Índice de problemas e serviços do seu Audi

jvictormp

Membro
Galera, estive pensando sobre os diversos problemas que enfrentamos com nossos valentes carros, e que muitas vezes todos nós passamos por problemas semelhantes, mas nem sempre conseguimos nos comunicar um com o outro sobre esses problemas e resolvê-los mais facilmente.

Então tive a ideia de fazer um topico onde a gente escreve rapidamente que tipo de problema teve e qual serviço foi feito no carro pra repará-lo.

Seria no estilo abaixo:

========================================================================================
Carro: Audi A3 SPB 2.0TFSI Mecânico
Ano/Modelo: 2007/2008
Km no momento do problema: 77.000km
Data do problema: 07/2012

Problema: Estalos na suspensão dianteira
Descrição do problema:
Ocorrem estalos toda vez que forço o eixo dianteiro, seja numa arrancada brusca ou numa frenagem brusca, e também quando esterço o volante em baixissima velocidade (velocidade de estacionamento)

Comentários adicionais:
Primeiramente o mecânico suspeitou que fossem os coxins e rolamentos de amortecedores dianteiros. Foram trocados por peças novas, da Bilstein, no valor total de R$550,00, mas o problema não foi resolvido.

Ao desmontar tudo e deixar somente o amortecedor ligado à roda, com o carro suspenso, ao girar o eixo, escutava-se uma série de estalos. Depois de muito investigar, percebemos a haste do amortecedor frouxa, cuja folga mantinha a haste estalando.

Solução: Troca dos amortecedores dianteiros

Comentários adicionais:
Optei por trocar também os batentes do amortecedor e pivôs dianteiros, e também os amortecedores traseiros que estavam estourados. Todas as peças OEM, importadas, no valor total de R$4.200,00

Valor da mão-de-obra total: R$800,00
Troca dos coxins e rolamentos primeiro: R$300,00
Troca dos amortecedores e afins: R$500,00

Fotos:
OPCIONAL

========================================================================================

Daí conforme os amigos forem descrevendo seus problemas, eu vou colocando aqui no primeiro post, pra ficar mais facil de visualizar.
A ideia é montar uma estrutura de texto bem facil de se ler, de forma que fique facil também de achar o problema semelhante ao seu.
Sugestões enriquecerão o tópico.

IMPORTANTE
Existe um tópico já criado pelo moderador AlissonA3T que reúne uma base de dados sobre peças e suas respectivas funções, a fim de facilitar o entendimento dos usuários sobre as peças de seu carro.
A proposta DESTE tópico não é reunir base de dados sobre peças, e sim sobre problemas.
Por exemplo: um usuário percebe que seu ar-condicionado não está gelando. Ele vem aqui neste tópico, e encontra um relato de outro usuário que já passou por isso e resolveu o problema trocando a válvula de gás refrigerante. Depois disso, o usuário vai ao tópico do AlissonA3T e procura informações sobre a peça em questão (válvula de gás refrigerante), e parte para solucionar o seu problema.
Sendo assim, ambos os tópicos podem permanecer em funcionamento, sendo que um complementa a função do outro.

Cfacioli

Membros VIP
Eu acho bacana, mas o pessoal tinha que se educar e usar ESTE tópico só pra postar os problemas e as soluçoes, sem respostas, questionamentos e tal.

Se for o caso, o camarada pode abrir um tópico específico pedindo ajuda e trocar idéia por lá, e dps vir nesse tópico e fazer na estrutura proposta.

jvictormp

Membro
Eu acho bacana, mas o pessoal tinha que se educar e usar ESTE tópico só pra postar os problemas e as soluçoes, sem respostas, questionamentos e tal.

Se for o caso, o camarada pode abrir um tópico específico pedindo ajuda e trocar idéia por lá, e dps vir nesse tópico e fazer na estrutura proposta.

Essa é a ideia, Cfacioli.

O cara abre um topico pedindo ajuda, e depois de resolvido, ele vem aqui e posta nessa estrutura. Dessa forma, a gente vai armazenando os mais diversos problemas, e quando alguem tiver o mesmo problema do usuario anterior, ele vem aqui primeiro e ja encontra a soluçao pro problema.

Jordaum

Aro 99
Acho mais fácil um moderador criar um tópico com os índices dos tópicos onde estão a solução do problema, ex:

Tópico: Problemas típicos A3 8L

- Display do computador de bordo - (link para o tópico sobre o assunto)
- Bobinas - Carro falhando - (link para o tópico sobre o assunto)
- Problemas no cambio 01M - (link para o tópico sobre o assunto)
Etc...

Assim facilitaria muito a busca por assuntos repetitivos, como aqueles de subir o vidro com 1 toque, se dar pra colocar dvd no som 1 din, etc. etc. (todos estes que toda hora tem um tópico repetido).

Ahh, um índice para os DIY também seria bom, assim como tem no AudiPT.

[]s,

jvictormp

Membro
Acho mais fácil um moderador criar um tópico com os índices dos tópicos onde estão a solução do problema, ex:

Tópico: Problemas típicos A3 8L

- Display do computador de bordo - (link para o tópico sobre o assunto)
- Bobinas - Carro falhando - (link para o tópico sobre o assunto)
- Problemas no cambio 01M - (link para o tópico sobre o assunto)
Etc...

Assim facilitaria muito a busca por assuntos repetitivos, como aqueles de subir o vidro com 1 toque, se dar pra colocar dvd no som 1 din, etc. etc. (todos estes que toda hora tem um tópico repetido).

Ahh, um índice para os DIY também seria bom, assim como tem no AudiPT.

[]s,

Jordaum, a idéia é proporcionar ao usuário uma fácil busca por problemas comuns ao seu. No caso, ele vem aqui e encontra um relato de alguém que já passou por esse problema, sem precisar ficar procurando pelos diversos tópicos já criados há muito tempo atrás no forum.
Havendo necessidade de maiores informações, ele se dirige, em mensagem particular, diretamente ao usuário que relatou o problema.

Aqui não há nenhuma dificuldade. Todos podem relatar seus problemas e soluções aqui, e eu vou copiando e colando lá em cima no primeiro post.

Jordaum

Aro 99
O primeiro post tem limite, não pra colocar tudo nele, por isso falo que útil seria só o index, os problemas e soluções podem ficar nos seus respectivos tópico.

Alias, se centralizar vários problemas em um mesmo tópico vai perder a funcionalidade da busca do forum, pois ele relatará tudo no mesmo post, com centenas de página, (até que ele mostra em qual página do post esta determinado assunto, mas vai ter que ler muita coisa). Qual a facilidade que tem nisso?

[]s,