A3 aspro baixa performance

maxbauer

Novato
Pessoal, boa noite.

Recentemente fui contemplado com um A3 1.8 aspirado, esse carro já está na família (era do meu pai), a mais ou menos 7 anos.

Logo que compramos ele deu problema no motor (virou os anéis), como estava na garantia a garagem onde compramos fez o motor inteiro
(parte de cima + parte de baixo), até aí tudo bem, o carro ficou uma bala, consumia pouco, andava muito bem (cheguei a dar 245km/h numa brincadeira com um amigo), até que a uns 6 meses (+ou-) tivemos problema novamente, e como o mecânico que havia mexido nele da primeira vez havia mudado a oficina de lugar e não havia conseguido encontrar o novo endereço, levei a uma oficina perto de casa mesmo (pior decisão que tive), havia dado problema com o tensor da corrente do comando e o filtro de resfrio do óleo (cárter) estava entupido, o mecânico não "percebeu" isso e como resultado 2 dias depois que peguei o carro ferrou tudo (travou 2 cilindros).

Depois da "agada" feita não adianta chorar, fiz o que devia ter feito desde o princípio, fui procurar o mecânico que havia mexido nele de primeira vez, guinchei o carro e levei até ele, chegando lá, imagina o resultado, tinha que fazer tudo novamente, porém como o valor que havia ficado pra fazer o meu motor era muito alto, ele deu a idéia de comprar um motor novo, mantendo apenas o meu bloco para que não houvesse necessidade de alterar no documento, assim fizemos, porém agora é que começa a novela realmente :(.

Para ter garantia no motor, ele deveria ser montado em um mecânico que a auto peças havia recomendado, até aí tudo bem, levamos o carro e eles fizeram o serviço, o motor ficou uma beleza (aparentemente), ele esporadicamente falhava um pouco (nas retomadas) o mecânico disse que tinha que fazer a revisão da injeção pois ela ainda é original, até aí tudo bem, como as falhas são pequenas, final de ano fui viajar com ele, desempenho muito bom na estrada, consumo legal (14km/l), mas aí veio a surpresa, quando o ar estava ligado a queda de performance era violenta, como na estrada sempre estava em alta, dava pra ir tranquilo, quando precisava, desligava o ar e boa.

Mas esse sintoma está me incomodando, até mesmo porque eu conheço o carro e seu do seu potencial, sendo assim, buscando na internet cheguei até esse fórum, e após muita leitura, cheguei a conclusão que era hora de comprar um cabo para fazer o diagnóstico em casa.

Chegado o cabo, fiz uma limpeza dos erros que havia na central, rodei um pouco e li os erros novamente, ficaram "apenas" 2 erros:

2 Faults Found:
00515 - Camshaft Position (Hall) Sensor (G40)
29-00 - Short to Ground
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70): Signal too Low
P0102 - 35-00 - -

Ótimo, aparentemente cheguei ao problema, mas aí como curioso que sou, busquei mais alguns artigos e encontrei um howto de como efetuar o teste da MAF, que resumidamente era ligar o carro e ler um determinado grupo em tempo real, feito o teste vi que a MAF "aparentemente" está lendo os valores, só não sei se corretamente, ainda não efetuei a troca desses componentes, irei fazer para
zerar esses erros e ver se o carro volta a andar como era antigamente.

Mas até aí estava tudo muito fácil, lendo outros tópicos aqui do fórum, li uma informação que me deixou totalmente preocupado,
pelas informações é possível utilizar o cabeçote do AGU no motor AGN, porém a contra partida é a perca de performance em alta rotação.

Aí vem a pergunta que não quer calar, como saber se no meu carro foi utilizado o cabeçote AGU ou AGN?

Ps.: Desculpem a longa história, mas ela é necessária para que haja um entendimento de onde vem a dúvida.

Obrigado!
 
