A3 2005 Turbo [Caixa]

Olá pessoal. Sou novo no Forum, mas tenho algum conhecimento de Audi, e espero ajudar também quando puder. Bem eu tinha um A3 Aspirado 2001, tive por 1 ano e meio.

Então agora comprei o A3 Turbo 2005. O que ta me tirando o sono é o seguinte. Quando ando em baixo giro, não que ele de tranco, mas a troca é um pouco desconfortável, eu senti direitinho ele parando de acelerar, trocando e acelerando. As vezes ele até da um pulo, se for baixo giro em descida. Então, o meu Audi tem 180cv, será que isso é normal pelo fato do motor ser potente? Ou pode ter algo na Caixa?

Eu levei o carro ontem numa oficina, e o cara passou o Vag e não apresentou erro. Porém, eu sei que a Central desse Audi não é original. Por que o antigo dono, fez a Caixa dele, e a central foi trocada. O cara da mecanica disse que isso pode ser por causa da central, pois cada central é feita para o carro específico. Isso procede? Alguém saberia me ajudar?

Ficaria muito feliz em ouvir opiniões.

PS: Ele quente, em alto giro, nem sinto trocando as marchas.

gian180T

Membro
buenas ...

quantos mil km tem ? talvez uma troca de oleo já acabaria com os "trancos"
o meu é MT entao nao tenho muita expreriencia !!!

gabrielm

Novato
só uma pergunta. cambio manual ou tiptronic?
pelo texto nao fica muito claro, mas pelo que entendi é tiptronic.....quando tu faz as trocas pelo tip ele da isso tambem? fazendo a troca manual ali pelos 2.500? acontece?

esse "ja fez a caixa" o que quer dizer realmente?

att

= completa teu perfil ali pra aparecer na assinatura o modelo do teu carro e a tua cidade que ja facilita mais as conversas..

edit: ah, não é normal acontecer esse tipo de sintoma.

Flavio

Novato
Pode ser coisa simples com complicada e mais seria. Tenho um chevrolet automático e dava uns trancos também. O problema era o óleo do cambio abaixo do normal e depois foi feita uma reprogramação via OBD (nem sei se o A3 tem como fazer) para o cambio e resolveu no meu caso.

Abs,
Flávio

Olá pessoal. Agradeço de coração o tempo de vocês dispensado para me ajudar. Vamos as questões:

1°) Tem 103 mil Km, mas o oleo é novo, pois após comprar, tinha um parafuso abaixo da caixa que não tava bem fechado, e aí o mecânico apertou. Em baixo do parafuso tinha uma gota de oleo, e tava bem vermelinho. Não tem mais vazamentos.

2°) Ele é automático, tiptronic. A principio é igual, tanto no tip como no automático. Note que se eu pisar fundo, ele muda perfeitamente. Aí minha questão, se tivesse algum problema, o mesmo não se agravaria ao trocar a marcha pisando fundo?

3°) Acima dos 2.500 é normal a troca. Geralmente o "balanço" do carro é quando ele muda logo após os 2.000 giros. Eu fui testar no tip uma vez, pisando fundo e fazendo as marchas, assim teria uma sensação melhor. E ele não fez nada, mudou suave.

4°) A Caixa é nova, na revenda que comprei me informaram que a caixa tinha sido feita, o cara gastou 5.800 para fazer a Caixa. Irei completar meu perfil para ajudar.

Obrigado Flávio. Mas assim, como tive um outro Audi A3, o aspirado 125cv, eu notei muita diferença de um carro para outro. É muita diferença de motor. Eu precisaria saber, de alguém que também tem o turbo, para ver se isso é do carro.

Se quiserem opinar fiquei a vontade.

Pois é. Eu to suspeitando que a central que foi colocada no meu carro, não é dele, e os caras nem se prestaram a re-programar ela. Outra coisa, que você pode me ajudar, como você também tem o Audi Turbo. Quando eu troco a marca em baixo giro, o conta giros baixa, pela troca de marca, e depois de uns 2 segundos ele baixa novamente. No início, achei que ele trocava rápido as marchas, mas usei o tip e ele fez a mesma coisa.

O seu acontece isso?

Olá pessoal. Liguei para o cara que fez a caixa antes de eu comprar o carro. Ele disse que era muito difícil essa caixa estar com problemas, pois ela é nova. Então ele falou para eu verificar o calço da caixa/motor. Aí então levei no mecanico, e ele disse que pode ser o calço, pois o carro da um pulo quando liga, que não poderia dar.

