A3 Sport 2.0 x DS3

dmach1

Novato
Olá amigos do A3 Clube.

Pretendo trocar de carro no final do ano e gostaria de me dar um presente.
Dentre as opções que eu estava cogitando, atualmente o DS3 e o A3 Sport 2.0 FSI são fortes candidatos.

Do Citroën eu sei que há uma boa relação de CxB, dado o desempenho do carrinho que leva um THP debaixo do cofre. Pelo peso do carro, o motor downsized e a caixa manual com 6ª overdrive tornam ele razoavelmente econômico pro desempenho. Aliado a isso, os preços de manutenção e seguro são competitivos para um carro dessa categoria.

Em todo caso, eu sempre quebro o pescoço quando vejo um A3 2 portas (8p). O carro mexe comigo.
Agora, para minha surpresa, lendo opiniões sobre os donos de ambos os carros, notei que existem muito mais reclamações de donos de A3 8P do que reclamações de donos de DS3. Estes últimos na realidade só elogiam o carro. Não sei se isso se deve ao fato de existirem muito mais A3 rodando no Brasil do que DS3, mas os reviews me deixaram alerta.

Vejam, ambos os carros são compras emocionais. Mesmo assim eu gostaria de fechar negócio com alguma segurança, isto é, o carro adquirido não vai me surpreender negativamente.

Qual a opinião de vocês sobre esses 2? Principalmente levando-se em conta o fator confiabilidade, custo de manutenção, problemas crônicos e seguro.

Alguns dados importantes:
- Para fins de seguro, atualmente tenho 24 anos, mas o carro será adquirido quando tiver 25
- O orçamento é de no max 60k
- Rodo cerca de 80 km diariamente (cidade e estrada)

Muito obrigado e bom final de semana a todos!

Dmach1, vc vai ter que por na balança algumas coisas... Tenho alguns conhecidos que têm DS3 e alguns outros carros com a mecânica THP e realmente são só elogios pra este motor que é PSA/BMW, o DS3 especialmente é muito bem acertado de curva além de ser um carro leve... Porééém Original X Original eu acredito que o A3 ande mais que o DS nas situações cotidianas e especialmente em estrada...Agora se você gosta de curva, ai acho que o DS3 é uma escolha melhor por ter um acerto de chão mais esportivo do que o A3, que tem uma proposta mais de conforto, obvio que isso tem um preço... o andar do DS3 é MTO mais duro que do A3...
Outro ponto é que o A3 é mais fácil extrair potência, primeiro que o 2.0T já começa com 220cv (mesmo tendo 200 declarado, todos sabemos que na verdade ele tem mais) enquanto o DS parte dos 180cv (outro caso de carro que anuncia 165cv mas tem um pouco a mais)...Os A3 só com chip+filtro vem 260~270cv, se partir para fazer downpipe e um CAI dá pra arriscar os 290cv... O DS3 com chip+filtro vem no máximo 210cv e se fizer escape e mais umas coisinhas como trocar a DV, trocar o charge pipe e tals belisca os 240cv, agora pra subir disso só trocando turbina (existem receitas prontas, tanto trocando o miolo da turbina original quanto usando co conjunto completo dos mini JCW, sendo que isso dá uns 280cv e com injeção de água/metanol dá pra passar dos 300)
Um ponto crucial para mim é a posição de dirigir... a posição do DS3, como de todo carro francês, é um pouco mais alta e com o volante um pouco mais inclinado... Eu prefiro muito mais a posição do A3 que é mais no chão... A questão de acabamento e conveniências creio que haja uma certa equiparação, com o A3 levando certa vantagem por aquela questão que eu levantei de não ser um carro com propostas esportivas... Inclusive, não podemos esquecer que o A3 é DSG o que traz um conforto bem maior...

Agora falando de problemas... Realmente nunca ouvi falar nada dos DS3, sobre problemas crônicos... Como todo carro importado ele sofre um pouco com nossas ruas e a suspensão tende a ter vida útil curta... Mas acho que fica meio empatado com o A3... Assim como o 2.0TSI, o 1.6THP TAMBÉM sofre com formação de carbonização se não foi abastecido com combustível e óleo de boas qualidades... O A3 pode incomodar um pouco em bobinas e com a PCV e o cânister, coisas que nunca li relatos no Citroen... Outro ponto que pode acontecer nos A3 é o DSG dar pau na mecatrônica, não é comum nos 8P pós-facelift mas acontece, especialmente se o ex-dono dava mto cacete e/ou negligenciou troca de óleo do câmbio... Mas o que me vem à cabeça é somente isso... Claro que estou considerando nessa "avaliação" o 8P com motor EA888 (por corrente) pq acho que nem tem A3 Sport com motor EA113 (com correia)... O de correia tem que ficar bem atento ao tucho da bomba mecânica (Cam follower) além de ter a correia que deve ser trocada junto com tensores a cada 60mil km

Seguro e desvalorização... Acho que você deve REALMENTE fazer uma cotação de ambos os carros no seu perfil... creio que ambas sairão bem caras pela sua idade e km, mas acredito que do Citroen acabe saindo mais barato por ser um carro menos visado e menos comum... Só que em compensação, a desvalorização do DS é beeeem maior, como de todo carro PSA

Consumo em qualquer um dos dois vai depender do seu pé, mas pelo THP ser menor e ser manual eu acredito que ele tenda a ser mais econômico...

No fundo no fundo eu acho que o DS3 seria uma escolha um pouco mais racional... Enquanto o A3 seria mais emocional... EU escolheria o A3 de olhos fechados! Acho o Audi mais carro, mais bonito (não que ache o DS3 feio, mas por ele ser mto estiloso acaba cansando) e especialmente mais forte e fácil de mexer...

dmach1

Novato
Victor, muito obrigado pela resposta.

Realmente o DS3, entre os emocionais, tem se mostrado a opção mais "racional".
Concordo com características que você ressaltou sobre o A3 (melhor desempenho em retas, mais facilidade para conseguir potência, conforto e beleza). Tanto que meu coração bate mais forte pelo Audi.
O que me surpreendeu foi a quantidade de problemas relatados pelos donos em comparação aos relatos dos donos de DS3. Um alemão ter mais reclamações do que um francês quebrou alguns paradigmas até então incontestáveis pra mim.

Eu queria mesmo alguma dose de confiança pra abraçar um A3, mas como eu disse, estou apreensivo agora e não pretendo dirigir um carro morrendo de medo dele quebrar repentinamente. Não que o Audi seja de porcelana, mas como meu orçamento só dá pra um usado, parece que o A3 é mais intolerante com ex-dono desleixado. E isso tem um preço alto.

merotti

Membro
Acho que a análise de vocês é certeira. Realmente o motor THP com câmbio manual não da pra imaginar grandes problemas.

Só uma dúvida, por que não o Sportback (nada contra o Sport)?

Acho que num acha Golf a 60k Julio... talvez uns 64k, mas 60k acho que não chega... além do mais, na questão desempenho, o DS dá um baile no Golf