A3 1.8T 150cv Automático

pedrinhors

Membro
Pessoal, tudo certo?

Lhes apresento minha aquisição de Maio/18.

Modelo: A3 1.8T 150cv automático com teto solar
Km: 135500

O veículo possui revisões carimabadas até os 50 mil km e posteriormente notas de revisões periódicas. Sei o nome do 1o, 2o e 3o dono, todos seguiram no capricho de guardas as notas. Gostaria de compartilhar com vocês as fotos e trocar ideias de possíves Up e cuidados com o carro.

Antes, vou aproveitar e tirar uma dúvida. A caixa automática dele (não é tiptronic) é a ZF5HP19? É uma caixa confiável se manter as manutenções e não usar com giro alto?







 

pedrinhors

Membro
Pessoal, ajuda urgente por favor.

Como comentei aqui, comprei o carro na semana anterior. O antigo dono é meu conhecido, é o anterior a ele também. O anterior a esse era advogado o qual fazia diversas manutenções no carro (com notas comprovadas).

Detalhe é que, andei 140 km com o carro. Ao ir abastecer e olhar água e óleo, a água estava bem quente (água misturada com aditivo rosa). Fizemos o processo de deixar a água sair e fomos adicionando só o aditivo. Não utilizei o original específico pois na hora não tinha. Utilizei o ProLine da STP (em anexo na foto). Utilizamos 3,5L, trocando toda água deixando praticamente só o produto.

O detalhe é que durante o processo, o ponteiro não subiu de 90 e a ventoinha não ligou nenhuma vez (na realidade ligou duas vezes por 10seg e desligou). Já havia reparado que qdo chegava em casa, o carro sempre estava com os paralamas bem quentes, mas pela cor do líquido estar normal e a temperatura do painel também, inicialmente não dei atenção (novamente, dos 140km andados 100 foram minha esposa).

E então mais uma surpresa. Encontrei duas etiquetas de óleo, uma no painel e outra no porta luvas (sim...). E ao abrir a tampa do motor, achamos bastante borra (foto em anexo).

1- Então, o que acham que pode ser a questão do aquecimento? Válvula termostática travada que não aciona ventoinha? Problema elétrico de acionamento?

2 - Essa quantidade de borra é normal? É possível utilizar o STP Engine Flush com essa quantidade de borra, e após trocar o motor e colocar militec, ou liberar essa borra pode prejudicar o pescador e piorar a situação?

Enfim, alguma decepção, vou contatar a revenda que me vendeu e pedir para dar todo auxílio, ou, devo pensar em devolver o carro.

Fico no aguardo da ajuda, obrigado.
 

ABoehringer

Membro
Voce tá rodando comente com aditivo concentrado?

ventoinha não ligar pode ser várias coisas, verifique se as duas resistencias das duas ventoinhas estão funcionando (2 estagios)

ventoinhas sempre tem que ligar as duas juntas, se elas estiveram ok, verifica o Rele, ele estando ok, verifica o fusivel em cima da bateria, ok

se a agua no motor nao circula, ventoinha nao aciona, pode ser valvula termostatica travada, mangueira de retorno entupida, ou bomba dágua com rotor quebrado. pra começar verifique esses itens,

nao faça flush nesses motores e em nenhum outro, pior merda que se possa fazer, nao tem muita borra no carro, mas se quiser melhorar isso, compra um oleo 5w40 na especificação VW, bota no carro anda uns dias no porrete, acelerando, sem dó do carro, estica e tal, drena o óleo, tira carter e limpa pescador, pronto
 

pedrinhors

Membro
Voce tá rodando comente com aditivo concentrado?

ventoinha não ligar pode ser várias coisas, verifique se as duas resistencias das duas ventoinhas estão funcionando (2 estagios)

ventoinhas sempre tem que ligar as duas juntas, se elas estiveram ok, verifica o Rele, ele estando ok, verifica o fusivel em cima da bateria, ok

se a agua no motor nao circula, ventoinha nao aciona, pode ser valvula termostatica travada, mangueira de retorno entupida, ou bomba dágua com rotor quebrado. pra começar verifique esses itens,

nao faça flush nesses motores e em nenhum outro, pior merda que se possa fazer, nao tem muita borra no carro, mas se quiser melhorar isso, compra um oleo 5w40 na especificação VW, bota no carro anda uns dias no porrete, acelerando, sem dó do carro, estica e tal, drena o óleo, tira carter e limpa pescador, pronto

No manual diz pra misturar 40% de aditivo no mínimo na água, correto? Esse aditivo diz pra usar puro. Usei a recomendação do aditivo e da STP.

Vou verificar amanhã as resistências.
Bomba d'água foi trocada a pouco pelo antigo dono, a válvula termostática não tem histórico de troca nas notas. Mangueira de retorno, não sei... vou verificar a relé e fusíveis.

Obrigado pela informação do flush. No caso o óleo específico seria 5w30 certo? Colocar o 5w40 e andar meio no cacete?
 

ABoehringer

Membro
proporção de mistura do aditivo está correta,

sobre o óleo: carro saiu de fabrica com 5w40 depois começou a ser fabricado o 5w30, pode usar os dois, porem usaria o 5w40, exato, coloca ele e desce o porrete no carro, dai o óleo quente circula pelo motor todo e acaba limpando, se uma vez nao ficar bom, pode repetir o processo
 

pedrinhors

Membro
Estou usando Podium nele, daí da mais segurança de dar os paus. Primeira média desses 140km foi 7,12 km/L, andando só de boa.

