A3 150cv com consumo muito elevado

jsapo2002

Novato
Olá amigos, é o meu primeiro post, mas já estou com uma dúvida gigante.
acabei de comprar um A3 2002 automático 150cv T. tô apavorado com o consumo e pra ser franco, até com o fraco desempenho. Troquei no Passat alemão 99, 1.8T 150cv, manual. Apesar do peso e do tamanho o Passat era MUITO MAIS FORTE, bem mais economico. fazia em média 12 km com litro na estrada e 10km na cidade. o A3, parado, marca 7,5 km/l. Andando não faz média maior que 8km/l, tanto na estrada como na cidade, e pra fazer ultrapassagens com segurança, é preciso passar o câmbio pra posição 3. Vendo vídeos dos parceiros no youtube, parados os carros deles, saem com consumo de 12, até 13 km/l. Se puderem me dêem alguma dica de onde está o problema? obrigado pela ajuda.

Sapo

Tá fazendo 8km/L com automático, 150cv, na cidade?

Acho que você não vai conseguir melhorar essa média, que está, até mesmo, muito melhor que a maioria das pessoas do fórum com automáticos, inclusive aspirados.

Acho para a estrada está meio alto, a pesar de depender muito do seu modo de dirigir.

Para ultrapassar você precisa pisar fundo, aí ele vai dar o kickdown, reduzir a marcha e ultrapassará.

Estou para olhar um a3 igual o seu em floripa na quinta, porém estou com pé MUITO atrás pelo cambio automático, com medo de estourar na minha mão. Porém o carro é lindo, prata, 4 portas, turbo, com teto...

jsapo2002

Novato
lucianovil, obrigado pela resposta, e eu temia que fosse essa mesmo hehehe. Realmente é pouco demais pra um carro de pequeno porte né.

Tiagogti

Membro
O meu faz 8 a 9 na cidade e 11 12 na estrada! Andando 120 140 km/h! Da uma olhada no sensor MAF e se nao tem alguma mangueira da pressurizacao rasgada! Os 150 tem uma mangueira que vai bem em cima do cabeçote, essa adora rasgar! Quando comprei o meu estava rasgada e nao andava nada, so bebia! Era um pequeno rasgo, difícil de ver!

Reinaldo.a3

Membro
Eu te recomendo verificar filtro de AR, filtro de combust e velas.

O meu é 150cv aut e na cidade faz no maximo 7km/l. Na estrada até faz 11-12km/l no CB.
...qto as ultrapassagens basta pisar fundo e o cambio faz o kickdown se necessario.

Abcs,
Reinaldo

jsapo2002

Novato
Obrigado pelas dicas ReinaldoDiasA3. valeu mesmo pelas dicas, é o meu primeiro automático e tenho que me adaptar, ainda mais que o Passat era o mesmo motor, mas, manual, daí era violento.

Tiagogti

Membro
Já te acertou com o carro, a mangueira que mencionei estava boa? Qualquer coisa posso tirar uma foto de onde ela fica certinho... mas não tem erro, é a unica que passa por cima do cabeçote... Só tirar a tampa.

kardec

Novato
Galera, estou com o mesmo probrema só q bem pior, o meu ta fazendo 3,9 na cidade (4.5 no CB) e na estrada ainda nem sei,no scanner não acusa nada, estava acusando erro na mistura e o código era da sonda lambda, troquei a sonda e a bomba de combustivel completa pois a minha não estava boa e mesmo assim continua bebendo mt e com pouca força.alguem tem algum palpite sobre oq possa ser ? (aahh vou olhar tbm essa mangueira mencionada acima)

jsapo2002

Novato
Tiagogti, ainda não puder olhar a mangueira, hoje paro de trabalhar ( férias ) daí posso me dedicar. Quanto ao consumo, já conseguí melhorar com as dicas dos amigos, ando com o pé bem leve. A 100 km por hora ele tem feito até 12 km/l. Na cidade já melhorou pra 7.5km/l. A bomba de gasolina foi trocada, mas continua acusando erro na sonda lambda, mesmo erro que o Kardec citou. Só não entendo porque ás vezes quando ligo, ele marca 8 km/l na lenta, parado, e outras vezes marca 11 km/l. Será que é normal?

