Pessoal, boa noite.
Recentemente fui contemplado com um A3 1.8 aspirado, esse carro já está na família (era do meu pai), a mais ou menos 7 anos.
Logo que compramos ele deu problema no motor (virou os anéis), como estava na garantia a garagem onde compramos fez o motor inteiro
(parte de cima + parte de baixo), até aí tudo bem, o carro ficou uma bala, consumia pouco, andava muito bem (cheguei a dar 245km/h numa brincadeira com um amigo), até que a uns 6 meses (+ou-) tivemos problema novamente, e como o mecânico que havia mexido nele da primeira vez havia mudado a oficina de lugar e não havia conseguido encontrar o novo endereço, levei a uma oficina perto de casa mesmo (pior decisão que tive), havia dado problema com o tensor da corrente do comando e o filtro de resfrio do óleo (cárter) estava entupido, o mecânico não "percebeu" isso e como resultado 2 dias depois que peguei o carro ferrou tudo (travou 2 cilindros).
Depois da "agada" feita não adianta chorar, fiz o que devia ter feito desde o princípio, fui procurar o mecânico que havia mexido nele de primeira vez, guinchei o carro e levei até ele, chegando lá, imagina o resultado, tinha que fazer tudo novamente, porém como o valor que havia ficado pra fazer o meu motor era muito alto, ele deu a idéia de comprar um motor novo, mantendo apenas o meu bloco para que não houvesse necessidade de alterar no documento, assim fizemos, porém agora é que começa a novela realmente .
Para ter garantia no motor, ele deveria ser montado em um mecânico que a auto peças havia recomendado, até aí tudo bem, levamos o carro e eles fizeram o serviço, o motor ficou uma beleza (aparentemente), ele esporadicamente falhava um pouco (nas retomadas) o mecânico disse que tinha que fazer a revisão da injeção pois ela ainda é original, até aí tudo bem, como as falhas são pequenas, final de ano fui viajar com ele, desempenho muito bom na estrada, consumo legal (14km/l), mas aí veio a surpresa, quando o ar estava ligado a queda de performance era violenta, como na estrada sempre estava em alta, dava pra ir tranquilo, quando precisava, desligava o ar e boa.
Mas esse sintoma está me incomodando, até mesmo porque eu conheço o carro e seu do seu potencial, sendo assim, buscando na internet cheguei até esse fórum, e após muita leitura, cheguei a conclusão que era hora de comprar um cabo para fazer o diagnóstico em casa.
Chegado o cabo, fiz uma limpeza dos erros que havia na central, rodei um pouco e li os erros novamente, ficaram "apenas" 2 erros:
2 Faults Found:
00515 - Camshaft Position (Hall) Sensor (G40)
29-00 - Short to Ground
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70): Signal too Low
P0102 - 35-00 - -
Ótimo, aparentemente cheguei ao problema, mas aí como curioso que sou, busquei mais alguns artigos e encontrei um howto de como efetuar o teste da MAF, que resumidamente era ligar o carro e ler um determinado grupo em tempo real, feito o teste vi que a MAF "aparentemente" está lendo os valores, só não sei se corretamente, ainda não efetuei a troca desses componentes, irei fazer para
zerar esses erros e ver se o carro volta a andar como era antigamente.
Mas até aí estava tudo muito fácil, lendo outros tópicos aqui do fórum, li uma informação que me deixou totalmente preocupado,
pelas informações é possível utilizar o cabeçote do AGU no motor AGN, porém a contra partida é a perca de performance em alta rotação.
Aí vem a pergunta que não quer calar, como saber se no meu carro foi utilizado o cabeçote AGU ou AGN?
Ps.: Desculpem a longa história, mas ela é necessária para que haja um entendimento de onde vem a dúvida.
Obrigado!
Recentemente fui contemplado com um A3 1.8 aspirado, esse carro já está na família (era do meu pai), a mais ou menos 7 anos.
Logo que compramos ele deu problema no motor (virou os anéis), como estava na garantia a garagem onde compramos fez o motor inteiro
(parte de cima + parte de baixo), até aí tudo bem, o carro ficou uma bala, consumia pouco, andava muito bem (cheguei a dar 245km/h numa brincadeira com um amigo), até que a uns 6 meses (+ou-) tivemos problema novamente, e como o mecânico que havia mexido nele da primeira vez havia mudado a oficina de lugar e não havia conseguido encontrar o novo endereço, levei a uma oficina perto de casa mesmo (pior decisão que tive), havia dado problema com o tensor da corrente do comando e o filtro de resfrio do óleo (cárter) estava entupido, o mecânico não "percebeu" isso e como resultado 2 dias depois que peguei o carro ferrou tudo (travou 2 cilindros).
Depois da "agada" feita não adianta chorar, fiz o que devia ter feito desde o princípio, fui procurar o mecânico que havia mexido nele de primeira vez, guinchei o carro e levei até ele, chegando lá, imagina o resultado, tinha que fazer tudo novamente, porém como o valor que havia ficado pra fazer o meu motor era muito alto, ele deu a idéia de comprar um motor novo, mantendo apenas o meu bloco para que não houvesse necessidade de alterar no documento, assim fizemos, porém agora é que começa a novela realmente .
Para ter garantia no motor, ele deveria ser montado em um mecânico que a auto peças havia recomendado, até aí tudo bem, levamos o carro e eles fizeram o serviço, o motor ficou uma beleza (aparentemente), ele esporadicamente falhava um pouco (nas retomadas) o mecânico disse que tinha que fazer a revisão da injeção pois ela ainda é original, até aí tudo bem, como as falhas são pequenas, final de ano fui viajar com ele, desempenho muito bom na estrada, consumo legal (14km/l), mas aí veio a surpresa, quando o ar estava ligado a queda de performance era violenta, como na estrada sempre estava em alta, dava pra ir tranquilo, quando precisava, desligava o ar e boa.
Mas esse sintoma está me incomodando, até mesmo porque eu conheço o carro e seu do seu potencial, sendo assim, buscando na internet cheguei até esse fórum, e após muita leitura, cheguei a conclusão que era hora de comprar um cabo para fazer o diagnóstico em casa.
Chegado o cabo, fiz uma limpeza dos erros que havia na central, rodei um pouco e li os erros novamente, ficaram "apenas" 2 erros:
2 Faults Found:
00515 - Camshaft Position (Hall) Sensor (G40)
29-00 - Short to Ground
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70): Signal too Low
P0102 - 35-00 - -
Ótimo, aparentemente cheguei ao problema, mas aí como curioso que sou, busquei mais alguns artigos e encontrei um howto de como efetuar o teste da MAF, que resumidamente era ligar o carro e ler um determinado grupo em tempo real, feito o teste vi que a MAF "aparentemente" está lendo os valores, só não sei se corretamente, ainda não efetuei a troca desses componentes, irei fazer para
zerar esses erros e ver se o carro volta a andar como era antigamente.
Mas até aí estava tudo muito fácil, lendo outros tópicos aqui do fórum, li uma informação que me deixou totalmente preocupado,
pelas informações é possível utilizar o cabeçote do AGU no motor AGN, porém a contra partida é a perca de performance em alta rotação.
Aí vem a pergunta que não quer calar, como saber se no meu carro foi utilizado o cabeçote AGU ou AGN?
Ps.: Desculpem a longa história, mas ela é necessária para que haja um entendimento de onde vem a dúvida.
Obrigado!