A3 Aspirado Automático para A3 Turbo Manual - Um Relato

A3FX

Novato
Caros, boa tarde!

Sou novo aqui no fórum (me cadastrei hoje), desde que comprei meu A3, acompanho alguns tópicos, mas não havia efetuado o cadastro.... Como tenho uma história pouco comum (até mesmo para este grupo), gostaria de dividir aqui com vocês um pouco da loucura que eu fiz com o carro rsrs ...

Para começar a história, adquiri este carro por acaso, entrou em um negócio e na época eu estava pensando em ter um carro apenas para trabalho (eu tinha tirado um Cruze Hatch zero e estava com muita dó de usar ele diariamente, deixar na chuva e sol e gostaria de um carro de menor valor para o dia a dia). Como eu rodava em média uns 300 km por semana (normalmente em estrada) e as vezes precisava ir para São Paulo (mais uns 600 km ) eu achei o A3 uma opção bacana.

O A3 era (lembrem bem deste era) o 1.8 20v aspirado, na cor vermelho, automático, 2 portas. Gostei muito do carro logo de início, muito completo ( tinha alguns opcionais a mais que o Cruze que tinha 10 anos a menos) , confortável, no entanto, o cambio automático deixava ele bem manco (principalmente com ar ligado) se comparado ao Cruze (que não era nem de perto um exemplo de performance) e o consumo era muito ruim (normalmente uns 9 a 10 na gasolina).

Apesar dos pesares, gostei muito do carro, usei bastante para o trabalho, dei manutenção em tudo, incluindo o cambio automático (foi uma bota) e no final, acabei pegando um Uno (outro negócio), resumindo, o A3 virou a segunda macarronada na garagem totalmente revisada e encostada (julho de 2016). Neste período eu troquei meu Cruze em uma BMW série 1, fiz um stage 1 nela na Reiko e o carro me apaixonou por questão de performance e consumo.

O A3 acabou rodando muito pouco e em dezembro de 2016 eu resolvi vender ele... Comecei procurando um substituto e decidi que queria um A3 igual ao meu (2p, vermelho) no entanto turbo de fábrica. Acabei não encontrando nenhum disponível...

Neste momento começou a grande loucura... resolvi turbinar meu A3 aspirado!

Havia pesquisado já aqui no grupo e a grande maioria do pessoal comentava sobre vender e pegar uma turbo que compensava mais... Como o meu carro era de único dono, pouco rodado e bem inteiro, deu muita dó se desfazer para pegar outro carro que eu não conhecia....

Comprei o kit da SPA para turbinar, uma turbina SPA 16/ T3 e mandei instalar... inicialmente queria só um folego a mais para o meu A3 que eu estava achando muito manco (na estrada tomava sufoco de carro 1.4 ).

Mandei instalar o kit em um mecânico que não entendia muito de preparação, ele instalou e configurou com 0,5 de pressão na gasolina (queria que ninguém percebesse que o carro estava turbinado, então mantivemos sem alterações em escapamento e sem espirro) ...

Após 15 dias de trabalho, comecei a andar com o carro e aparentemente ficou pior que o original... dava falta em alta e o carro não andava... (alguns tópicos deste fórum me ajudaram bastante neste momento).

Neste momento resolvi levar em um mecânico conhecido aqui da cidade para acertar meu carro!

Com uma semana, ele fez o acerto, abriu os bicos (originais) , alterou para álcool (eu optei pelo álcool) , mudou bomba de combustível (mandei fazer por precaução) e manteve a pressão em 0,5.
Virou outro carro, ficou sensacional (perto do que era )!! No entanto, ele me advertiu sobre a instalação do kit que estava ruim e o escapamento que não estava legal para andar turbinado !