Aí levei hoje, vamos ver se resolve. Aí postarei aqui para ajudar ao pessoal futuramente.

Olá Pessoal. Voltei e gostaria da ajuda do pessoal que tem o Audi Turbo. Eu fiz o seguinte, troquei o calço do motor/caixa, troquei buchas do estabilizador que estava ruim e troquei o filtro de ar que também tava na capa da gaita.

Melhoras:
- O carro não tripida mais ao ligar ou desligar
- Quando engato a ré, nem ao menos sinto o tranquinho aquele que é normal.
- Na redução não tem também leves saqualejadas que davam. Eu testei indo para o asfalto, coloquei 80 por hora, entre no acostamento, e grudei o pé no freio, ele reduziu as marchas perfeitamente. Antes que alguém falei que sou louco o acostamento não tem nível do asfalto, é largo, e muito bom por sinal. :D

O que não mudou:
- Quando ligo o carro, com ele frio, na segunda quadra da minha casa tem uma descida, se eu to com o pé leve, ele da um tranco, as vezes chega dar plec.
- Eu sinto um leve tremida no carro, não necessariamente um tranco, no intervalo da marcha quando estou com o pé pouco.

PS: Para quem não acompanhou do começo, e quer ajudar, se eu grudo o pé, ele vai tão perfeito que eu só escuto a troca pelo motor. A questão mesmo é com o pé levemente acelerado.

Ahhh outra coisa muito importante na mesma descida, com o motor frio, com o pé um pouco mais no acelerador, ele não da o tranco. Minha pergunta é, será que isso não é do carro? O motor é 180cv turbo. Será que não tem nada a ver com o turbo está enchendo?

Por favor, me ajudem, tenho certeza que esse tópico vai ajudar muita gente.

O cara que fez a Caixa, disse que poderia ser a MAF ( medidor de fluxo de ar ), to pensando em comprar, pois se eu comprar e não resolver vou levar de volta no cara. O que não quero é levar o carro e passar a vergonha de o cara me falar, "pow cara teu carro ta ótimo, ta querendo o que", entende?

Aguardo vocês.
Obrigado.

totolati

Novato
confira as trizetas e a caixa de direção, pode ter folga.

Problema muito comum no a3 as benditas trizetas..
Faz um teste vc mesmo, vire todo o volante e olha por tras da roda, o semi-eixo, veja se a coifa nao ta partida ou se tem algum vazamento.

Outra, é normal quando o carro é turbo ficar meio esquisitao qdo ta frio, tanto que é até recomendado esperar um pouco qdo vc acabou de ligá-lo.

Morcegao

Membro
Colega tenho uma Audi A3 1.8Turbo Automatico, tirei o carro da oficina ontem (Graças a Deus ficou pronto)....... fiz o cambio paguei R$ 5.500,00 andei um dia e começou a fazer isso levei denovo no mecanico e tinha outro problema , esses automatico possui um sensor de cambio é um cabo FLAT conforme foto abaixo custa R$450,00 ele controla as marchas, o meu estava fazendo igual o seu dava trancos, troquei resolveu
caboflat01M-01__63060_zoom.jpg

Olá jefersong e totolati. Obrigado pelas dicas. Vou fazer isso sim, e dou um retorno aqui no forum.

Mocergao, eu não te duvido que seja isso, por que a minha caixa também foi refeita e ta nova. Talvez fizeram a Caixa e para poupar dinheiro não trocaram o Flat.

A minha pergunta é, como você teve os mesmos sintomas, antes de você trocar, pisando bem, ele fazia certinho ou era sempre que dava tranco? Pois eu não sei se você acompanhou desde o início do tópico, o meu da essas esquisitices, quando piso beeeem de leve no acelerador.

Na verdade não é um tranco, sei lá, é tipo um mal estar, parece que ele demora para fazer a marcha mais que deveria, talvez até por que o flat que é responsável por essa comunicação está com problemas né. Se fosse só isso eu ficaria feliz, vou lá no cara que fez a Caixa, mando trocar e ele cobra da revenda.

Obrigado aguardo seu retorno.
Se alguém tiver mais coisas para contribuir, fique a vontade.

Morcegao

Membro
o meu pisando de leve dava tranco, quando pisava com tudo não tinha muita forte o motor mas ia bem sem dar trancos, o problema desses flat é que quebram muito facil, é cheio de travinhas que quando quebradas geram perda de sinal e começar a falhar, recomendo você a verificar essa cabo flat mesmo porque o custo é baixo você acha na net por 450 novo...... outra coisa verificar se não está vazando pressão da turbina isso faz com que o cambio queria entrar em modo de emergência....

se está na garantia aproveita, leva no mecanico da loja que te vendeu e boa, meu carro peguei com 3 meses de garantia quando comprei, aproveitei para surrar o bicho o que tinha que quebrar quebrou ....arrumaram tudo na epoca sem custo, 1 ano depois que o cambio quebrou...

