A3 1.8 asp - "Estouros/Estalos", Fraco, Engasgando (Novo Hamburgo, RS)

mostdope

Novato
Olá,

Como podem ver, ainda sou novo no fórum. Comprei minha audizera em Março desse ano, 147mil km, tive que fazer uns reparos.
Coloquei o ituran, e pronto, até então estava amando. Era uma nave.


De tempos pra cá, começou acontecer uma situação estranha:

Falha, tosse e faz barulho de estouro na retomada, como uma sequência de POU PÓU POU.
Isso mais em marcha baixas.

Ele também engasga em baixa rotação e em altas velocidades (140 km/h começou a puxar o carro pra trás).


Em resumo, o carro ta fraco, não ta respondendo.

Alguém tem alguma ideia?

Comecei a utilizar apenas gasolina aditivada posto ipiranga.

Tô vendo que vou ter que ir pra algum mecânico, se alguém tiver pra indicar aqui na região.
E pedir pra passar um scan dai né?

Mas queria saber se ninguém teve algo parecido, pois muito marcante a situação.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Segue a minha logica, esse negocio de estourar pra min é bobina, o meu tava assim e falhava um cilindro troquei a bobina e zerou, tem que sr BOSCH se for trocar, e troque os cabos de vela também amigo. Por ultimo pode ser a MAF, desligue o conector dela e ande sem pra ver como o carro se comporta

Bobina -> cabo de velas -> MAF
 
Assino embaixo do que o amigo Alberto Lima disse. Pelos sintomas muito provável ser bobina mas compensa desligar a MAF e testar pra ver pois aparecem muitos problemas com ela. Só acrescentaria duas questões aqui: primeiro dar uma verificada no ponto do motor se está ok. Segundo pelo que entendi o motor dele é aspirado (bloco AGN) igual o meu aqui. Nesse caso esse carro não tem bobina por cilindros como no turbo, é um transformador de ignição único que fica ali pros lados do filtro de óleo e a marca original dele é TEMIC. O meu aconteceu algo do tipo tempos atrás, fui parar na concessionária e lá descobriram que um infeliz que mexeu no carro quebrou um dos conectores de cabos de vela dessa bobina e pra não me dizer colou com super bonder e ligou novamente me entregando o carro assim. Sugiro tirar os cabos (um de cada vez pra não correr o risco de trocar eles de lugar) e verificar se não tem trincas, quebras ou outras lesões onde o cabo encaixa.
 

mostdope

Novato
Boa, muito obrigado pelas dicas. Pelo menos agora já chego no mecânico com algumas ideias.
Para seguir esse procedimento, saber se é a bobina, o scan indica?
Sobre o ponto do motor, também tinha pensado nessa possibilidade.

Seguirei as dicas com certeza. Só pra eu me preparar para a facada, quantos temers sai a brincadeira (trocar bobina ou cabo de vela ou maf)?


Obrigado aos dois pela ajuda.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Scan não vai acusar bobina no seu caso. Eu só descobri que era bobina tomando choque mexendo no cabo de vela ali onde é plugado na bobina.
Minha bobina tava com uma pequena rachadura dando fuga de tensão, que pelo visto é comum, pois é a mesma bobina dos polo,fox,golf 1.6. E também da pra ver se há fuga de tensão vc colocando o carro num lugar bem escuro e acelerando manualmente vc percebe nitidamente saindo faisca da bobina rachada, que era no meu caso.

Bobina 240 reais (BOSCH ou Temic, não coloque nenhuma outra marca)
Cabo de velas 200 reais (BOSCH)
Maf (500 reais BOSCH)- mas creio eu bem dificil ser a MAF
 

mostdope

Novato
Galera, desculpa a demora.
Uma semana eu fiquei mexendo no meu carro e achei óleo nas velas. Aconselho quem tá com o problema dar uma olhada também.
As outras duas semanas fiquei de levar no mecânico que me indicaram aqui em Nh (Giocar) mas ele tava cheio. Hoje larguei de manhã, agora de tarde já me ligou falando que tá pronto, era as velas e a válvula termostatica no meu caso.
Amanhã de manhã vou pegar e conferir se ficou show mesmo. Então, para quem tava dando esses problemas (me mandaram mp), tá aí dois itens para verificarem.
 

ALBERTOLIMA

Membro
Se tava com oleo nas velas, ele deve ter trocado a junta da tampa de valvulas correto? porque essa junta é normal zuar e descer oleo pra vela.
 

mostdope

Novato
Pois então Alberto, também pensei nisso. Mas não era muito óleo, era bem pouco. Logo achei que poderia ser que a vela não estivesse queimando direito.
Mas espero que o mecânico tenha averiguado isso. Me indicaram porque ele manja, amanhã vou ter certeza disso.
Atualizo aqui dai.
 

mostdope

Novato
Peguei o carro hoje, tá bombando.
Infelizmente o mecânico disse que não chegou a ver a junta da tampa.
Eu vou inspecionar a fim de evitar problemas futuros.
Aproveitando a troca das velas já vou trocar os cabos também.

Ele mostrou as velas antigas, sem eletrodo nenhum. Valeu pelas dicas!
 
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