MarceloA3T

Membro
O consumo parado é normal ! Ele marca algo aproximado e se ficar muito tempo ligado está consumindo combustivel mesmo parado e a média só vai piorando.

O normal de um 150 automatico na cidade é isso mesmo entre 7 e 8,5 km/l. Logico que depende muito da maneira como dirige, do tipo de transito e do relevo. Exemplo: Andando com o pé leve, sempre com o RPM abaixo de 2500, se o lugar for com muitas retas, e varias descidas e poucas trocas para marchas baixas consequentemente o consumo será menor ! Se houver muitas subidas, e necessidade de carga no acelerador e reduções para marchas baixas o consumo sobe muito !

Trocar velas, Filtro de ar, filtro de combustivel, limpeza de bicos. Sonda é melhor usar original Bosch pois há menos chance de continuar dando erro, Sensor MAF com defeito tambem aumenta muito o consumo (tambem usar original).
Usar combustivel de boa qualidade, se possivel Premium também aumenta a autonomia.

horie

Membro
O meu é aspirado automático e o consumo (com ar sempre ligado) é 8,5 / 9 na cidade, isso pisando leve, na estrada fica 12 / 14.
Sobre as ultrapassadas, mecânico para automático, dá uma diferença tbm, apesar que basta usar o kickdown e ele volta a marcha com tudo, rs.

Já li que o consumo no CB precisa ser ajustado algumas vezs pelo vag.

O meu faz 8 a 9 na cidade e 11 12 na estrada! Andando 120 140 km/h! Da uma olhada no sensor MAF e se nao tem alguma mangueira da pressurizacao rasgada! Os 150 tem uma mangueira que vai bem em cima do cabeçote, essa adora rasgar! Quando comprei o meu estava rasgada e nao andava nada, so bebia! Era um pequeno rasgo, difícil de ver!
Essa mangueira seria a do filtro de ar?

Tiagogti

Membro
O meu é aspirado automático e o consumo (com ar sempre ligado) é 8,5 / 9 na cidade, isso pisando leve, na estrada fica 12 / 14.
Sobre as ultrapassadas, mecânico para automático, dá uma diferença tbm, apesar que basta usar o kickdown e ele volta a marcha com tudo, rs.

Já li que o consumo no CB precisa ser ajustado algumas vezs pelo vag.

Essa mangueira seria a do filtro de ar?

Não não, vc tem que desmontar a capa do motor, ela é ligada na válvula de prioridade original...

Jordaum

Aro 99
O meu é TIP 180 CV Blindado E está fazendo na cidade 5.9 CB e na Estrada no Máximo 10.4 CB

Pra um tip, ta até bom, ainda mais blindado.. :) Um amigo meu tinha um, e na cidade só dava 6km/l, mas ele andava bem.

Outra coisa que detona o consumo é o sensor de temperatura, e custa só uns R$50,00. O meu quando deu problema estava informando que o carro estava sempre frio, assim consumia muito mais, o rpm não estabilizava em lenta e o carro ficava amarrado..

[]s,
Jordão

Reinaldo.a3

Membro
Jordão olá --Vc tem o part number desse sensor ? Vou fazer uma revisão no meu sistema de igniçao e acho que vou comprar esse sensor de temperatua tb, afinal por R$50,00 vale a pena, hehe.

Antecipados agradecimentos
Reinaldo

Jordaum

Aro 99
ReinaldoDiasA3, segue:

PNs: 078919501C / 059919501A

Na Crestana está R$48,99
http://www.crestana.com.br/sensor-de-temperatura-de-agua-golf-audi-polo-bora.html

Aqui tem um DIY:
http://www.a3clube.com/index.php?/topic/219-trocando-o-sensor-de-temperatura-de-agua/

Mas antes de trocar, vc pode verificar seu funcionamento pelo VAG COM, snme é na função 8, (Measuring Blocks).

[]s,
Jordão

Infelizmente acho que isso deixa um pouco a desejar nas argolinhas viw!!!

o meu é aspirador automático, mesmo andando igual uma moça, não consigo fazer mais que 7,5 na cidade!!!
na estrada andando a 120 a média é boa, já consigui 12km/L...

Existi algum tipo de regulagem???

abraço