
 
100% original:

IMG_20160730_102736.jpg



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IMG_20160730_102800.jpg
 

Primeira parte do projeto quase finalizada, ainda falta:


- Pedaleiras de metal[/indent]
- Badge da Quattro no painel comprada no AliExpress[/indent]
- Câmera de ré comprada no AliExpress[/indent]
- VCDS
- Hidratação e limpeza dos bancos de couro

- Volante com flat bottom e paddle shifters do S3 (http://europrice.us/steering-wheel-post-facelift-s-line-flat-bottom-855)[/indent]
- Retrovisor em carbono ou prata fosco (igual S3), ainda não decidi[/indent]
 
Na parte de performance, descobri como muitos aqui do grupo o problema do DSG7 (DQ200) depois que tinha comprado o carro e fiquei com certo medo, principalmente porque se quebrar e fora da garantia, vai ficar bem caro $$$ trocar.

Conversei com muita gente que já trocou o câmbio dentro e fora da garantia, fez remap APR, Reiko ou Revo e usa piggybacks Speed Buster e JB1. Sendo muito sincero, resolvi aproveitar o carro e depois que andei em um A3 com APR essa semana e em um com Speed Buster, tomei minha decisão que vou pro remap de olhos fechados, não tem comparação o que anda mais. Não sou muito fã de piggyback e não queria ter que colocar de jeito nenhum só porque se der problema é fácil tirar. Meu carro não está mais na garantia de qualquer forma e sou muito cuidadoso, não fico dando pau em rua esburacada, espero o óleo esquentar e tudo mais. Se tiver que quebrar, vai quebrar com ou sem remap.

Em termos de onde preparar, de novo, pesquisei muito e falei com muitos usuários dos carros que prepararam na Pitstop (representante APR e BMC), na BTM Performance (representantes Revo), Zé do Chip e Reiko. Fiz a escolha pela Pitstop não só porque me pareceram ser mais sérios e dominarem o que estão fazendo, mas também pelo fato de terem muita experiência com APR e preparação em A3, além de que o Neto faz parte do clube e acho legal apoiar.


Sempre olho em termos de custo x benefícios pros ups que coloco, então o que resolvi fazer:
- Filtro K&N inbox: vou comprar usado do Rodrigo também (@dealornodeal). Não quero cônico porque não gosto de carro espirrando (acho baiano demais) e o APR Carbonio é R$2000 mais caro que o da K&N pra ganhar uns cavalinhos a mais e olha lá.
- Downpipe catless em inox feito pela Pitstop
- Muffler delete: vou rancar o abafador traseiro, colocar uns canos retos 3.5" com ponteira em 3.5" também pra dar uma encorpada no barulho. Decidi não fazer o escape completo porque o carro poderia ficar muito alto e no dia-a-dia não era o que queria, além de que achei o barulho só rancando o abafador bem agradável e alto quando precisa ser.
- Remap APR Stage I.[/indent]

Com todos esses ups acima, devo gastar no máximo R$5.000 já incluindo mão de obra, já que consegui ótimos preços no downpipe, filtro e canos do escape com a ajuda do Rodrigo (@dealornodeal). A potência deve ir pra uns 235-240whp e uns 35-37kg de torque, o que está no limite do que a transmissão aguenta e já faz uma puta diferença no que o carro anda.

Queria muito agradecer todo mundo do grupo que ajudou sanar minhas dúvidas, a comprar as coisas e deixou eu andar no carro pra sentir os upgrades, é bastante importante essa pesquisa prévia pra saber onde estou pisando.

A medida que for fazendo os ups e o projeto for avançando, postarei mais fotos aqui.

Valeu!
Lucas Lacerda
 

alphonsus

Membro
lucaslacerda disse:
....Se tiver que quebrar, vai quebrar com ou sem remap.....
hahahahahahaha disse tudo amigo. Ótimas escolhas!!! Importante é você ficar satisfeito, além de caber no bolso. Sempre vai ter o cara que "mas com fulano vem X cv a mais, custo Y a menos", mas garanto que será um projeto único! Boas escolhas!
 

monte

Membro
Show de bola! Top demais esses Sport do modelo 8V...eu tenho o 8P, mas acho esse ai muito bonito o modelo. Gostei das rodas, casaram perfeitamente com o carro. Tudo de muito bom gosto, continue assim.
Projeto top demais, segue em frente que com certeza vai ser só alegria. E melhor coisa é ir pesquisando bastante como vc esta fazendo, com certeza vale a pena mesmo.
Acompanhando os novos ups!

Abraço!!
 

Guihx3

Membro
Vou acompanhar, show de bola o carro! Eu vi que voce trocou os logos do audi atras... Recentemente comprei aqueles adesivos metalicos Sline e o da grade e ouvi criticas quanto a isso, que estragaria o carro, voce ''mentir'' que é outro.. Fiquei meio desanimado, ta la em casa pra colocar rs. O que tu acha?
 
Guihx3 disse:
Vou acompanhar, show de bola o carro! Eu vi que voce trocou os logos do audi atras... Recentemente comprei aqueles adesivos metalicos Sline e o da grade e ouvi criticas quanto a isso, que estragaria o carro, voce ''mentir'' que é outro.. Fiquei meio desanimado, ta la em casa pra colocar rs. O que tu acha?
não ligo não cara hahah

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Almeida

Membro
Badges são legais, mas quattro num veículo fwd, turbo em carro aspirado, etc... né forçacão não?

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@[member="alphonsus"], comprei retrovisor s-line, camera de ré e mais uns detalhes. Em breve começa projeto motor: remap APR, downpipe, filtro, escape


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