wellington f.cruz
Membro
salve galera.
sabem me explicar como e o esquema de funcionamento das ventoinhas do A3? as 2, grande e pequena tem 2 estagios?
e o sequinte:
meu carro nao liga o 1 estagio. monitoro a temp no climatronic ''opçao 49'' somente quando passa dos 102ºc ele arma as 2 ventoinhas juntas. pelo que andei lendo era para armar a grande em baixa rotaçao depois dos 92º, ja a pequena e exclusiva do ar condicionado e tambem entra em funcionamento auxiliando a grande quando a temperatura passa dos limites, igual como esta acontecendo. essa ventoinha pequena tb tem 2 estagios?
e com isso o ar condicionado nao gela. ligo ele, arma o compressor (acontece aquela queda na rotaçao, mas nao com a mesma força de quando estava funcionado) o ar nao gela. e nenhuma das ventoinhas entra em funcionamento quando o ar e ligado. somente se a temp passar dos 102º.
também ja experimentei ligar o ar assim que as ventoinhas armam para ver o que acontece. fica da mesma forma ele nao gela, a temp abaixa pra 97ou 98º e desliga as ventoinhas.
aconteceu um vazamento de agua semana passada, uma trinca naquela flange que vai o sensor de temperatura, a agua estava abaixando o nivel, procurava vazamento e nao achava, ia completando, e rodando e observando. sabado fui sair com ele, assim que dei partida apito o CB e mostrou o sinal de agua em nivel baixo. realmente dessa vez abaixou bem o nivel. completei e sai, era perto o lugar. ja estava dando pra a região do vazamento, estava pingando agua. era a noite quando estava voltando pra casa liguei o ar para desembaçar os vidros e pra surpresa ele nao gelou. como nao tinha usado o ar dias atrás fiquei sem saber se ele tinha parado antes ou foi nesse dia.
para minha surpresa no domingo, sai de manha e o ar resolveu gelar, funcionou bacana. chequei em casa, quando fui sair a tarde, liguei o ar. funcionou de boa, logo depois ele parou de gelar novamente. isso me leva a crer que o problema e elétrico, mal contato, algum relé ou sensor falhando,etc.
acredito que os 2 problemas estejam relacionados. talvez ja vinha acontecendo da ventoinha nao armar no 1 estagio, por isso a flange abriu o bico.
foi pesquisado sobre esse defeito do ar que descobri o problema que esta acontecendo nas ventoinhas.
* ja conferi os fusíveis, tudo certo o que fica em cima da bateria e o que fica dentro do carro. nada queimado, derretido. passando tensao corretamente. conferi tudo no multímetro.
* deu um pouco de ar no sistema de arrefecimento no reparo da flange, mas acredito ja ter saído tudo.
defeito no cebolao pode pode impedir o ar de gelar? sei que nao liga a ventoinha no 1 estagio como esta acontecendo, no final de semana vou conferir o plug e testar ele.
no final de semana vou conferir tb um rele do ar que fica debaixo do volante, plug do modulo de reles.
os plugs das ventoinhas tem 3 terminais, um e GND e os outros 2 sao positivos, um do 1 e outro do 2 estagio?
ouvi falar tb de uma resistência de baixa da ventoinha, no a3 fica parafusado na caixa de ventilaçao, dentro do carro. e comum ela dá problema? tem 3 terminais tb, como e o esquema de teste dela?
vou verificar tudo que posso, se nao tiver sucesso. vou levar o carro a um auto elétrico. estou torcendo pra nao ser o maldito modulo de reles que deu pau.
valeu galera.
sabem me explicar como e o esquema de funcionamento das ventoinhas do A3? as 2, grande e pequena tem 2 estagios?
e o sequinte:
meu carro nao liga o 1 estagio. monitoro a temp no climatronic ''opçao 49'' somente quando passa dos 102ºc ele arma as 2 ventoinhas juntas. pelo que andei lendo era para armar a grande em baixa rotaçao depois dos 92º, ja a pequena e exclusiva do ar condicionado e tambem entra em funcionamento auxiliando a grande quando a temperatura passa dos limites, igual como esta acontecendo. essa ventoinha pequena tb tem 2 estagios?
e com isso o ar condicionado nao gela. ligo ele, arma o compressor (acontece aquela queda na rotaçao, mas nao com a mesma força de quando estava funcionado) o ar nao gela. e nenhuma das ventoinhas entra em funcionamento quando o ar e ligado. somente se a temp passar dos 102º.
também ja experimentei ligar o ar assim que as ventoinhas armam para ver o que acontece. fica da mesma forma ele nao gela, a temp abaixa pra 97ou 98º e desliga as ventoinhas.
aconteceu um vazamento de agua semana passada, uma trinca naquela flange que vai o sensor de temperatura, a agua estava abaixando o nivel, procurava vazamento e nao achava, ia completando, e rodando e observando. sabado fui sair com ele, assim que dei partida apito o CB e mostrou o sinal de agua em nivel baixo. realmente dessa vez abaixou bem o nivel. completei e sai, era perto o lugar. ja estava dando pra a região do vazamento, estava pingando agua. era a noite quando estava voltando pra casa liguei o ar para desembaçar os vidros e pra surpresa ele nao gelou. como nao tinha usado o ar dias atrás fiquei sem saber se ele tinha parado antes ou foi nesse dia.
para minha surpresa no domingo, sai de manha e o ar resolveu gelar, funcionou bacana. chequei em casa, quando fui sair a tarde, liguei o ar. funcionou de boa, logo depois ele parou de gelar novamente. isso me leva a crer que o problema e elétrico, mal contato, algum relé ou sensor falhando,etc.
acredito que os 2 problemas estejam relacionados. talvez ja vinha acontecendo da ventoinha nao armar no 1 estagio, por isso a flange abriu o bico.
foi pesquisado sobre esse defeito do ar que descobri o problema que esta acontecendo nas ventoinhas.
* ja conferi os fusíveis, tudo certo o que fica em cima da bateria e o que fica dentro do carro. nada queimado, derretido. passando tensao corretamente. conferi tudo no multímetro.
* deu um pouco de ar no sistema de arrefecimento no reparo da flange, mas acredito ja ter saído tudo.
defeito no cebolao pode pode impedir o ar de gelar? sei que nao liga a ventoinha no 1 estagio como esta acontecendo, no final de semana vou conferir o plug e testar ele.
no final de semana vou conferir tb um rele do ar que fica debaixo do volante, plug do modulo de reles.
os plugs das ventoinhas tem 3 terminais, um e GND e os outros 2 sao positivos, um do 1 e outro do 2 estagio?
ouvi falar tb de uma resistência de baixa da ventoinha, no a3 fica parafusado na caixa de ventilaçao, dentro do carro. e comum ela dá problema? tem 3 terminais tb, como e o esquema de teste dela?
vou verificar tudo que posso, se nao tiver sucesso. vou levar o carro a um auto elétrico. estou torcendo pra nao ser o maldito modulo de reles que deu pau.
valeu galera.