Vou verificar a questão do arrefecimento e se o dono da revenda vai assumir, e depois faço o processo do óleo. Rodar uns 2-3 mil km no "pau" e aí drenar você acha?
 

ABoehringer

Membro
Estou usando Podium nele, daí da mais segurança de dar os paus. Primeira média desses 140km foi 7,12 km/L, andando só de boa.

Vou verificar a questão do arrefecimento e se o dono da revenda vai assumir, e depois faço o processo do óleo. Rodar uns 2-3 mil km no "pau" e aí drenar você acha?

nao precisa andar tantos km, anda uma semana só

teu carro ta esquentando? ainda nao entendi certo o que ta acontecendo, sempre mexe em arrefecimento com o carro frio, nunca quente
 

pedrinhors

Membro
Quantos aos km, ok, obrigado.

Sim, eu parei no posto para abastecer e revisar nível do óleo e água. A água estava no nível mas com a coloração bem fraca rosa, o que indicava aditivo misturado mas muito mais água.

Ao abrir a tampa é natural dar aquela subida e borbulhada, mas estava muito quente. Demoramos uns 5 minutos até conseguir abrir a tampa mesmo. A temperatura do painel não sobe, mas na frente fica muito quente (cheira a motor quente) e a ventoinha mesmo parado por bastante tempo não liga, por isso estou preocupado.
 

ABoehringer

Membro
Monitora a temperatura com o cabo VAG, no pode passar de 100, no climatronic voce tbm consegue verificar a temperatura certa, função 49C
 

pedrinhors

Membro
Cabo VAG eu consigo comprar um e usar com o celular android?

Como monitora a temperatura nessa função, pode explicar melhor? É pelo pc de bordo?
 

ABoehringer

Membro
Cabo VAG eu consigo comprar um e usar com o celular android?

Como monitora a temperatura nessa função, pode explicar melhor? É pelo pc de bordo?

Cabo vag tem que usar com computador/notebook


Nesse vídeo explica como acessar as funções no climatronic


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

pedrinhors

Membro
Certo
Cabo vag tem que usar com computador/notebook


Nesse vídeo explica como acessar as funções no climatronic


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Certo, consegui acessar. Nem sabia dessas funções.

Levei em um mecânico e ele colocou o scanner. Ao atingir 94 graus no scanner as ventoinhas ligavam e retornava para 93.

No climtronic dentro da cidade marca 95-96 graus, chegando até 101 graus. É normal? Qdo parei com 101 graus no mercado, desci para olhar a ventoinha não acionou após o carro desligado. Liguei a chave e esperei, tb não acionou.

Normal isso?
 

pedrinhors

Membro
Sim, como falei a cima no mecânico com scanner elas ligaram normalmente.

No scanner dele marcava 94 e elas acionaram, testamos por 3 a 4 vezes.

No climtronic é normal chegar a quanto? 105, sem precisar me preocupar?

Sim, tá normal.

Já testou as ventoinhas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

ABoehringer

Membro
Sim, como falei a cima no mecânico com scanner elas ligaram normalmente.

No scanner dele marcava 94 e elas acionaram, testamos por 3 a 4 vezes.

No climtronic é normal chegar a quanto? 105, sem precisar me preocupar?

Sim, tá normal.

Já testou as ventoinhas?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

105 é meio demais já , o ideal não é passar de 100 pois do climatronic pro scanner da uns 5graus de diferença, tem que ficar esperto


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

pedrinhors

Membro
Certo, vou observar mais na cidade e ir pra estrada.

O climtronic marca 5 a mais? Se tiver 100 está a 95? Ou ao contrário?
 

pedrinhors

Membro
Fiz os testes, segue:

Cidade:
Ar desligado - 95-96 graus, picos de 101 e em 102 graus aciona a ventoinha
Ar ligado - 95-97 mais constante (talvez por que as duas ventoinhas ficam ligadas direto)

Rodovia:
Ar desligado - 92-94
Ar ligado - Praticamente igual
Em desaceleração ou sem acelerar, 89 graus.

Acho que está tudo ok.
 

ABoehringer

Membro
Fiz os testes, segue:

Cidade:
Ar desligado - 95-96 graus, picos de 101 e em 102 graus aciona a ventoinha
Ar ligado - 95-97 mais constante (talvez por que as duas ventoinhas ficam ligadas direto)

Rodovia:
Ar desligado - 92-94
Ar ligado - Praticamente igual
Em desaceleração ou sem acelerar, 89 graus.

Acho que está tudo ok.


Aparentemente tudo ok, talvez ha uma variação minima de carro para carro
 

pedrinhors

Membro
Pessoal, boa noite tudo bem?
O carro está rodando bem, as medições de temperatura estão normais.

Criei um outro tópico em relação ao consumo, estou fazendo:
Cidade: 5,5 km/l (média velocidade 15km/h)
Cidade+estrada (50/50%): 7,3km/l (média velocidade 28km/h)

Só cidade ainda não fiz. Acho que deveria fazer no mínimo 6 na cidade, não acha?

Outra coisa, o carro está com aditivo puro (manual diz para misturar até 40% de água, mas sem problema rodar puro pelo que sei). Antes ele cheirava a carro quente quando parava na garagem. Agora ele cheira a aditivo de radiador, mesmo sem ter vazamento. Alguém sabe o motivo?
 
Topo