A3 1.8T 180cv Tip não engata a 3º marcha!

lucascav

Novato
Opa. Estou com um a3 180cv tip 2003, e está me acontecendo um problema peculiar. Ao acelerar perto dos 30 km/h, o câmbio não está efetuando a troca de marcha da 2º para 3º. Só consigo trocar de marcha quando atinjo 40km/h, passando direto da 2º para 4º marcha. Quando coloco no modo tiptronic, o computador de bordo demonstra que eu passei para a 3º marcha, mas na verdade ele continua da 2º, e só troca para outra marcha, no caso a 4º, aos 40km/h.

Esse problema não é constante, as vezes ele passa pra 3º normalmente, as vezes não. Também acontece frequentemente, quando engata a 3º marcha, desta se comportar como se fosse divida em 3 etapas. Por exemplo, estou a 20 km/h em 2º, quando acelero, ele troca de marcha para a 3º, mas não 'completamente'. ai acelero mais um poco, o cambio engata mais um pouco de 3º (noto isso pelo contador de giros), e só aos 40km/h que então uma marcha entra completamente, no caso, a 4º.

Estou achando isso muito esquisito, vou levar numa especializada em cambios automáticos. Alguem ja passou por isso ou saberia me dizer o que é? Obs: as velocidades citadas são baixas porque quando quero verificar esse problema, não piso forte no acelerador, vou bem devagar, sem esgassar.

Abraços!

lucascav

Novato
Nunca reparei no quesito temperatura. moro em cidade pequena e ando pequenas distancias... Mas essa questão do solenoide, eu preciso trocar todos, só algum específico, como que é?

Se o problema pára quando esquenta, é quase certeza de ser solenóide. Mas não custa nada dar uma olhada no estado do óleo de câmbio... qual a km do seu carro?

Como já foi muito discutido aqui no fórum, o ideal é trocar todas as 9. Mas precisar mesmo não precisa, no entanto fica a critério do dono.

abs

lucascav

Novato
E como eu sei quais são elas? Tem algum manual especificando a atuação literal dela? já li algo sobre como elas agem, mas é muito técnico.

gabrielm

Novato
aconteceu hoje pela manha comigo. nao passava pra 4ºmarcha...nem no modo auto, nem no tip....dae o giro subiu até quase o vermelho e trocou normal...ficou funcionando certinho. parei o carro, fui pegar ele agora meio dia e a mesma coisa aconteceu...nao entra a 4...só depois que o giro vai la em cima, dae entra a 4º e volta a funcionar normal...quando em 3º ele entra a 4º certinho....

alguem imagina o que possa estar acontecendo? só vou poder passar o vag hoje a noite...
att

pelinha

Novato
o meu esta assim tbm, no caso da 3 porem quando atige os 90º fica tudo normal, o ex dono me disse qdo comprei q mas pra frente iria realmentee fazer esta manutenção ate pq ele trocou o oleo tem 5 mil km, mas na epoca nao deu pra trocar as solenoide pois ele estava de viagem e nao tinha tempo pra esperar a peça, ocmo ele rodou 5 mil em 4 anos entao nem se preocupo em fazer tal manutenção o meu ta com 94 mil km completado hoje!

e no meu caso e so a 3 marcha, ja tenho ctz que é solenoide pois tinha um 307 e era o mesmo esquema de solenoide porem qdo bem quente o carro ficava normal!

onde pode se achar essas solenoides em sp e alguma oficina q faça tal serviço?

gabrielm

Novato
alguem que ja trocou passe a experiencia pra nos! tava programando a manutenção do tip daqui a uns 10kkm...foi feita a revisao aos 78kkm....

Galera tem muito conteúdo a respeito aqui no clube.
Quando começa a apresentar o problema tem-se que parar o carro imediatamente. Se continuar rodando assim, pode queimar os discos de composite, estourar o conversor de torque, pistões, etc... aí sim você levou uma naba.
Tem gente que troca só as solenóides defeituosas, o que resolve o problema temporariamente, mas cedo ou tarde o problema vai voltar, já tiveram casos assim por aqui.
A solução é:
-trocar TODAS as 9 solenóides (dependendo pode ser preciso trocar o corpo de válvula também, mas é raro acontecer isso)
-trocar o óleo e colocar o ORIGINAL
Em carros com km mais alta (+150mil km) é bom trocar o master kit de juntas e discos de composite. O serviço com todas as peças novas e MO deve ficar uns 3000-4500 reais.

Quando arrumei meu câmbio fiz exatamente isso, tudo novo e original. Andei mais de 20mil km depois do serviço até de vender o carro. Até hoje não teve problema algum.

pessoal vou procurar nos meus email, o contato q eu tinha e onde eu comprei o kit de solenoides. Paguei R$ 1.200,00 com frete gratis, kit novo, e ate agora tudo tranquilo, mais de 8 meses com o carro, mas quando eu troquei so a com problema nao durou 15 dias...

gabrielm

Novato
zerei os erros com o vag e nao deu mais nada com o carro. muito estranho....tinha alguns erros nos modulos da caixa, abs e motor. engraçado que foi da noite pro dia pois rodei o final de semana inteiro com o carro, estaciono domingo, tudo certo, dae segunda aconteceu essa loucura ai...até agora nao deu mais o problema...

de qualquer maneira eu tenho interesse em comprar esse kit ja que daqui a alguns km ja tava programado pra revisao do tip.