Neste momento a emoção de como havia ficado me motivou a começarmos um projeto decente... acabei não pegando o carro após este acerto (mal sabia eu que o carro ficaria lá mais uns 4 meses), enfim, deixei lá para fazer os serviços... Resumidamente uma coisa começou a puxar a outra, então, vou listar de forma resumida o que foi feito:

- Coletor de admissão (era de plástico) foi alterado pelo da turbo original.
- Intercooler (da turbo original).
- Flauta e bicos da turbo (abrimos mais 40% para andar no álcool).
- Velas de Iridium
- Intake e Filtro esportivo
- 1 kg de pressão
- Escapamento
- Encanamentos da Turbo Original.
- Mais algumas peças da turbo original que faltaram e eu não lembro bem (braçadeiras, mangueiras, etc...)

Quando peguei o carro (após 4 meses), o cambio começou a entrar em modo de segurança (ficava apenas em terceira).
Abrimos para olhar e um cabo havia quebrado dentro do mesmo, arrumamos o mesmo e o carro começou a andar legal.

Nesta época tive a oportunidade de testar uma saída de segunda com um punto sporting 1.8 de um amigo ( não deu nem graça, de segunda abriu umas carretas ). O legal deste ponto é que quando meu A3 era aspirado original, quem tomava uma carretada de saída deste punto era o Audi!!

Também consegui testar outra retomada de 100 a 220 com um jetta tsi 211cv e consegui abrir uns 2 carros (fiquei bem surpreso e contente com o resultado)...

Enfim, havia virado outro carro !!

Nesta época eu animei ainda mais no carro e como eu não queria um carro para tirar racha, adicionei rodas 18 (TSW Mak Variant) e mudei toda a iluminação dos faróis, interior, ré e placa para LED.

Infelizmente, essa alegria durou muito pouco... o cambio começou a travar novamente em terceira, aparentemente ele esquentava por causa da turbina (já estava muito puto com esse cambio) ...

Para resolver de vez o assunto, fiquei na dúvida se procurava um câmbio automático 5 marchas da turbo (ia precisar do módulo também) ou um manual (famoso swap), pensei até no DSG (não encontrei ninguém que fez).

Como o cambio automático estava me incomodando muito e trocar por outro da turbo seria muito caro, parti para o Swap!

Encontrei o câmbio do A3 manual (o aspirado) em um desmanche, comprei a embreagem inteira nova e instalamos (mais um tempo de molho)!

O Carro finalmente ficou pronto em Setembro de 2017 e ficou incrível !!

Hoje o carro não é uma macarronada, é uma lasanha! Ando uma vez por semana, aquela voltinha tranquila e retorna para a garagem (coberta e sem chuva) ! Ficou sensacional!

Agora sim eu sinto que tenho uma Audi!
 
Melhor coisa ter feito swap de cambio esse automático requer muita manutenção mesmo o manual é só alegria. O importante é q ficou bom mesmo senso turbo adaptado
 

A3FX

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A3FX disse:
Caros, boa tarde!

Sou novo aqui no fórum (me cadastrei hoje), desde que comprei meu A3, acompanho alguns tópicos, mas não havia efetuado o cadastro.... Como tenho uma história pouco comum (até mesmo para este grupo), gostaria de dividir aqui com vocês um pouco da loucura que eu fiz com o carro rsrs ...

Para começar a história, adquiri este carro por acaso, entrou em um negócio e na época eu estava pensando em ter um carro apenas para trabalho (eu tinha tirado um Cruze Hatch zero e estava com muita dó de usar ele diariamente, deixar na chuva e sol e gostaria de um carro de menor valor para o dia a dia). Como eu rodava em média uns 300 km por semana (normalmente em estrada) e as vezes precisava ir para São Paulo (mais uns 600 km ) eu achei o A3 uma opção bacana.

O A3 era (lembrem bem deste era) o 1.8 20v aspirado, na cor vermelho, automático, 2 portas. Gostei muito do carro logo de início, muito completo ( tinha alguns opcionais a mais que o Cruze que tinha 10 anos a menos) , confortável, no entanto, o cambio automático deixava ele bem manco (principalmente com ar ligado) se comparado ao Cruze (que não era nem de perto um exemplo de performance) e o consumo era muito ruim (normalmente uns 9 a 10 na gasolina).

