A3 1.8T 150CV. FUMAÇA PELO ESCAPAMENTO, É NORMAL?

Galera, sou novo no fórum. Recentemente adquiri um A3 1.8T 150cv, e percebi que de vez em quando ele solta uma fumacinha pelo escapamento, coisa pouca, bem pouquinho mesmo quase num da pra notar, geralmente na lenta, mas como sou chato e por ser meu primeiro carro turbo fiquei um pouco apreensivo. Dois amigos que também possuem A3 Turbo me falaram que é normal, o deles também é assim, solta uma fumacinha. Seria uma pequena folga na turbina que a maioria dos carros turbo mais velhos possuem, queria saber a opinião ai da galera que possui o A3 TURBÃO ??? :D .
 

Viktor

Novato
Kara se for compra uma turbina, compre uma NOVA !!
Não vale a pena remanufaturada.... Tem bastante gente vendendo aqui no Fórum.
 

Viktor

Novato
Muito difícil acontecer !!! Mas quando acontece é quando dou uma boas pedaladas, mas percebo que quando o tempo esta muito quente !!
 

Viktor

Novato
Muito difícil acontecer !!! Mas quando acontece é quando dou uma boas pedaladas, mas percebo que quando o tempo esta muito quente !!
 

Leandrop

Membro
olá amigo @[member="gabriel.andrade"] !!!! tbm me assustei quando vi meu carro soltando fumaça pela primeira vez, fiquei doido, pra tentar resolver o problema alguns fatores podem te ajudar a idenficar que sua turbina esta ruim.

sintomas de um carro com a turbina ruim

*carro parado na lenta depois de um tempo começa a fumaçar com o passar do tempo o desgaste da turbina vai aumento e consequentemente a fumaça tbm.
*carro fraco vc não sente a puxada do turbo
*quando vc pega um longo trecho em declive quando vc retoma a aceleração o carro fumaça

alguns testes q eu fiz pra condenar de vez minha turbina

*bicos injetores sujos de oleo
*verificar se a excesso de oleo no intercooler
*soltar a ponta do inlet q encaixa na turbina e ver se a folga esta excessiva

sintomas de turbina ruim podem ser confundidos com varios outros defeitos no motor, no meu caso chegaram a dizer q teria q abrir o motor pois tinha fudido os aneis dos pistões e guias de valvulas então optei pelo mais em conta e troquei a turba e fim de problema.
 
Então @[member="Leandrop"] , a turbina ta puxando legal, pelo que percebi ele só fuma quando o motor esta quente, tbm acredito que não seja motor, pois fosse :

* retentores de válvula: fumaria na primeira partida do dia.

* anéis de segmento: fumaria em altas rotações, quando acelera pra valer.

* junta de cabeçote: misturaria água com óleo e baixaria o nível da água.

Há uns 20 dias, eu coloquei o oleo 10w40 MAGNATEC da Castrol (sem saber qual óleo o antigo dono usava :fool: ), mano domingo de manha o carro cobriu a garagem de fumaça, acredito que foi um óleo muito fino e passou pelos retentores de válvula, dai segunda coloquei o 20w50 Castrol, a fumaça parou 90% mais ainda ficou um pouquinho como eu falei, pode ser que tenha ficado algum resíduo no escapamento sei la, pois a fumaça não é constante, é intermitente tem dia que fumaça tem dia que não, e só quando esta quente.
 
@[member="DIEDE"] meu carro esta com 100.000 km, coloquei esse óleo mais pra tirar a duvida se o problema era o óleo fino ou não, pois tinha acabado de comprar o carro.
 

magoo

Membro
Nenhuma fumaça que saia no escarpamento é normal, use sempre o óleo especificado no manual principalmente nos turbos que o óleo circula na turbina e a vida útil do conjunto rotativo é diretamente influenciada caso use oleo diferente. É normal por volta dos 100.000km/r o conjunto rotativo da turbina estar na hora de troca isso ñ é nenhum bicho de 7 cabeças e nao tem que trocar a turbina so o conjunto mas claro que fumaça tb pode ser cilindro ou retentores mas geralmente é turbina, cilindro costuma fumar la pros 200.000km/r
 
Resolvido o problema :D , eram os retentores de válvula que estavam dando passagem de óleo, troquei os 20 fiz uma limpeza no pescador de óleo, tampa de válvula e cárter, e coloquei o óleo correto. Agora ta zerado !!!
 
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