A3 2004 - dúvidas na ventoinha e no oleo do motor

Olá povo, sou novo no fórum, este é meu primeiro post. Eu comprei um A3 tem 2 semanas, e estou super feliz e realizado. Porém estou com alguns problemas e gostaria de ajuda. Eu pesquisei mas não encontrei um post que explicasse claramente.

Primeiro - A ventoinha do radiador tem que ficar ligada quando o carro desliga? Eu não dizer se ela está acionando, como faço para testar?

Segundo - o Antigo dono usava o óleo de motor Helix HX7 10w40, segundo o site do fabricante do oleo, ele atende as especificações do carro, porém eu fico sem saber o que fazer, alguns mecanicos dizem para manter esse óleo, outros dizem para trocar e usar o 100% sintetico 5w30 ou 5w40, que é o original do carro. O que faço, volto para o original ou mantenho este óleo?

Terceiro - Sou de Volta Redonda, sul do estado do RJ, vocês indicam alguma loja ou oficina especializada na região?

Att, Iaron.

DIEDE

Moderador
O jeito mais simples de testar as ventoinhas é ligando o ar-condicionado. Assim que o compressor ligar, as duas ventoinhas serão acionadas.
Sobre o óleo, o meu veio com 15w40 semi e troquei por 5w40 sintético já ao comprar o carro.
Não sei a km do seu carro, mas o meu está com 99kkm, e segue no 5w40.

PS: Esta área de garagem é na verdade pra postar as fotos do seu carro.

Agradeço a resposta! Ainda não sei se vou manter o óleo ou trocar, pois no site do fabricante diz que ele atende as normas vw502. Como posso ter certeza de mudar ou não, o carro eata com 122k.

Como faço para postar as fotos do carro? E tem como mover o post para o local correto?

Se voce fosse daqui do sul que varios dias amanhece muito frio recomendaria o 5w40.. mas como esta no RJ o 10w40 te atende.. só nao abusar do motor com ele frio.

ariparodi

Novato
iaron barbosa disse:
quando eu ligo o ar condicionado somente a menor funciona..
Ta queimada. A do meu carro estava assim. Troquei por uma nova e esta zerada. Tente gira-la com o carro frio e desligado (para evitar acidentes) somente para ver se ela esta pesada para virar com a mão. Cheque conectores e fusível.

DIEDE

Moderador
Já providencia outra ventoinha.
O fusível que protege as ventoinhas e o compressor do A/C é o da esquerda.
Se o A/C funciona, e ao menos uma das ventoinhas liga (que é seu caso), é a ventoinha maior queimada mesmo.