A/C PAROU DE FUNCIONAR!!!!

Rafael

Novato
Olá galera!
Estou tendo um :? problema com o meu A/C. As vezes qdo eu o ligo ele para de funcionar (ele não gela, a ventoinha não aciona, mas qdo eu aciono sinto aquela engrenada do A/C), e as vezes ele volta a funcionar sozinho. :eek: :cry:
Levei na oficina de A/C qdo liguei ele estava normal, aí o mec tirou o fusivel que fica no positivo da bateria e parou como antes. Ele disse que deve ser fusivel oxidado com mal contato ai eu o troquei. Mas agora qdo ele parou mesmo tirando, limpando e trocando o fusivel não adiantou.
Ele só volta qdo quer :(

Se alguém tiver alguma dica p me ajudar será sempre bem vinda.
Abraços! Rafael.

House

Fundador do A3Clube
Veja se o problema nao esta no porta fusivel ao inves do fusivel em si.....as vezes ali cria mal contato isso faz com que o plastico derreta impedindo o contato com o novo fusível.

Outra opçao é um problema na central de comando na ventuinha do A/C...procure por J293 aqui no forum.

Rafael

Novato
Heitor disse:
Veja se o problema nao esta no porta fusivel ao inves do fusivel em si.....as vezes ali cria mal contato isso faz com que o plastico derreta impedindo o contato com o novo fusível.

Outra opçao é um problema na central de comando na ventuinha do A/C...procure por J293 aqui no forum.

Bom dia!
É eu acho que deve ser um mal contato mesmo, hoje de manhã qdo liguei o carro eu acionei o A/C e estava funcionando, mas depois que o carro começou a baixar a rotação (aceleração) da "partida frio" a ventoinha parou de girar e de gelar.
E onde fica este porta fusível, por acaso é aquele que fica em cima da bateria? É só abri-lo?
Agora este J293 se for um problema na central do A/C tem concerto ou só trocando? tem como passar scanner na central do A/C?

House

Fundador do A3Clube
Rafael disse:
Heitor disse:

Bom dia!
É eu acho que deve ser um mal contato mesmo, hoje de manhã qdo liguei o carro eu acionei o A/C e estava funcionando, mas depois que o carro começou a baixar a rotação (aceleração) da "partida frio" a ventoinha parou de girar e de gelar.
E onde fica este porta fusível, por acaso é aquele que fica em cima da bateria? É só abri-lo?
Agora este J293 se for um problema na central do A/C tem concerto ou só trocando? tem como passar scanner na central do A/C?

tem scanner do a/c via VAG-Com... o fusivel fica em cima da bateria.

RafaPR

Consultor Técnico
Se as ventoinhas param junto é quase certeza que é o fusível ou a caixa de fusíveis com problema.

Rafael

Novato
Olá gente! é o seguinte hoje eu abri o porta fusível e estava OK, depois abri o modulo do A/C olhando vi que os relês estavam com os contados carbonizados, ai eu dei uma lixada até brilhar, passei limpa-contado em todos os conectores, e botei o módulo aberto (sem a capa) para testar.
Liguei o carro e o ar e nada, fiquei observando se o relê estava trabalhando ao ligar o ar, mas eles não estavam trabalhando (batendo chave). Ai comecei a testar ligando os relês manualmente (no primeiro relê qdo acionado a ventoinha começava a funcionar, mas não gelava, no segundo relê não dava em nada, os dois juntos so funcionava a ventoinha). Agora o interessante é que os relês não estão nem sendo acionados.
Fui numa oficina de A/R e o mec trocou o solenoide do gas e a ventoinha começou a funcionar, mas não gelava, ai ele mexeu no modulo e também não achou nada.

:? Disse ele que pode ser a injeção que está cortando o A/R, por problemas em algum sensor, sensor de temp (leitura de super aquecimento), TBI sujo , que causa algum erro fazendo com que a injeção desligue o ar.
Agora eu não sei se procede isso :?: :?: :?:
Bom eu vou passar o scanner p tirar a duvida e ver no que dá.

Rafael

Novato
Encontrei o problema, era aquele solenóide ou sensor do gas que fica no canto de frente p correia dentada.
Na primeira vez que testei ontem ele só fazia a ventoinha funcionar sem gelar, ai fuçando acabei vendo que tinha um conector solto que era do compressor liguei ele, fui de novo para fazer o teste com o sensor do gas e ficou zero, ventoinha funcionando e ar gelando.
Só que eu não comprei o sensor pq queriam me cobrar R$260,00, dizendo ele que o preço na autorizada é de R$400,00.
Vou pegar a numeração e pesquisar...
Abraço!!!

A3Branco

A3 Maníaco
cara... parece brincadeira...
Desmontei o painel na esperança de limpar o sistema de ar... o bixinho nao gela entre meio dia e a 3 da tarde... (aqui quase 40graus nesta hora) e achava q era sujeira no sistema
Outro motivador para desmontar foi pq tanto desembaçador quanto o pisca havia parado (tanto as setas quanto o alerta). Descobrimos que o desemb e o pisca havia apenas desencaixado o plug (não sabemos como). Fácil de resolver.

Mas o mais impressionante foi aquele sensor de temperatura do A/C. Caras, ele havia sumido de tanta sujeira, poeira de 10 anos (o a3zão é ano 2000). Considerando que o dono anterior era um porcalhão, não foi dificil de acreditar.
Após aquela limpeza cuidadosa com cotonete molhado, tive uma surpresa: o ar gelou muuuiiitttoo mais. Inclusive não sabia que ele ficava alterando a velocidade do ventilador automaticamente. Acho que nem vamos mais abrir o sistema de ar. Amanhã depois do horário de pico do sol, vou ver se melhorou mesmo e informo os resultados.

Abcs