Meu irmão também depois que fez o motor do carro dele, um gol. Fico uma verdadeira merréca quando ligava o ar super fraco, e as vezes morria. Pois bem motor foi mau feito e não tava gerando energia suficiente se tornando fraco. Tiveram que fazer novamente. E agora só vai.
 

maxbauer

Novato
Obrigado pelas respostas, assim que chegar em casa irei verificar se consigo achar a grafia do modelo no cabeçote, pois dei uma rápida olhada na hr do almoço mas não consegui achar :|, caso tenham mais alguma coisa para me ajudar, ficarei grato.
 

maxbauer

Novato
Pessoal, no cabeçote tem a sigla APP, pelo que eu li aqui no fórum, esse cabeçote seria do 1.8T - 180CV, é isso mesmo?

Alguém com mais experiência poderia confirmar isso? Por que se for, estou vendo que terei um período de turbulência com a auto peças que me vendeu o motor :(

Obrigado!
 

ALBERTOLIMA

Membro
Realmente APP nao é o cabeçote do aspirado (AGN).
As vezes o cara coloco esse cabeçote pensando em turbinar, mas ta em estranho isso. O coletor de admissao é o mesmo do aspirado ou do turbo?
Posta umas fotos ai
 

maxbauer

Novato
Esse carro sempre foi meu (do meu pai na verdade), nunca tivemos a intenção de turbinar, foi sacanagem do cara que vendeu o motor mesmo.

O coletor é o original dele, tanto que nem tinha me dado conta dessa troca, pq o motor ficou exatamente igual, só percebi porque como sou mt curioso estava lendo os tópicos sobre o aspirado aqui no fórum.

Irei tirar algumas fotos na hr do almoço e anexo aqui no tópico.

Obrigado!


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maxbauer

Novato
Segue as fotos que o amigo pediu.

Agora vem outra pergunta, o que devo fazer trocar o cabeçote inteiro ou é possível trocar somente os comandos?

2d92d4fdf103bc7a01c5bf7b15817a38.jpg


4b9be5aed6903398e290aadef653d24e.jpg



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maxbauer

Novato
Pessoal, já pensando no caso de eu não conseguir um acerto com a auto peças, inicio outra fase "de sofrimento", agora preciso corrigir essa m... que eles fizeram,
para isso preciso da opinião do amigos.

Irei separar em opções para ficar melhor.

Opção 1: - Trocar o cabeçote e colocar um AGN original
Opção 2: - Manter o cabeçote APP e trocar o comando de admissão (PN: 058109021F) e comando de escape (PN: 058109022D)

Vi que tem 2 PN's para o comando de admissão:
- 058109021.F = AGN, APG 8,41mm, 202°, 18° n. OT (original apontado pelo CarProg2)
- 058109021.D = ADR, AGN 8,41mm, 202°, 12° n. OT (encontrei essa referência em um outro fórum [1])

Qual o comando que ficaria melhor nesse motor?

Outro detalhe que o CarProg2 me mostrou é que as válvulas de escape são diferentes para o cabeçote AGN e APP, caso opte por trocar apenas os comandos,
preciso trocar essas válvulas também?

Fazendo algumas buscas, vi também que a MAF é diferente para cada tipo de cabeçote, como ficaria nesse caso (usaria do AGN ou APP)?

Sei que são muitas perguntas, mas quero ajustar isso pra poder tirar o máximo desse motor fazendo a coisa correta para minimizar os problemas.

Meu argola precisa de carinho, vou gastar um bons trocados, mas tenho certeza que vai ficar show!

Obrigado!

[1] - http://forum.hotcampinas.com/showthread.php?32935-B%C3%ADblia-do-Motor-AP-20V-tudo-sobre-a-adapta%C3%A7%C3%A3o/page2
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Deixa eu resumir a bagunça que armaram pra vc .. não adiante a troca dos comandos .. um é largport e o outro small ... solução: Um cabeçote AGN com todos os componentes do AGN (MAF, Sensores, etc...) não adianta inventar ..
 

ALBERTOLIMA

Membro
No meu caso dependendo da grana que ia gastar, eu ja metia um kit turbo original rsrs! Pq no seu caso esta literamente uma bagunça!!
Como vc disse foi sacanagem do cara que pos esse motor com certeza, trocou o motor inteiro ou só o cabecote?
 
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