Apesar dos pesares, gostei muito do carro, usei bastante para o trabalho, dei manutenção em tudo, incluindo o cambio automático (foi uma bota) e no final, acabei pegando um Uno (outro negócio), resumindo, o A3 virou a segunda macarronada na garagem totalmente revisada e encostada (julho de 2016). Neste período eu troquei meu Cruze em uma BMW série 1, fiz um stage 1 nela na Reiko e o carro me apaixonou por questão de performance e consumo.

O A3 acabou rodando muito pouco e em dezembro de 2016 eu resolvi vender ele... Comecei procurando um substituto e decidi que queria um A3 igual ao meu (2p, vermelho) no entanto turbo de fábrica. Acabei não encontrando nenhum disponível...

Neste momento começou a grande loucura... resolvi turbinar meu A3 aspirado!

Havia pesquisado já aqui no grupo e a grande maioria do pessoal comentava sobre vender e pegar uma turbo que compensava mais... Como o meu carro era de único dono, pouco rodado e bem inteiro, deu muita dó se desfazer para pegar outro carro que eu não conhecia....

Comprei o kit da SPA para turbinar, uma turbina SPA 16/ T3 e mandei instalar... inicialmente queria só um folego a mais para o meu A3 que eu estava achando muito manco (na estrada tomava sufoco de carro 1.4 ).

Mandei instalar o kit em um mecânico que não entendia muito de preparação, ele instalou e configurou com 0,5 de pressão na gasolina (queria que ninguém percebesse que o carro estava turbinado, então mantivemos sem alterações em escapamento e sem espirro) ...

Após 15 dias de trabalho, comecei a andar com o carro e aparentemente ficou pior que o original... dava falta em alta e o carro não andava... (alguns tópicos deste fórum me ajudaram bastante neste momento).

Neste momento resolvi levar em um mecânico conhecido aqui da cidade para acertar meu carro!

Com uma semana, ele fez o acerto, abriu os bicos (originais) , alterou para álcool (eu optei pelo álcool) , mudou bomba de combustível (mandei fazer por precaução) e manteve a pressão em 0,5.
Virou outro carro, ficou sensacional (perto do que era )!! No entanto, ele me advertiu sobre a instalação do kit que estava ruim e o escapamento que não estava legal para andar turbinado !

Neste momento a emoção de como havia ficado me motivou a começarmos um projeto decente... acabei não pegando o carro após este acerto (mal sabia eu que o carro ficaria lá mais uns 4 meses), enfim, deixei lá para fazer os serviços... Resumidamente uma coisa começou a puxar a outra, então, vou listar de forma resumida o que foi feito:

- Coletor de admissão (era de plástico) foi alterado pelo da turbo original.
- Intercooler (da turbo original).
- Flauta e bicos da turbo (abrimos mais 40% para andar no álcool).
- Velas de Iridium
- Intake e Filtro esportivo
- 1 kg de pressão
- Escapamento
- Encanamentos da Turbo Original.
- Mais algumas peças da turbo original que faltaram e eu não lembro bem (braçadeiras, mangueiras, etc...)

Quando peguei o carro (após 4 meses), o cambio começou a entrar em modo de segurança (ficava apenas em terceira).
Abrimos para olhar e um cabo havia quebrado dentro do mesmo, arrumamos o mesmo e o carro começou a andar legal.

Nesta época tive a oportunidade de testar uma saída de segunda com um punto sporting 1.8 de um amigo ( não deu nem graça, de segunda abriu umas carretas ). O legal deste ponto é que quando meu A3 era aspirado original, quem tomava uma carretada de saída deste punto era o Audi!!

Também consegui testar outra retomada de 100 a 220 com um jetta tsi 211cv e consegui abrir uns 2 carros (fiquei bem surpreso e contente com o resultado)...