Olá Morcegão. Pois é cara aí que ta, o meu não tem perda de força ou nada do tipo. E as sacudidas que da, não é sempre mesmo em baixa. As vezes da e as vezes não. Note, não é tranco, o tranco é um soco. Ele da uma sacudidas, tipo, umas 2 ou 3 vezes entre as trocas de marchas. Talvez seja o flat, tipo tem falhas no sinal. Mas o nosso problema não é igual não. Eu acho pelo menos.

Sobre a questão das trizetas, ta sem folga e sequinha. Não é ali também.

Alguma sugestão?

Quando resolvermos isso vamos rir todos, deve ser algo bem simples mas que ninguém falou ainda. Como não sou mecânico não faço idéia.

Outra coisa o Cambio não entrou em modo de emergência.

Morcegao

Membro
Olá Morcegão. Pois é cara aí que ta, o meu não tem perda de força ou nada do tipo. E as sacudidas que da, não é sempre mesmo em baixa. As vezes da e as vezes não. Note, não é tranco, o tranco é um soco. Ele da uma sacudidas, tipo, umas 2 ou 3 vezes entre as trocas de marchas. Talvez seja o flat, tipo tem falhas no sinal. Mas o nosso problema não é igual não. Eu acho pelo menos.

Sobre a questão das trizetas, ta sem folga e sequinha. Não é ali também.

Alguma sugestão?

Quando resolvermos isso vamos rir todos, deve ser algo bem simples mas que ninguém falou ainda. Como não sou mecânico não faço idéia.

Outra coisa o Cambio não entrou em modo de emergência.

é Amigo, com certeza nao é o mesmo problema, mas veja o flat leva denovo no mecanico para checar é uma peça facil de quebrar (muito frágil)....
depois da um retorno para o pessoal

Segue link de um site que tem para venda

http://www.expressaimport.com.br/products.php?product=Cabo-Flat-Caixa-Autom%E1tica-Audi-A3

Olá Morcegão. Depois que você falou sobre a perda de pressão no turbo, hoje de manhã deu um barulho logo quando liguei o carro um "uiiiiiiiiiiiiiiii" bem alto. Aí quando o turbo desligou ( deu para ver o barulho ) o barulho parou. Tem idéia do porque desse barulho? Será que é a tal perda de pressão?

E isso causaria trancos?

Eu vou revisar o flat também, mas quando eu chegar no mecanico da revenda tenho que saber o que falar né :D, por isso que to perguntando tanto :D

Morcegão

1 A transmissão dele é JF506 , A JATCO TIP
A SUA É 01M,
a foto que voce postou , é dá fita de comunicção,trasmissão e modulo. que coliga em todas as solenoides da transmissão 01M
direto com o modulo transmissão .

2 A transmissão passa a trocar de 1 pra 2 apartir dos 2.500 giros ..
pessoal reclama pra casete que quando ta indo de 2 para 3 o giro cai
isso é o kickdow entrando em ação,para aliviar rotação do motor,deixando por conta do conversor de torque .)

3 Existe sensores de rotação para faze a troca na hora certa exata que atransmissão nescessita.
mesmo você fazendo as manualmente..o sensor de rotação vai liberar a marcha no giro e rotação adequada a
sua nescessidade,
é uma parte muito complexa que não da para explicar só digitando

4 Coxim do carro verificou ... como é esse tranco explica melhor

a transmissão foi feita,
óleo ta no nivél ?

ele da o bendito TRANCO FRIO OU DEPOIS DE QUENTE OU AMBOS ?

MAF IA FAZE O CARRO FALHAR O MORRER,
e ia acusar no scanner

CENTRAL QUE VOCÊS CITARAM AI EM CIMA É O MODULO POR ACASO ?
SE FOR ,SE NÃO ME ENGANO EXISTE 2,3 TIPOS DE MODULO JF506. TO MEIO ESQUECIDO MUITA COISA NA CABEÇA.

MAIS CADA MODULO VEM UMA IDENTIFICAÇÃO COMO LETRAS .
OU NUMEROS, se o cara troco o modulo precisa ver se ele fez a reposição do modulo com a numeração ou letra certa :D