A3 Aspirado 2001 Race

carlos_aap

Novato
Boa noite galera,

Acompanho o fórum a uns 2 anos desde quando peguei o carro. Consegui MUITO material para suporte durante as manutenções aqui no fórum e só tenho a agradecer a todos pelo empenho de fazer com que exista tantas informações em um só lugar.
Pois bem, peguei o carro em Janeiro de 2014 bastante judiado. Vazando muito óleo em tudo que é buraco, mangueiras trincadas, bastante peças ainda originais. Anteriormente tinha um Golf Mi 1.6, e sempre fui conhecido pelas peças e projetos que fazia pros meus carros e de amigos. Tudo feito em casa por mim com ajuda do meu avô, mestre das estruturas metálicas. Porém com o Golf as coisas não andaram como eu gostaria, com o tempo o mesmo apresentou grande queima de óleo e uma gambiarra imensa no bloco e com isso surgiu a oportunidade de troca pelo A3.
Minha ideia inicial foi manter alguns projetos do Golf, porém modificados para o A3 tais como barras anti-torção e Roll Cage. Tudo feito em casa. O motor está OEM, apenas com algumas frescurinhas mas nada que altere significativamente a potência do mesmo e pretendo continuar com ele OEM até o término dos estudos. Futuramente pretendo turbinar, mas sempre pensando num carro confiável e seguro, nada exagerado.
A funilaria dele está judiada, peguei com alguns amassadinhos e riscos mas este será o último passo pois moro no meio do mato e enfrento estrada de terra, lama e tudo que imaginarem. Tenho que lavar toda semana sem falta pra mantê-lo conservado, mas infelizmente dar um trato na funilaria está fora de cogitação morando aqui.
Enfim...

Assim ele chegou nas minhas mãos;

OBS: Peito de aço a 2 dedos do chão e uma trinca no cárter de brinde.

vx1Jir.jpg


Motor mais zuado que o governo do país;

Hv9w6r.jpg


Nesta altura do campeonato eu já estava trocando o que precisava como mangueiras, juntas...
Abaixo uma pequena lista do que já foi feito;

- Velas Iridium
- Todos os filtros novos (filtro cônico uso somente de vez em quando devido ao lugar que moro, é muito arriscado andar com ele direto)
- Junta da tampa de válvula
- Algumas mangueiras
- Cabo de vela de silicone
- Amortecedor de rosca na dianteira
- Barra anti torção
- Roll Cage
- Bateria no porta-malas
- Xenon 8000K
- Escapamento direto (saída na lateral, na frente da roda traseira esquerda)
- Bomba de combustível
- Sensor de rotação
- Sensor MAF
- Todos os chicotes e fiação foram revisados (na auto-elétrica)
- Bateria nova
- Lâmpadas de LED superbrancas
- Cubos traseiros novos
- Pivôs dianteiros

Como podem ver, nada demais foi feito. Durante esse tempo trabalhei para deixar o motor redondo e OEM para que eu pudesse rodar e ir até a faculdade sem muitos gastos, porém com uma aparência diferente e pronto pra receber upgrades no futuro.

Hoje ele está assim;

6atwDv.jpg


OBS: Mentira, ele não está assim. Os pneus de trás também estão escritos;

eh4zsf.jpg


1 ano e meio sem os bancos de trás por conta da Roll Cage. NADA me deixa mais feliz que ver o emaranhado de ferros feitos por mim e meu avô travando toda a carroceria do carro e dando uma estabilidade incrível. As curvas nunca mais foram as mesmas;

VXs8YW.jpg


Gtf1Yl.jpg



Bom, é isso aí galera. Espero que tenham gostado da minha carroça. Agora o próximo passo é mexer na suspensão inteira para substituição das buchas e molas traseiras, depois irei refazer o escape pois já está bem ruim.
Depois posto uma foto do cofre pra galera ver como ficou, não tenho fotos atuais.
Qualquer dúvida ou sugestão podem comentar aí.

Valeu, abraços.
 

carlos_aap

Novato
MataPedra disse:
Manda mais fotos, logoooo

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
Cara, preciso urgente fazer uma sessão de fotos. As que tenho estão péssimas. Do motor e de dentro não tenho nenhuma boa. Amanhã tenho um role numa estrada abandonada aqui perto da minha casa com uns amigos. Irei fazer fotos boas por lá.
Esta aqui tirei ontem depois do banho;

8UApK1.jpg
 

carlos_aap

Novato
O antigo dono havia instalado um intercooler frontal pois iria turbiná-lo. Quando peguei o carro precisei comprar uma nova alma pois a outra estava cortada para caber o intercooler. Os furinhos acabaram ficando pois não mexi na funilaria dele ainda, mas pretendo futuramente turbinar. Assim instalo novamente o intercooler frontal.
O projeto do antigo dono acabou ficando ''abandonado'', por isso peguei ele tão judiado e faltando peças. Hoje o motor está OEM redondinho.
 

carlos_aap

Novato
MataPedra disse:
Qual a função desses furos no pá???

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

AndreMRM disse:
Deve ser pra captação de mais ar pro radiador
O antigo dono havia instalado um intercooler frontal pois iria turbiná-lo. Quando peguei o carro precisei comprar uma nova alma pois a outra estava cortada para caber o intercooler. Os furinhos acabaram ficando pois não mexi na funilaria dele ainda, mas pretendo futuramente turbinar. Assim instalo novamente o intercooler frontal.
O projeto do antigo dono acabou ficando ''abandonado'', por isso peguei ele tão judiado e faltando peças. Hoje o motor está OEM redondinho.
 
Curti muito, só q a galera deve querer por do lado direto imaginando um monstro e baixo do capô hahahaha, pra usar na rua não teria coragem de fazer isso,mas acho demais!
 

carlos_aap

Novato
AndreMRM disse:
O estilo q vc montou o carro eu deixaria furado. Tá bem racing o estilo do carro.
Vou deixar, também achei que combinou com o estilo do carro. Só falta a traseira, mas não vou furar. Já tenho algumas ideias em mente


FilipeOurique disse:
Curti muito, só q a galera deve querer por do lado direto imaginando um monstro e baixo do capô hahahaha, pra usar na rua não teria coragem de fazer isso,mas acho demais!
kkk, exatamente. Muita gente pensa que é um monstro, mas só tem vantagens em curvas. Em retas é um simples 125, hahaha.
O fato de usar pra rua, bastante gente pergunta sobre a roll cage e os bancos traseiros, principalmente policiais, mas montei ela parafusada então se eu quiser colocar os bancos só preciso tirar alguns parafusos e montá-los em menos de 15 minutos. Mas em 1 ano e meio nunca precisei montar os bancos traseiros novamente
 

carlos_aap

Novato
carlos já vi q tu é sinistro com geometria... oq vc fez com a estabilizadora? e a longarina? pega? abs
@JulioRJ foi mal pela demora em responder. Sofri um "pequeno" acidente com a A3 que parou o projeto por algum tempo. Agora aos poucos estou retornando.

Sobre a geometria, estudo bastante essa parte do carro pois me chama bastante a atenção a parte estrutural e aerodinâmica. Atualmente estou desenvolvendo algumas peças, difusor, splitter e tal... Coisas que a maioria acha que é só estética mas se fizer certo ajuda muito a manter o carro no chão principalmente no meu caso que foco na configuração do carro pra fazer curvas.
A barra estabilizadora está original, não pega em nada depois que coloquei os amortecedores de rosca e deu uma erguida na frente. Antes quando estava na fixa, pegava muito. Mas como gosto de fazer curvas, não era o ideal então ergui ele um pouco.
 
Topo