Enfim, havia virado outro carro !!

Nesta época eu animei ainda mais no carro e como eu não queria um carro para tirar racha, adicionei rodas 18 (TSW Mak Variant) e mudei toda a iluminação dos faróis, interior, ré e placa para LED.

Infelizmente, essa alegria durou muito pouco... o cambio começou a travar novamente em terceira, aparentemente ele esquentava por causa da turbina (já estava muito puto com esse cambio) ...

Para resolver de vez o assunto, fiquei na dúvida se procurava um câmbio automático 5 marchas da turbo (ia precisar do módulo também) ou um manual (famoso swap), pensei até no DSG (não encontrei ninguém que fez).

Como o cambio automático estava me incomodando muito e trocar por outro da turbo seria muito caro, parti para o Swap!

Encontrei o câmbio do A3 manual (o aspirado) em um desmanche, comprei a embreagem inteira nova e instalamos (mais um tempo de molho)!

O Carro finalmente ficou pronto em Setembro de 2017 e ficou incrível !!

Hoje o carro não é uma macarronada, é uma lasanha! Ando uma vez por semana, aquela voltinha tranquila e retorna para a garagem (coberta e sem chuva) ! Ficou sensacional!

Agora sim eu sinto que tenho uma Audi!
Amigo,uma dúvida,quanto gastou na brincadeira ? Entre kit e mão de obra ? Isso sem contar os problemas que teve com câmbio,mal serviço do primeiro mecanico etc
Abraços
 

A3FX

Novato
O Kit inicial saiu por 3200.
O primeiro mecânico cobrou 400 reais para instalar.
O segundo mecânico cobrou 1200 reais para dar o acerto, trocar bomba de combustível e instalar hallmeter.
Depois deste acerto (quando resolvi deixar o carro), gastei mais quase 5 mil com a nova instalação e mão de obra...

Se o segundo mecânico tivesse instalado o kit, teria ficado muito mais caro (que os 400 reais), então, não tive muito prejuízo com a instalação do primeiro...
No entanto, se eu tivesse conversado com o segundo mecânico primeiro (antes de comprar o kit), talvez eu tivesse feito de cara um projeto diferente (ficou mais caro pois mudei o projeto)...

Acredito que uma instalação bem feita dependendo do preparador, com tudo novo sairia entre 8~10 mil hoje...

Posteriormente, com o swap do Cambio manual eu gastei mais 3 mil entre peças e mecânico...

Em breve vou adicionar uma FT400, Spark4 e mais algumas coisinhas para dar um acerto mais fino!

Abs,
 

G3ORG3

Membro
Massa o projeto hein, eu penso exatamente no que você falou... vender o meu que eu sei tudo que foi feito pra pegar um turbo e começar tudo denovo, é triste.... quando puder deixar o meu aspirado pra segundo carro aí quem sabe crio coragem pra turbinar também hehe
 

A3FX

Novato
George Amaral disse:
Massa o projeto hein, eu penso exatamente no que você falou... vender o meu que eu sei tudo que foi feito pra pegar um turbo e começar tudo denovo, é triste.... quando puder deixar o meu aspirado pra segundo carro aí quem sabe crio coragem pra turbinar também hehe
Eu recomendo... Quando você conhece, é mais fácil ! Sem contar que são carros que estão cada vez mais exclusivos pois muita gente pega o carro e bagaça ele ao invés de conservar !
 

sh40

Novato
A3FX disse:
Eu recomendo... Quando você conhece, é mais fácil ! Sem contar que são carros que estão cada vez mais exclusivos pois muita gente pega o carro e bagaça ele ao invés de conservar !
Cara, parabéns pelo seu projeto!!! Estou ensaiando em cair num projeto desses. Tenho um 2005 aspirado manual, meu desde zero e hoje é meu segundo carro, está com 45 mil km, faltando coragem rsrs


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